Emirados Árabes sediam Mundial de Clubes em 2009 e 2010

Os Emirados Árabes receberão o Mundial de Clubes em 2009 e 2010. Em reunião realizada pelo comitê executivo da Fifa nesta terça-feira em Sydney, a entidade anunciou a escolha final. Japão, atual sede do torneio, e Austrália também estavam no páreo.
Os japoneses receberão novamente a competição em 2011 e 2012. “Queríamos levar o Mundial de Clubes a outros países. Jogar nos Emirados Árabes será benéfico do ponto de vista do marketing. O investimento de US$ 5 milhões no desenvolvimento dos gramados ajudou”, afirmou Joseph Blatter.
Após a adoção do formato atual de disputa do Mundial de Clubes, em 2005, o Japão havia sediado todas as edições do torneio. A Austrália, com esperanças de usar a competição como forma de fortalecer sua candidatura à sede da Copa do Mundo-2018, teve seus planos frustrados.
“A Austrália apresentou uma proposta excelente, mas uma das razões pelas quais não a consideramos foi a questão do fuso horário, mas posso assegurar que, quando a candidatura ao Mundial-2018 for lançada, as distâncias não serão levadas em conta”, disse o presidente da Fifa.
Blatter ainda deixou as portas abertas para que países europeus se candidatem a receber o Mundial de Clubes. “Embora o futebol de clubes já tenha se consolidado na Europa, não descarto a possibilidade de o continente sediar a competição em algum momento”, explicou.
A Fifa também definiu as sedes de outras de suas competições. O Mundial Feminino Sub-17 será realizado em Trinidad e Tobago (2010), enquanto o México receberá o Mundial Sub-17 (2011). A Colômbia será o palco do Mundial Sub-20 (2011).