Em conflito com o técnico, Andrés Iniesta se despede do Vissel Kobe: “Quero continuar jogando”
Aos 39 anos, Iniesta planejava se aposentar no Vissel Kobe, mas desentendimento com o técnico fez com que o jogador quisesse sair do clube e procurar onde pudesse jogar

Os últimos passos da carreira como jogador de Andrés Iniesta não serão no Vissel Kobe. Aos 39 anos, o meio-campista anunciou a despedida do clube japonês nesta quinta-feira, depois de desentendimento com o técnico da equipe e jogando pouco. A ideia do lendário jogador do Barcelona é jogar e se aposentar assim, jogando. A questão é: para onde vai o meia?
“Primeiro, eu quero terminar meu tempo aqui apropriadamente e então ver quais opções estão disponíveis para mim”, afirmou o jogador aos repórteres, entre lágrimas, na coletiva de imprensa. “Eu quero continuar jogando e então me aposentar enquanto estou ainda ativo. É difícil para mim fazer isso aqui, então eu quero encontrar um lugar onde eu posso eventualmente me aposentar”.
Iniesta chegou ao Japão em 2018, após a Copa do Mundo. Se tornou uma das grandes estrelas da liga japonesa atuando pelo Vissel Kobe e ajudou o clube a conquistar o seu primeiro grande título, a Copa do Imperador no ano novo de 2020 – a Copa do Imperador é usualmente disputada no dia 1º de janeiro.
Na última temporada, o Vissel Kobe entrou em uma briga contra o rebaixamento, demitiu diversos treinadores e acabou terminando em 13º lugar – em uma liga que tem 18 clubes. O técnico Takayuki Yoshida, que está no clube desde junho de 2022. Desde a chegada do novo treinador, o meia tem atuado menos.
Em 14 rodadas da temporada 2023 da J1 League, Iniesta só jogou em três jogos, todos eles vindo do banco. Em quatro jogos, esteve no banco e sequer foi a campo. Em outros seis, não foi nem relacionado. Na Copa da Liga Japonesa, foram cinco jogos, sendo que o meia só atuou em dois, vindo do banco. Com isso, são apenas cinco jogos neste ano de 2023 e, em minutos, é ainda menos: são 85 minutos no total.
Iniesta disse que decidir deixar o Vissel Kobe “foi uma das decisões mais difíceis da minha carreira”. “Eu sempre pensei que me aposentaria aqui, mas as coisas não aconteceram como eu gostaria”, disse o meio-campista. “Pelos próximos meses, eu treinei duro com a intenção de contribuir com o time, mas eu comecei a sentir que o técnico tem prioridades diferentes”.
“Lamentamos anunciar a saída de Andrés Iniesta do nosso clube. Por cinco anos desde a sua chegada, expressamos nossa sincera gratidão a Iniesta, que fez contribuições significativas para o Vissel Kobe”, diz comunicado do clube.
No total, foram 133 jogos pelo Vissel Kobe, e3m uma história que agora terminará no dia 6 de junho, em amistoso que o clube fará com o Barcelona, no Estádio Nacional de Tóquio. Ele não deve mais jogar pela J1 League. A dúvida agora é: para onde vai Iniesta? O clube da sua cidade natal, Albacete, está na segunda divisão, lutando pelo acesso nesta reta final de temporada. Seria a chance de voltar à sua cidade e atuar no clube, já que ele foi para a base do Barcelona muito cedo? Deve ser a última chance disso acontecer.