Ásia/Oceania

De olho nos chineses

A fase de grupos da Liga dos Campeões da Ásia chega ao fim do primeiro turno nesse meio de semana, com mais 16 confrontos, oito nesta terça-feira e outros oito na quarta. Com vários confrontos, a atração principal está no lado oriental da disputa, nos confrontos entre China e Coreia do Sul.

A tabela reservou para esta rodada jogos entre os quatro representantes de cada um dos países. O jogo mais aguardado é justamente o primeiro da rodada, na manhã desta terça-feira, quando o Seongnam Ilhwa Chunma recebe o surpreendente Beijing Guoan. As duas equipes dividem a liderança do grupo E, com 6 pontos ganhos e, como se não bastasse, o time da capital chinesa vem de uma vitória histórica diante do Kawasaki Frontale por 3 a 1, em Kawasaki, pela segunda rodada da competição continental.

O Beijing Guoan é o atual campeão chinês e faz sua terceira participação na Liga dos Campeões, sem nunca ter conseguido passar da fase de grupos. Em 2008, foi segundo colocado num grupo com Kashima Antlers, do Japão (que se qualificou); Krung Thai Bank, da Tailândia; e Nam Dinh, do Vietnã. Apenas o campeão de cada grupo passava para a próxima fase. No ano passado, com duas vagas em disputa, o Beijing Guoan foi o lanterna disputando com Nagoya Grampus, do Japão; Newcastle Jets, da Austrália; e Ulsan Hyundai Horang-i, da Coreia do Sul.

Este ano, porém, a Guarda Imperial – como é conhecido o time na China – pretende chegar mais longe na disputa. Terá, ainda, dois jogos em casa no returno para tentar sua classificação, o que daria ainda mais impulso ao futebol chinês.

Ainda na terça, outro confronto entre chineses e sul-coreanos reúne Henan Jinye e Suwon Samsung Bluewings, dos brasileiros Juninho, Mota e Reinaldo. O Suwon, única equipe que venceu nos quatro jogos já disputados pelo grupo G, leva o favoritismo, até pelo fato de jogar em casa.

Na quarta-feira acontecem os outros dois confrontos sino-coreanos. Pelo grupo F, Changchun Yatai e Jeonbuk Hyundai Motors se enfrentam em Changchun. As duas equipes disputam diretamente a segunda vaga do grupo – o líder e favorito é o Kashima Antlers. O atual campeão da competição, Pohang Steelers, recebe o Shandong Luneng em Pohang, como favorito, apesar das duas equipes também estarem empatadas na segunda colocação – o líder é o Adelaide United.

Dos demais jogos, chama a atenção o confronto entre Kawasaki Frontale e Melbourne Victory, em Kawasaki, nesta terça-feira. As duas equipes perderam os seus dois jogos na Liga dos Campeões, e pra piorar, vêm de resultados ruins no final de semana em suas ligas nacionais. O Melbourne, jogando em casa, perdeu o título da A-League nos pênaltis para o principal rival, o Sydney FC. O Kawasaki levou 4 a 0 do Yokohama Marinos. Quem perder praticamente dá adeus às chances de classificação para a segunda fase. Um empate é um resultado ruim para as duas equipes.

Do lado ocidental do torneio, destaque para o Al-Gharrafa, campeão da Liga do Catar no último final de semana, que pode abrir cinco pontos de vantagem para o segundo colocado do grupo A caso vença o Esteghlal, do Irã, fora de casa. Também como favorito, o Bunyodkor, do Uzbequistão, vai ao Irã enfrentar o Zob Ahan. O time de Felipão, Rivaldo e Denilson busca sua terceira vitória no torneio.

Depois desta rodada, onde ainda não teremos nenhuma equipe matematicamente classificada, já dá pra ter um raio-x melhor da Liga dos Campeões. Os times chineses parecem estar mesmo procurando o caminho para diminuir a distância dos rivais do continente. Uma boa campanha na Liga dos Campeões pode ser o primeiro passo para atrair mais jogadores estrangeiros e aumentar o nível da liga chinesa.

Confira os jogos da 3ª rodada da Liga dos Campeões da Ásia:

Terça, 23/março
7h – Seongnam Ilhwa Chunma x Beijing Guoan
7h – Kawasaki Frontale x Melbourne Victory
8h30 – Singapore Armed Forces x Gamba Osaka
9h – Pakhtakor x Sepahan
9h – Henan Jianye x Suwon Samsung Bluewings
10h – Esteghlal x Al-Gharafa
12h30 – Al-Ain x Al-Shabab (Arábia Saudita)
14h30 – Al-Ahli (Arábia Saudita) x Al-Jazira

Quarta, 24/março
3h30 – Changchun Yatai x Jeonbuk Hyundai Motors
6h – Adelaide United x Sanfrecce Hiroshima
7h – Kashima Antlers x Persipura Jayapura
7h30 – Pohang Steelers x Shandong Luneng
10h30 – Zob Ahan x Bunyodkor
12h10 – Al-Sadd x Mes Kerman
12h30 – Al-Wahda x Al-Ittihad
14h30 – Al-Hilal x Al-Ahli (Emirados Árabes)

Austrália e Catar têm seus campeões

Sydney FC e Al-Gharrafa foram os campeões da A-League e da Qatari Stars League, respectivamente. O Al-Gharrafa conquistou o título com uma rodada de antecipação, ao golear o Al-Sadd, na sexta-feira, por 4 a 1, ficando com o tricampeonato do Catar. O time fez um alto investimento na contratação de Juninho Pernambucano e o meia, capitão da equipe, acabou sendo decisivo na conquista, bem como o atacante Araújo e o técnico Caio Júnior.

Na Austrália, Melbourne Victory e Sydney FC disputaram a final da A-League diante de quase 45 mil torcedores que lotaram o Etihad Stadium, em Melbourne. No tempo normal, Mark Bridge fez 1 a 0 para o Sydney aos 18 minutos do segundo tempo. Aos 36, Adrian Leijer empatou para os donos da casa.

Com o empate no tempo normal – e o 0 a 0 na prorrogação – a decisão foi para os pênaltis. O Sydney FC converteu quatro de suas cinco cobranças vencendo por 4 a 2 e ficando com o segundo título em cinco edições da A-League.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo