Ásia/Oceania

De forma provisória, Fifa suspende castigo ao Iraque

Nesta quinta-feira, a Fifa decidiu suspender de forma temporária a punição imposta à federação iraquiana (IFA). A entidade autorizou a seleção, atual campeã asiática, a entrar em campo no domingo para enfrentar a Austrália, pelas Eliminatórias da Copa-2010.

Na segunda-feira, a Fifa havia suspendido o Iraque da disputa de competições internacionais. O governo do país dissolveu o comitê olímpico nacional e as federações esportivas, mas deu garantias por escrito à Fifa de que não faria o mesmo com a IFA.

A Fifa recebeu uma carta nesta quarta-feira na qual o secretário geral do conselho de ministros do Iraque se comprometeu a restabelecer a ordem estatutária da federação e sua legitimidade.

Mesmo com as garantias recebidas, a Fifa segue desconfiada dos planos do governo iraquiano para o controle das federações esportivas do país. Por isso, convidou dirigentes da confederação asiática e da IFA para discutir o assunto. “A carta que recebemos é um passo positivo, mas não esclarece completamente as preocupações da Fifa sobre a vontade governamental de controlar as federações e a o comitê olímpico”, indicou a entidade em comunicado oficial.

Ali al-Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano, comentou a medida da Fifa. “Falta legitimidade ao comitê olímpico, mas a IFA foi excluída da decisão do gabinete. Haverá eleições daqui a três meses para a composição da nova diretoria do comitê, mas a federação de futebol continua seu trabalho normalmente”, afirmou.

Caso a partida deste domingo fosse cancelada, a Austrália estimaria um prejuízo em torno de US$ 2,9 milhões com vendas de ingressos e patrocínio.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo