Ásia/Oceania

Conforme o figurino

Nessa semana, a seleção australiana foi convocada pela primeira vez sob o comando do novo técnico, o holandês Pim Verbeek. Como era de se esperar – e também a única alternativa – foram convocados 22 jogadores que atuam no próprio país para um período de testes em Sydney. Os treinamentos, marcados para os dias 7 e 8 de janeiro, serão a primeira oportunidade para Verbeek ter um contato com os jogadores locais e prepará-los para a estréia dos Socceroos nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo 2010, contra o Catar, dia 6 de fevereiro, em Melbourne.

O destaque da lista é o atacante John Aloisi, ex-Alavés, da Espanha, atualmente no Central Coast Mariners. O artilheiro da A-League com nove gols, Joel Griffiths, também foi convocado e não deve sair caso os jogadores que atuam na Europa, como Lucas Neil, Bret Emerton, Tim Cahill e Harry Kewell sejam liberados pelos seus clubes. O mesmo vale para o lateral Jade North, o meia Simon Colosimo e para o goleador Archie Thompson, frequentemente convocados para amistosos e competições oficiais.

Devido à boa campanha de seus times na A-League, os meias John Hutchinson e Tom Pondeljak, do Central Coast, e Matt McKay, do líder Queensland Roar, foram lembrados. Assim como grande parte da defesa do Newcastle Jets, quarto colocado. A maior surpresa ficou por conta da presença do zagueiro Rodrigo Vargas, do Melbourne Victory. Mark Milligan, zagueiro que foi à Copa do Mundo de 2006, não foi convocado porque foi chamado pela seleção sub-23, que se prepara para os Jogos Olímpicos desse ano.

Veja a lista completa dos 22 jogadores convocados para a seleção australiana para um período de testes em Sydney, nos dias 7 e 8 de janeiro:

Goleiros: Ante Covic (Newcastle Jets) e Clint Bolton (Sydney FC)
Laterais: Andrew Durante (Newcastle Jets), Jamie Coyne (Perth Glory) e Matt Thompson (Newcastle Jets)
Zagueiros: Adam Griffiths (Newcastle Jets), Alex Wilkinson (Central Coast Mariners), Jade North (Newcastle Jets) e Rodrigo Vargas (Melbourne Victory)
Meias: Kevin Muscat (Melbourne Victory), John Hutchinson (Central Coast Mariners), Lucas Pantelis (Adelaide United), Matt McKay (Queensland Roar), Simon Colosimo (Perth Glory), Steve Corica (Sydney FC), Tom Pondeljak (Central Coast Mariners), Travis Dodd (Adelaide United) e Ufuk Talay (Sydney FC)
Atacantes: Alex Brosque (Sydney FC), Archie Thompson (Melbourne Victory), Joel Griffiths (Newcastle Jets) e John Aloisi (Central Coast Mariners)

Dez Giraldi: mais um com problemas cardíacos

Depois do susto com a morte do meia escocês Phil O'Donnell, de 35 anos, do Motherwell, no último sábado, agora é o Adelaide United, ex-time de Romário na Austrália, sofrer com o mesmo problema: foi diagnosticado um problema cardíaco no centroavante Dez Giraldi, de apenas 21 anos, que já jogou no Empoli, da Itália, em duas temporadas.

Ele estava na casa de amigos em pleno 'Boxing Day' – dia após o Natal comemorado em colônias britânicas – quando do nada, segundo ele, imaginou estar tendo um ataque cardíaco. Logo após, o jogador se sentiu adormecido, o coração começou a bater rapidamente e a falta de ar apareceu. Dias depois veio a confirmação do problema no coração.

Temendo o pior, o técnico do Adelaide, Aurelio Vidmar, já colocou Giraldi na lista de lesionados – como na NBA, liga norte-americana de basquete, por exemplo – por um longo período sem pensar duas vezes. O jogador está realizando várias baterias de testes cardíacos para saber se tem condições de ainda jogar nessa temporada. Segundo Giraldi, não há nenhum caso na sua família com o problema semelhante, pelo menos até aonde ele sabe.

A notícia do problema do atacante foi recebida com muito lamento pela comissão técnica da Adelaide, primeiro pela saúde do jogador, depois por se tratar de mais uma 'lesão' no time. Pouco antes do caso de Giraldi, Aurelio Vidmar anunciou que o meia-atacante Kristian Sarkies está de fora por toda a temporada, depois que um coágulo de sangue foi detectado no braço esquerdo do jogador.

A lista de lesionados ainda incluem o capitão Mike Valkanis (joelho), Paul Agostino (coxa), Nathan Burns (calcanhar), Shaun Ontong (tornozelo), o brasileiro Daniel Beltrame (quadril) e Jason Spagnuolo (joelho). Desses, Valkanis e Ontong estão fora da temporada. Para suprir as lesões, o técnico Vidmar trouxe de volta o meia Fabian Barbiero, do MetroStars, clube local, pelas próximas três partidas e também o jovem defensor Daniel Mullen por apenas um jogo.

CURTAS

– Após o período festivo de final de ano, o New Zealand Football Championship está de volta com a 8ª rodada nesse sábado. Em rodada atrasada da 6ª rodada, devido a participação no Mundial de Clubes, o Waitakere massacrou o Team Wellington, fora de casa, no dia 23, por 5 a 1 e assumiu a vice-liderança. A 8ª rodada tem os seguintes jogos:

Otago x Canterbury
Waitakere x Waikato
Hawke´s Bay x Auckland
Manawatu x Team Wellington

O líder, agora único invicto, segue sendo o Auckland, com 17 pontos. Seguido por Waitakere e Team Wellington, ambos com 16.

– A Fifa divulgou a data do confronto entre Nova Zelândia e Fiji, pelas Eliminatórias da Copa. Será no dia 24 de junho, na Samoa, tudo para não haver mais problemas A partida foi adiada porque o governo neozelandês negou a entrada do goleiro fijiano no país poucos dias antes do jogo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo