Ásia/Oceania

Bola rolando na Terra Santa

O domínio do bicampeão Beitar Jerusalém tem estimulado os ânimos dos outros gigantes do futebol israelense. É nesse clima de ‘todos contra um’ que a temporada 2008/9 da Ligat Ha´Al – Campeonato Israelense de Futebol – começa.

Com a queda de rendimento das potencias de Tel Aviv, o Maccabi Netanya aparece como principal rival do aurinegro de Jerusalém, principalmente trazendo o técnico alemão Lothar Matthaus.

O Maccabi Haifa, tricampeão em 2004/5/6, colocou ponto final na vitoriosa era do treinador Ronny Levy. Apesar do fraco desempenho que culminou no 5º lugar este ano, os ‘Greens’ reformularam algumas peças no elenco e com os dentes cerrados partem para recuperar o trono na Terra Santa.

Abaixo, um ‘preview’ da Liga Israelense, uma das mais técnicas e esteticamente belas do continente.

FAVORITOS

BEITAR JERUSALEM FC (Moadon Kaduregel Beitár Yerushaláyim)

O clube: Bicampeões nacionais, os ‘Leões da Capital’ são o time da massa. Atualmente é o mais rico do país devido a injeção de verba proveniente do bolso suspeito do magnata Arcadi Gaydamak, que comprou o clube em 2005.
Estádio: Teddy (ou ‘Gehinom/inferno’), 22 mil lugares.
Temporada anterior: Campeão
Treinador: Luiz Fernandez, 48 anos, espanhol/francês. Polêmico, retorna ao clube após sair pelas portas do fundo em 2005/6. Tem boa relação com Gaydamak.
Destaque: Michael Zandberg, meia-atacante, 28 anos. Cobiçado por clubes europeus, permanece como ponto de referência no ‘Menorah’.
Principal reforço: Sebastian ‘El loco’ Abreu, atacante, 31 anos. O uruguaio deixa o River Plate, campeão argentino, para substituir o brasileiro Rômulo no comando do ataque dos ‘Leões da Capital’.

MACCABI NETANYA FC (Moadon Kaduregel Maccabi Netanya)

O clube: 74 anos de existência onde as décadas de 1970 e 1980 foram as mais gloriosas. Os ‘Diamantes’ pertencem ao magnata alemão Daniel Jammer, também dono do Senec FC, da Eslováquia.
Estádio: Sar-Tov, 7 mil e 500 lugares
Temporada anterior: Vice-campeão
Treinador: Lothar Matthaus, alemão, 47 anos. Chega para acabar com um jejum de 26 anos sem o titulo nacional. Ao longo deste período, o clube nunca reuniu tantas condições para isso como agora.
Destaque: Liran Strauber, goleiro, 34 anos. O capitão do time aurinegro foi eleito o melhor arqueiro da última edição da Ligat Ha´Al.
Principal reforço: Lothar Matthaus. O treinador alemão traz a mentalidade vencedora que o clube precisa.

MACCABI HAIFA FC (Moadon HaKaduregel Maccabi Haifa)

O clube: Quase secular e muito popular nas comunidades árabes do país, vem de um período de muitas taças conquistadas sob o comando de Ronny Levy, que deixou a equipe nesta temporada.
Estádio: Kiryat Eliezer, 14 mil lugares.
Temporada anterior: 5o lugar
Treinador: Elisha Levy, 50 anos. Responsavel por conduzir o Bnei Sakhnin (clube árabe) ao histórico 4o lugar na temporada passada. Relança sua carreira.
Destaque: Gustavo Boccoli, meia, 30 anos. O brasileiro foi o melhor em 2005/6 e segue como ídolo máximo da fanática torcida dos ‘Greens’.
Principal reforço: John Culma, volante colombiano, 27 anos. Destaque do Bnei Sakhnin, tem a confiança do treinador, que o trouxe da ex-equipe.

PODEM SURPREENDER

Os clubes de Tel Aviv, mais o Bnei Sakhnin e o Ashdod FC são as maiores ameaças para acabar com a festa dos favoritos. Com a aquisição do atacante ganes Samuel Yeboah, artilheiro da última temporada pelo rebaixado Kfar Saba, o Hapoel Tel Aviv pode fazer alguns estragos.

Não descartando também o rival da cidade, o Maccabi, única equipe do país que nunca caiu para Segundona e detentora de 19 taças nacionais, um recorde no território israelense. Mas a história recente tem manchado o passado glorioso.

O clube do bilionário canadense Alex Shnaider aposta no promissor ‘10’ Maor Buzaglo, destaque da temporada passada e com passagens pelas categorias de base da Juventus, da Itália, e Olympique Lyon, da França.

Correndo por fora também estão o Bnei Sakhnin, sensação da última edição, e o Ashdod FC, que assinou com o técnico Yossi Mizhari, campeão em 2006/7 pelo Beitar Jerusalém.

LIGAT HA´AL 2008/9 – Rodada de abertura – 30/08/2008

Maccabi Petah Tikva x Maccabi Netanya
Bnei Sakhnin x Beitar Jerusalém
Maccabi Tel-Aviv x Bnei Yehuda
Hapoel Ironi Kiryat Shmona x Hapoel Petah Tikva
Maccabi Haifa x Ashdod
Hakoah Ramat Gan x Hapoel Tel-Aviv

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo