Ásia/Oceania

Bola rolando na terra dos Aiatolás

É inegável que o Irã é um país asiático que pratica um futebol reconhecidamente técnico e atraente, sua seleção está em evolução. A Iran Pro League – liga nacional – é organizada, apesar de não ter o mesmo poder financeiro dos orientais e dos vizinhos no Golfo.

A paixão do povo pelo desporto-rei é febril e o país dos aiatolás detém dois dos clubes mais populares do planeta: Persepolis, atual campeão, com cerca de 30 milhões de torcedores, e Esteghlal, 20 milhões.

Abaixo, a Trivela apresenta o ‘preview’ da edição 2008/9 que já vai começar!

FAVORITOS

Persepolis FC

O clube: Tem 45 anos de existência, é recordista de taças nacionais e detentor de uma das maiores torcidas da Ásia, calcula-se que são 30 milhões de adeptos.
Estádio: Azadi, em Teerã, 90 mil pessoas.
Temporada anterior: campeão
Treinador: Afshin Ghotbi, 44 anos, foi olheiro dos Estados Unidos na Copa de 98 e da Coréia do Sul, em 2002. Depois de anos como assistente, estreou bem como técnico levando o clube ao titulo nacional. Promissor.
Destaque: Alireza Nikhbath, 28 anos, meia-atacante robusto e dono de rasgos que incendeiam a faixa esquerda do campo. Veste a ‘10’ e é unanimidade nacional.
Principal reforço: Ibrahima Touré, 22 anos, senegalês, produto das escolas do Metz, da França. Foi destaque do Paykan e já chegou arrasando nos amistosos preparatórios do Persepolis.

Esteghlal FC

O clube: Fundado em 1945, é um dos mais antigos do país e divide as atenções com o Persepolis. Estima-se que existam 20 milhões de seguidores pela Ásia.
Estádio: Azadi, em Teerã, 90 mil pessoas.
Temporada anterior: 13º lugar, fiasco.
Treinador: Amir Ghalenoei, 44 anos. Responsável por levar o clube ao titulo em 2005/6, retorna de um fracasso na seleção e de uma passagem relâmpago pelo modesto Mes Kerman.
Destaque: Hossein Kazemi, 28 anos, armador dotado de excepcional visão de jogo, esteve no Sepahan na última temporada, mas voltou ao seu antigo ninho, onde é peça fundamental.
Principal reforço: Fábio Januário, meia brasileiro, 28 anos. Formado no Cascavel, do Paraná, jogou quatro anos muito bem em Portugal, no campeonato passado teve uma passagem consistente pelo Foolad e despertou a atenção dos grandes. Assinou com a metade azul de Teerã.

Sepahan FC

O clube: Fundado em 1953, é o time da Companhia Siderúrgica Foolad Mobarekeh, fez uma campanha sensacional na Liga dos Campeões da Ásia 2007 que culminou no vice-campeonato.
Estádio: Naghsh-e-Jahan, em Esfahan, 50 mil pessoas.
Temporada anterior: vice-campeão
Treinador: Engin Firat, turco, 38 anos. Possui uma meteórica carreira como assistente de clubes iranianos e turcos. Amigo do astro Ali Daei, ganha chance de dirigir um dos colossos na terra dos aiatolás.
Destaque: Moharram Navidkia, médio, 25 anos, é o elemento mais técnico do time, com passagem pelo Bochum, da Alemanha. Apesar de ser um dos mais jovens a entrar jogando, enverga a braçadeira de capitão. Caráter e talento.
Principal reforço: Hadi Asghari, 27 anos, veio do Rah-Ahan. Artilheiro da temporada passada com 18 gols. Atacante regular e disciplinado. Ótimo negócio.

PODEM SURPREENDER

O principal é o Saba Battery, 3º colocado no último campeonato, o clube baseado em Qom manteve a base e trouxe poucos e expressivos reforços. O defensor Sheys Rezaei, jovem cobiçado por equipes alemãs e na órbita da seleção nacional, além do polemico e vitorioso treinador Firouz Karimi.

Eles querem largar a fama de fazerem boas e más campanhas em seqüência e ganhar o inédito titulo.

De Karaj vem outro concorrente a surpresa, o Saipa, é o único iraniano sobrevivente na atual Liga dos Campeões da Ásia.

Sem Ali Daei, que vai se dedicar somente ao comando da seleção do país, o alemão Pierre Littbarski conduzirá um grupo de reconhecida qualidade na região, adicionados a um leque de bons reforços. Mercado consistente e inteligente.

Liga Iraniana 2008/9 – Rodada de abertura (04 e 05 de agosto)

Saipa x Persepolis
Zob-Ahan x Mes Kerman
Saba Battery x Peykan Tehran
Malavan x Rah-Ahan
Pas-Hamedan x Sepahan
Payam Mashad x Bargh Shiraz
Esteghlal x Aboomoslem
Moghavemat x Foolad
Esteghlal-Ahvaz x Pegah Gilan

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo