América do Sul

Tradicional nas divisões de acesso do Uruguai, La Luz vai disputar a elite pela primeira vez em seus 93 anos

La Luz surgiu em 1929 e tinha seis títulos da terceirona, mas só agora conseguiu a promoção para a primeira divisão

O Campeonato Uruguaio terá um estreante na próxima temporada. E não deixa de ser um acesso histórico, ao se levar em conta a longa jornada do La Luz Fútbol Club nas divisões menores. Fundados em 1929, os alviverdes nunca tinham alcançado a elite nacional, ainda que sejam os recordistas de títulos na terceira divisão local, com seis taças. A espera de 93 anos da torcida finalmente acabou no último sábado, com a promoção inédita dos Merengues de Aires Puros. Foi o segundo acesso consecutivo do La Luz, que subiu na terceirona de 2021 e desta vez já garantiu pelo menos o vice-campeonato na segundona. O Racing de Montevidéu é o outro promovido.

A origem do nome do La Luz é curiosa. O clube foi criado por jovens que se reuniam numa cantina no bairro de Aires Puros, em Montevidéu. Como era a única que possuía energia elétrica na época, assim se originou a alcunha. Durante suas primeiras décadas, os alviverdes variaram entre a segunda e a terceira divisão. Os títulos da terceirona vinham de tempos em tempos: 1933, 1962, 1976. No final da década de 1970, aliás, os Merengues disputaram os playoffs de acesso à elite pela primeira vez e acabaram perdendo.

Após novas conquistas da terceirona em 1992, 2001 e 2003, o La Luz continuou lamentando as vezes em que o acesso à primeira divisão não vinha por detalhes. Já o ano de 2009 marcou o rebaixamento de volta à terceira divisão e um período de mais de uma década restrito ao amadorismo. O alívio com o retorno à segunda divisão aconteceu apenas em 2021. Seria com um drama imenso, no duelo dos playoffs de acesso contra o Villa Teresa, que tentava evitar o descenso. O Villa Teresa ganhou a ida por 2 a 0 e abriu o placar na volta. O La Luz precisava de três gols e buscou o triunfo por 3 a 1 aos 57 do segundo tempo. Já nos pênaltis, a equipe conseguiu o acesso à segundona depois de 13 anos.

A nova empreitada na segunda divisão seria bem mais tranquila em 2022. Tanto é que o La Luz conquistou o acesso na primeira tentativa, com a segunda colocação na tabela anual. Os alviverdes somam 13 vitórias e apenas duas derrotas em 24 partidas. Já são 11 pontos de vantagem, que impedem qualquer ultrapassagem nas três rodadas finais. Quem também se deu bem foi o Racing de Montevidéu, líder com 51 pontos. Os Cerveceros, bem mais tradicionais, somam 53 aparições na elite e voltam pela primeira vez desde 2019.

Ainda restará uma disputa aberta pelos playoffs de acesso na segunda divisão do Campeonato Uruguaio, que garantem a terceira vaga na elite. Cerro, Miramar Misiones, Uruguay Montevideo e Rampla Juniors ocupam a zona de classificação, mas equipes como o Atenas e o Sud America seguem com chances. Destes, o único a nunca ter disputado a elite é o Uruguay Montevideo – que pode conseguir um feito ainda maior que o do La Luz, considerando que foi fundado em 1921.

Em suas redes sociais, o La Luz destacou a ligação com o bairro e o trabalho das famílias ao redor do clube. É uma longa caminhada que atinge seu ápice. O orgulho é inegável, dentro de uma agremiação restrita às divisões de acesso. A estadia na primeira divisão pode até não ser muito longa, mas a chance de disputá-la representa demais. Não à toa, outros tantos clubes parabenizaram os Merengues, por reconhecerem o valor deste momento.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo