Olhar sul-americano: conheça Tadeo Allende, a versátil estrela de Mendoza
Ainda jovem, com 24 anos de idade, Tadeo Allende se destaca no Godoy Cruz e pode almejar voos mais altos

O período de férias do futebol brasileiro é um dos mais movimentados do noticiário esportivo nacional, já que os clubes intensificam as movimentações para formar os plantéis para a temporada que chega. São muitas especulações, negócios e frustrações, tantas, que muitas vezes alguns nomes desconhecidos para parte surgem nas pautas das equipes. Pensando nisso, a Trivela se uniu ao especialista em futebol sul-americano Michael Vinícius (@mikezfps) para apresentar alguns jogadores que se destacam nos campos da América do Sul e que podem, muito bem, pintar em equipes do Brasil. E quem abre a série “Olhar sul-americano” é o atacante argentino Tadeo Allende, que une versatilidade e inteligência para ser uma arma letal para o Godoy Cruz.
Tadeo Allende nasceu em 20 de fevereiro de 1999, em Mina Clavero, na Argentina. Hoje, aos 24 anos, o atacante é um dos grandes destaques do Campeonato Argentino, defendendo as cores do Godoy Cruz. O Tomba, como é conhecido o clube de Mendoza, é apenas a segunda camisa que Allende veste em sua carreira. O jogador foi contratado junto ao tradicional Instituto Córdoba no início de 2022. Esse foi um movimento de certa forma pouco comum do Godoy, visto que o time é conhecido por apostar em suas “canteras”, ou categorias de base, como dizemos por aqui no Brasil.
Allende e Godoy Cruz compartilham uma característica curiosa. Ambos vivem ótimo momento mas, ainda assim, recebem poucos holofotes, o que faz com que o jogador siga no clube mesmo já estando se aproximando dos seus 25 anos, num mundo que busca jogadores cada vez mais jovens.
SÍ, OTRO GOL DE TADEO ALLENDE.
SÍ, ES OTRO GOLAZO. ???pic.twitter.com/qQpzfiAL84— Sudanalytics (@sudanalytics_) October 7, 2023
Para Michael Vinícius, Tadeo Allende é, sem dúvidas, um dos melhores atacantes em solo argentino e responsável direto pela boa fase do Tomba. Suas boas atuações e poder de decisão contribuíram diretamente para que seu clube terminasse em quinto colocado na tabela anual do Campeonato Argentino, com 63 pontos após 41 partidas disputadas, ficando somente quatro pontos atrás do vice-líder Talleres.
Além disso, fizeram campanha notável na Copa de La Liga, que é a “segunda fase” do Campeonato Argentino. Após excelente fase de grupos, terminando na vice-liderança, apenas dois pontos atrás do líder Racing, os comandados de Daniel Oldrá foram eliminados após uma incrível disputa de pênaltis contra o bom Platense, no último sábado (9).
O Godoy Cruz é um daqueles clubes com DNA ofensivo, brigador, que quer jogar bem o tempo todo e Tadeo Allende se beneficia disso. Tendo companheiros jovens e o bom treinador Daniel Walter Oldrá, que potencializa bem a individualidade de cada atleta, o atacante tem um sistema que beneficia seu jogo e o faz viver seu momento mais positivo em sua curta carreira, tendo boas possibilidades de evoluir ainda mais.
Números de Tadeo Allende em 2023:
- 38 jogos
- 10 gols
- 2 assistências
Características de Tadeo Allende
Tadeo Allende é um jogador de boa estatura, com 1,83 m de altura, e se destaca por possuir características cada vez mais raras no futebol. Ele atua como um segundo atacante, tendo a capacidade de cair pelos lados — em especial o direito —, jogando na “sombra do camisa 9”, mas também aparecendo como esse definidor. Apesar de não ser um centroavante de referência, ele finaliza bem e é inteligente na hora de tomar decisões. Michael Vinícius destacou os pontos fortes e fracos da promessa:
Pontos fortes
- Movimentação
- Posicionamento
- Finalização
- Inteligência
- É ambidestro
Pontos fracos
- Jogar de costas pro ataque
- Marcação

Para Michael, a tendência é que Tadeo Allende tenha maior destaque em times que optam por um jogo mais vertical, com preferência nas transições diretas e bastante movimentação entre os homens de frente. Por outro lado, ele entende que o atacante teria mais dificuldades de adaptação em equipes que atuam com saídas curtas, mais aproximadas.
Por isso, ele aposta que uma transferência para o futebol brasileiro faça bem ao jogador, que atuará num nível técnico e de competitividade mais alto, além de receber ganho tático e mental a ele, já que no Brasil os treinadores se preocupam em atuar dentro de um sistema de jogo e no país a pressão é maior que na Argentina. Tadeo Allende possui contrato com o Godoy Cruz até o final de 2026, por isso, para tirá-lo do Tomba, seria preciso um investimento financeiro.