América do Sul

[Sudaca Brasil] Um giro pelo melhor do futebol da América do Sul no final de semana

*Por Bruno Garces, do canal Sudaca Brasil

A partir desta semana, todas as terças, a Trivela começa a publicar os vídeos do Sudaca Brasil, com um breve giro sobre o que de melhor aconteceu nas ligas nacionais sul-americanas durante o final de semana. Para acompanhar o trabalho do canal, clique aqui.

Argentina

A Superliga 2018/19, a princípio, volta no dia 3 de Agosto.

Bolívia

Final do Apertura 2018 definida. Diferente dos últimos anos, o campeonato terá uma decisão. Depois de playoffs polêmicos e cheios de emoções, Jorge Wilstermann (melhor time da fase regular) e The Strongest fazem a final do torneio no próximo fim de semana. Os Aviadores ganharam os dois jogos do San Jose de Oruro. Dirigido pelo ídolo do futebol boliviano Álvaro Peña, é um time seguro na defesa e com um bom ataque. Já o Tigre teve a volta do técnico venezuelano Cesar Farias durante a temporada e recuperou os resultados positivos, superando o rival Bolívar nas semifinais. Bem na defesa e com um contra-ataque perigoso, o Strongest chega como  franco-atirador para esta final. Promete.

Chile

Acabou o primeiro turno. Campeonato Chileno volta a ser de pontos corridos com dois turnos, como era antigamente. A Universidad Católica termina na primeira colocação. Dirigida pelo espanhol Beñat San Jose, empatou em 0 a 0 com o bom time do Antofagasta. A sensação da competição é a Universidad Concepción, que vem de 11 partidas sem perder, com dez vitórias e um empate. Venceu mais uma, 3 a 0 no San Luis de Quillota. Colo-Colo perdeu em casa para bom time de Union La Calera, com direito a dois gols de Brian Fernández, aquele mesmo, irmão de Leandro e Nicolás. Depois de superar problemas com drogas e indisciplina, voltou a jogar bem.

Colômbia

Final de semana com eleições no país. Os jogos de ida pelas semifinais do torneio serão na terça-feira e quarta-feira.

Atlético Huila x Atlético Nacional – Terça-feira às 21h45

Tolima x Independiente Medellín – Quarta-feira às 21h30

Equador

Tivemos um baita clássico neste fim de semana. O Clássico del Astillero contou com muita emoção até o último minuto, encerrado no empate por 2 a 2. O talentoso Brayan Cuco Ângulo botou o Emelec na frente nos descontos, mas no lance seguinte, Castillo aproveitou o rebote e deixou tudo igual. Melhor para a LDU Quito, do pirata Barcos, que venceu mais uma, 3 a 0 no Delfín e soma quatro pontos de vantagem para o segundo.

Paraguai

Título está se aproximando ao Olímpia, que venceu e depende de apenas um empate na quarta-feira, contra o Libertad, para garantir o 41º troféu. Cerro Porteño também venceu e adiou a festa. Time de Zubeldía esta crescendo, pena que seja tarde demais para conquistar o título.

Peru

Sporting Cristal mostrou porque tem o melhor time do país hoje. Com um belo segundo tempo, fez 4 a 0 no Union Comercio. Alianza Lima vive uma crise e tentou sair dela com a vitória em cima do Sport Boys, graças a um gol contra e a um pênalti defendido por seu ídolo, o goleiro Leao Butrón, no final da partida.

Uruguai

Intermédio chega à quarta rodada e vale ressaltar as vitórias suadas do Defensor em cima do Boston River, 2 a 1, e do Peñarol em cima do Atenas, mesmo placar, com gol nos descontos de Toro Fernandez. Nacional passeou contra Montevideo Wanderers, 4 a 1, com grande partida de Tabaré Viúdez.

Venezuela

As quartas de final do Apertura 2018 não teve nenhum gol nos jogos de sábado, entre Aragua x Carabobo e La Guaíra x Mineros. Já no domingo, os visitantes e favoritos se deram bem, garantindo uma boa vantagem para jogo de volta no meio de semana. O Zamora fez 3 a 1 no Estudiantes de Mérida. Já o poderoso Caracas ganhou do Deportivo Lara de virada, por 3 a 1. Grande jogo de Aristeguieta.

*Sobre o autor

Bruno Garces é jornalista. Foi produtor, editor e apresentador dos programas Esporte News e Kajuru no Jogo, na TV BH News. Atualmente, é dono do canal Sudaca Brasil. Filho de chilenos, coleciona revistas desde pequeno e é apaixonado por história e futebol.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo