Suárez mira a taça: Nacional conquista o Clausura e se aproxima do título no Campeonato Uruguaio
O Nacional garantiu o título do Clausura e está em ótimas condições na decisão anual diante do Liverpool de Montevidéu
Luis Suárez retornou ao Nacional de Montevidéu para uma curta aventura. O antigo prata da casa seria recebido como rei e teria poucos meses para deixar uma marca mais profunda. As frustrações aconteceram, na Copa Sul-Americana e na Copa Uruguai. No entanto, o Pistoleiro não deixará o Gran Parque Central de mãos abanando. Nesta segunda-feira, o Tricolor conquistou o Torneio Clausura. A equipe sobrou na campanha e garantiu o título com uma rodada de antecipação, ao derrotar o Cerrito por 2 a 1 no Estádio Centenário. De qualquer maneira, o Campeonato Uruguaio ainda possui uma fase final mais importante, que vale o título da temporada. O Bolso também será favorito na disputa contra o Liverpool de Montevidéu.
Indubitavelmente o Nacional é o melhor time do Campeonato Uruguaio em 2022. O Bolso não fez um Apertura tão bom e terminou com o vice, quatro pontos atrás do Liverpool. A recuperação começou a se notar no Torneio Intermédio, competição que serve para preencher o meio da temporada no Campeonato Uruguaio. O Tricolor se manteve invicto e deu o troco contra o Liverpool, ao derrotar os negriazules por 1 a 0 na decisão e ficar com o título. Já era um momento de empolgação no Gran Parque Central, com a volta de Suárez acertada por três meses, à espera da apresentação. Mesmo sendo um período curto, o veterano deixaria sua marca.
O Nacional sobrou no Torneio Clausura. O Tricolor somou nove vitórias nas 14 rodadas disputadas até o momento, com apenas uma derrota. São 24 gols marcados e apenas nove sofridos. A única derrota aconteceu logo na primeira rodada, contra o Deportivo Maldonado. Depois disso, o Bolso se recuperou com sete vitórias consecutivas. Até experimentou uma sequência de empates recente que freou as pretensões, mas os triunfos sobre Albion e Cerrito nas duas últimas partidas garantiram o sucesso na empreitada. Suárez anotou o tento decisivo no 1 a 0 sobre o Albion, enquanto Franco Fagúndez e Felipe Carballo foram os heróis nos 2 a 1 diante do Cerrito, dentro do Estádio Centenário. Com uma rodada de antecedência, ninguém mais tira o time da liderança.
Obviamente, nem tudo são flores para o Nacional. A eliminação na Copa Sul-Americana diante do Atlético Goianiense doeu bastante, ainda mais pela maneira como nada deu certo para os tricolores. Já na Copa Uruguai, sem os jogadores da seleção, o Bolso deu vexame ao tomar de 3 a 0 para o Rampla Juniors, atualmente na segundona, dentro do Centenário. Apesar dos dissabores nos torneios paralelos, dentro das limitações atuais do Campeonato Uruguaio, o Nacional desponta como principal força – especialmente quando o Peñarol atravessa meses desencontrados.
Suárez deixou sua marca no Clausura. O Pistoleiro é a principal fonte de gols na campanha, com cinco tentos anotados e três assistências em 12 aparições. Não são números espantosos e sua forma nem empolga muito às vésperas da Copa do Mundo, mas o craque pelo menos garantiu seus lampejos de ídolo no Gran Parque Central. O momento mais marcante aconteceu exatamente no clássico contra o Peñarol: Luisito assinou um golaço e comandou o triunfo por 3 a 1. O centroavante também enfrentaria uma seca, mas o gol recente contra o Albion encerrou o jejum e deixou o Bolso mais perto da taça.
Pablo Repetto, que chegou a ser cogitado como treinador da seleção, realiza um trabalho competente em sua volta ao futebol uruguaio. Já em campo, nem dá para dizer que Luis Suárez é uma estrela solitária. Companheiro de seleção, o goleiro Sergio Rochet também possui uma influência grande no desempenho dos tricolores. Franco Fagúndez foi o grande sócio do Pistoleiro na linha de frente. Mais atrás, outros jogadores que apresentam boas doses de qualidade são o meio-campista Felipe Carballo e o lateral Camilo Cándido. Nada que torne o Nacional candidato a feitos maiores nas competições continentais, mas que já valeu para Suárez botar uma faixa no peito nestes três meses, antes de provavelmente se transferir à MLS.
Todavia, o principal objetivo no Campeonato Uruguaio ainda está em jogo. Como campeão do Clausura, o Nacional enfrentará o Liverpool, vencedor do Apertura, numa semifinal anual em jogo único. Se os tricolores ganharem, eles são os campeões nacionais antecipadamente, já que possuem a melhor pontuação na tabela acumulada. Já se a vitória for dos negriazules, acontecerão mais dois duelos entre Liverpool x Nacional para decidir o campeão, com o Bolso ganhando sobrevida justamente por ter a maior pontuação anual. O regulamento é truncado, mas as condições são ótimas para Luisito comemorar seu terceiro título de campeão uruguaio, o primeiro em 16 anos, após as festas ainda garoto em 2005 e 2006.
🏆 ¡𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘𝗢́𝗡 𝗗𝗘𝗟 𝗧𝗢𝗥𝗡𝗘𝗢 𝗖𝗟𝗔𝗨𝗦𝗨𝗥𝗔 𝟮𝟬𝟮𝟮! 🏆
1̶6̶3̶ ➡️ 164 ✅#ElClubGigante 🔵⚪️🔴 pic.twitter.com/LtV99bzjJt
— Nacional (@Nacional) October 18, 2022