América do SulCopa do MundoEliminatórias da Copa

Protesto político no Paraguai conta com telão para ninguém perder jogo das Eliminatórias

Uma cena curiosa tomou as ruas de Assunção na noite desta terça-feira. Grupos políticos locais realizaram uma manifestação em frente ao Panteão Nacional dos Heróis, prédio histórico da capital paraguaia. Protestavam contra o que chamam de “golpe parlamentar”, por uma manobra no Senado passando por cima da própria Constituição, a fim de aprovar uma emenda que permita a reeleição presidencial. Porém, diante da urgência da mobilização, os organizadores precisaram marcá-la em horário que coincidia com o jogo entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa. Problema? Não com um pouco de criatividade.

Para que ninguém perdesse a partida, a manifestação contou um telão, transmitindo tudo ao vivo. Bela maneira de não perder adesão, diante do principal evento da noite. Afinal, se o protesto tem intuitos nacionalistas, nada melhor que não perder de vista o compromisso da equipe nacional. Mais de mil pessoas se juntaram no Panteão dos Heróis – no entanto, não se sabe quantos para protestar e quantos só para ver o embate pelas Eliminatórias.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo