América do Sul

O Equador começa bem as Eliminatórias e celebrou uma emocionante vitória em La Paz

O Equador possui boas campanhas nas Eliminatórias ao longo deste século, mas faltam jogadores mais referendados para colocar La Tri entre os favoritos à vaga na Copa de 2022. O começo de campanha da equipe de Gustavo Alfaro, entretanto, merece atenção. Os equatorianos equilibraram a estreia contra a Argentina, apesar da derrota em Buenos Aires. Depois, passaram o carro sobre o Uruguai. Já nesta quinta, abrindo a terceira rodada da competição, a altitude de La Paz não faria efeito a quem está acostumado com Quito. O Equador buscou a virada no Hernando Siles e, mesmo cedendo o empate, confirmou o triunfo por 3 a 2 nos minutos finais do segundo tempo. Uma vitória emocionante que mantém uma invencibilidade de 23 anos dos equatorianos contra os bolivianos.

Embora os visitantes já fossem melhores, a Bolívia encerrou o primeiro tempo em vantagem, com um gol aos 37 minutos. Jorge Flores passou para trás e Juan Carlos Arce, depois de tirar a marcação logo no domínio, arrematou às redes. O Equador, entretanto, virou logo nos dez primeiros minutos do segundo tempo. No primeiro ataque, Moisés Caicedo enfiou a bola e Beder Caicedo encheu o pé. Já aos dez, em mais um serviço de Moisés Caicedo invertendo a bola, Ángel Mena driblou o marcador e bateu no cantinho.

Todavia, a Bolívia não passou muito tempo atrás no placar. Aos 15, Arce cobrou escanteio pela direita e Marcelo Moreno subiu sozinho, para completar de cabeça. O empate prevaleceu até os 43, quando o Equador colheu os frutos de sua persistência e pôde comemorar a valiosa vitória. A chance surgiu graças a um pênalti cometido por Adrian Jusino, em toque de mão confirmado após revisão. Carlos Gruezo assumiu a cobrança e apenas deslocou o goleiro Carlos Lampe.

O Equador soma seis pontos nas Eliminatórias, se igualando a Brasil e Argentina. Espera a sequência da rodada para saber sua real posição. Já a Bolívia permanece na lanterna, com três derrotas em três rodadas. Na próxima semana, La Verde tentará sua recuperação contra o Paraguai em Assunção. La Tri, por sua vez, terá um encontro-chave com a Colômbia em Quito.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo