América do SulLibertadores

O campeão voltou! Millonarios retoma reinado após 24 anos

A festa estava preparada no Estádio El Campín. Depois de 24 anos, o Millonarios tinha a chance ser campeão colombiano novamente. O Independiente Medellín bem que tentou estragar a comemoração. Com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo, os visitantes seguraram empate por 1 a 1 e levaram a decisão do Torneio Finalización para os pênaltis. No entanto, a noite era mesmo dos Albiazules, que venceram a disputa por 5 a 4 e, enfim, soltaram o grito preso desde 1988.

Após empate por 0 a 0 no jogo de ida da final, o Millonarios abriu o placar em Bogotá aos 45 minutos do primeiro tempo, com Wilberto Cosme. Logo na volta do intervalo, aos sete, o Medellín igualou com William Zapata. Instantes depois, os visitantes perderiam Felipe Pardo, expulso, mas conseguiram prorrogar a decisão para os pênaltis.

Na disputa de tiros livres, o Medellín foi o primeiro a falhar, com Diego Hérner acertando a trave. Na sequência, seria a vez de Omar Vásquez, do Millonarios, ver sua cobrança defendida. Já nos chutes alternados, depois que o goleiro Luis Delgado converteu o seu, Diego Correa errou, abrindo caminho para as comemorações dos albiazules.

Este é o 14º título nacional do Millonarios, que agora soma um a mais que o América de Cali e é isoladamente o maior vencedor da história do país. A conquista ainda assegura o retorno do clube de Bogotá à Copa Libertadores após 15 anos, representando a Colômbia ao lado de Santa Fé e Tolima.

Dono da melhor campanha na primeira fase do Clausura, o Millonarios tinha deixado clara a sua prioridade pelo campeonato nacional. Após passar pelo Grêmio nas quartas de final da Copa Sul-Americana, os Albiazules pouparam forças na semifinal contra o Tigre e, apesar da eliminação no torneio continental, viram suas intenções cumpridas.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo