América do Sul

No final, Messi decide e Argentina vence Brasil

Nesta quarta, Brasil e Argentina voltavam a se encontrar, num amistoso, em Doha, no Qatar. As atrações do jogo, como a volta de Ronaldinho à Seleção Brasileira, foram eclipsadas por uma partida que diminuiu progressivamente de ritmo no segundo tempo, devido ao calor. No entanto, Lionel Messi recebeu uma bola, no final do segundo tempo. E foi o autor do primeiro gol sofrido pela Seleção Brasileira sob o comando de Mano Menezes. O gol da primeira vitória argentina sobre o Brasil desde 2005, por 1 a 0.

Já no começo do jogo, um mesmo jogador foi o protagonista de duas jogadas de ataque da Seleção. Aos dois minutos, Ronaldinho roubou bola de Ever Banega, próximo à área, e carregou-a até a esquerda. Porém, seu cruzamento foi direto para as mãos do goleiro Sergio Romero. E, aos cinco, Neymar foi derrubado perto da área, por Nicolás Pareja. Ronaldinho cobrou a falta na barreira, e André Santos arriscou chutar, para fora.

Depois, a Argentina começou a chegar, no minuto seguinte: Javier Zanetti recebeu bola pela esquerda, cortou para o meio, na área, e chutou cruzado, mas Victor defendeu. Porém, o Brasil voltou a trazer perigo aos nove minutos: André Santos deixou a bola com Ramires, e o meio-campista invadiu a área para chutar. Porém, o arremate saiu fraco, e Romero defendeu.

Porém, somente aos 19 minutos ocorreria o lance de maior perigo da equipe de Mano Menezes. Após cobrança de escanteio, Daniel Alves tabelou com David Luiz, recebeu de volta e bateu de primeira. A bola atingiu o travessão de Romero.

Três minutos depois, quase que Ronaldinho consegue fazer um bonito gol. Aos 22 minutos, em novo escanteio, a bola foi mandada para a pequena área, após chute ensaiado. E o camisa 10 brasileiro completou de calcanhar, exigindo defesa rápida do goleiro argentino.

Porém, logo depois, foi a Argentina que começou a trazer perigo. Aos 27 minutos, Lionel Messi carregou a bola até a entrada da grande área, quando passou a Gonzalo Higuaín. Pela esquerda, o atacante demorou para chutar. No minuto seguinte, quase veio o gol do time de Sergio Batista: após escanteio, Pareja cabeceou, e Victor fez ótima defesa. Na sequência, o Higuaín voltou a chutar para boa defesa do arqueiro brasileiro, mas o árbitro Abdallah Balideh anulou a jogada, acusando impedimento do atacante argentino.

Depois, o Brasil voltou a se aproximar do gol. Aos 37 minutos, Ronaldinho cobrou falta, que forçou defesa de Romero. E, aos 44, Neymar dominou a bola pela esquerda, driblou Pareja e tentou o cruzamento. Porém, a bola resvalou na defesa argentina, e ficou fácil para a defesa de Pareja.

Na segunda etapa, os argentinos pressionaram primeiro. Aos cinco minutos, Javier Pastore aproveitou bola roubada e iniciou contra-ataque para os argentinos, mas, antes que ela chegasse, Lucas conseguiu interceptá-la. O Brasil respondeu aos oito minutos, quando, aos oito minutos, pela esquerda, Ronaldinho recebeu, driblou e tentou o cruzamento, mas Romero se antecipou a Neymar e defendeu.

Porém, a Argentina conseguiu uma grande chance para fazer o gol, aos 11 minutos. Pela direita, Pareja chegou e fez um cruzamento para a área. Ezequiel Lavezzi, que substituiu Higuaín, dominou, do lado oposto da área, e tocou para o meio, mas a defesa impediu o arremate da jogada. Na sequência, Daniel Alves chutou de média distância, para fora.

Depois, o Brasil começou a atacar mais. Aos 18 minutos, Neymar chegou à área, mas sofreu falta. A jogada continuou, e Robinho, na área, chutou cruzado, para Romero defender a bola, desviando-a pela linha de fundo. Aos 22, Ronaldinho cobrou falta, por baixo, e Romero defendeu.

Sem mais chances, o jogo ficou parado. Até os acréscimos do segundo tempo, aos 47, quando Douglas perdeu a bola para Messi. O atacante correu com ela dominada, tabelou com Lavezzi e chutou rasteiro, no canto esquerdo de Victor. A bola entrou vagarosamente na rede. E a Argentina comemorou o 1 a 0.

Argentina 1×0 Brasil

Local: Estádio Khalifa International, em Doha, Qatar
Data: 17/11, quarta-feira
Árbitro: Abdullah Balideh (Qatar)
Gol: Lionel Messi aos 47'/2T (Argentina)
Cartões amarelos: Javier Mascherano (Argentina)

Brasil
1-Victor, 2-Daniel Alves, 4-David Luiz, 3-Thiago Silva e 6-André Santos; 8-Ramires (16-Jucilei aos 40'/2T), 5-Lucas e 7-Elias; 10-Ronaldinho (17-Douglas aos 28'/2T) , 11-Neymar (19-André aos 32'/2T) e 9-Robinho. Técnico: Mano Menezes.

Argentina
1-Sergio Romero, 8-Javier Zanetti, 4-Nicolás Burdisso, 13-Nicolás Pareja e 6-Gabriel Heinze; 18-Ever Banega, 14-Javier Mascherano e 23-Javier Pastore (15-Andrés D'Alessandro aos 25'/2T); 10-Lionel Messi, 9-Gonzalo Higuaín (11-Ezequiel Lavezzi no intervalo) e 7-Ángel di María. Técnico: Sergio Batista.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo