América do Sul

Melhor clássico do fim de semana: DIM busca vitória alucinante sobre Atlético Nacional

O desapontamento imperou entre os clubes colombianos, diante das eliminações precoces na Copa Libertadores. Mesmo contando com cinco de suas camisas mais pesadas na competição continental, o país não classificou um representante sequer aos mata-matas. Desta maneira, suas forças afogam as mágoas no Torneio Apertura do Campeonato Colombiano. E a rodada final da fase de classificação contou com um verdadeiro jogaço no Estádio Atanásio Girardot. Líder e vice-líder, Atlético Nacional e Independiente Medellín disputaram o clássico paisa. Que terminou com a queda da invencibilidade verdolaga e a emocionante vitória do DIM por 4 a 3.

Em digna ocasião, as duas torcidas receberam os times com muita festa. A fumaça colorida ganhou os ares de Medellín, enquanto bandeirões eram estendidos nas arquibancadas. Já quando a bola rolou, o Atlético Nacional até esboçou afirmar seu favoritismo. Terminou o primeiro tempo vencendo, graças a um chute rasante de Dayro Moreno. A loucura mesmo começou na segunda etapa. Andrés Mosquera e Christian Marugo viraram para o Independiente, contando com a colaboração do goleiro Franco Armani. Rodin Quiñónes deixou tudo igual, mas Juan Fernando Quintero voltou a assegurar a vantagem ao DIM. Aos 37 minutos, Dayro Moreno se impunha como o herói, ao fazer mais um cobrando pênalti. Mas a noite era mesmo azul e vermelha. Juan David Valencia aproveitou cobrança de escanteio para decretar o triunfo aos 44.

A derrota não tirou o Atlético Nacional da liderança, mas maculou a campanha até então perfeita. Com 15 vitórias em 20 rodadas, os verdolagas avançam às quartas de final com 49 pontos, sete a mais que o Independiente Medellín, segundo colocado, mas com quatro derrotas na competição. Nas quartas de final, definidas por sorteio, a equipe de Reinaldo Rueda pega o Jaguares de Córdoba, enquanto os rivais cruzam com o Deportivo Cali. Nos outros dois confrontos, o América de Cali enfrenta o Deportivo Pasto e o Atlético Bucaramanga desafia o Millonarios.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo