Libertadores

Todos os 224 clubes da história da Libertadores, de 1960 a 2022, em um mapa interativo

Com o início da primeira fase da Libertadores nesta terça, atualizamos nosso tradicional mapinha

Muitos são os clubes espalhados pelo continente que podem ter o orgulho de dizer que participaram da Libertadores ao longo dos 62 anos de competição. Mais precisamente, 224 equipes já figuraram no certame, distribuídas pelos dez países da Conmebol e pelo México. Mais uma fase qualificatória do torneio continental começa nesta semana. Seis novos times ganham a chance de estrear na Libertadores durante esta edição. O Brasil vem com três novos representantes: Fortaleza, Red Bull Bragantino e América Mineiro. O Uruguai também garante dois novatos, Plaza Colonia e Montevideo City Torque. Já o Independiente Petrolero é o estreante da Bolívia, atual campeão nacional.

Para celebrar esse recomeço da Libertadores e apresentar um pouco mais os clubes, atualizamos o nosso já tradicional mapa com todos os participantes da história do torneio. Todas as 224 equipes estão representadas com seus escudos e em estádios que costumam mandar suas partidas. Vários dos emblemas estão sobrepostos, o que torna necessário um zoom na visualização para ajudar. Na tabela à esquerda, é possível selecionar os clubes por país, ainda que venezuelanos e mexicanos estejam juntos por limitações da ferramenta. Além disso, o quadrado no canto superior do mapa possibilita abri-lo na janela inteira do navegador.

O mapa oferece a percepção de vários detalhes, desde a concentração de forças de um país até os cenários paradisíacos que circundam alguns estádios, ou a proximidade assustadora entre grandes rivais. Aproveite e viaje:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo