Libertadores

Missão Libertadores: River Plate mira contratação de ídolo de clube espanhol

Vice-presidente dos Millonarios viaja até a Espanha para sacramentar negócio por atacante

Garantido nas oitavas de final da Copa Libertadores, o River Plate encara a competição continental com obsessão na atual temporada. Afinal, a decisão do torneio acontecerá em Buenos Aires, e são grandes as chances do Monumental de Núñez — casa dos Millonarios — receber o jogo derradeiro.

Tetracampeão da América, o River promete dar tudo de si em busca da quinta estrela. Com intuito de chegar à final, a diretoria do gigante argentino se movimenta no mercado de transferências atrás de reforços.

Dito isso, o principal nome em pauta é Iker Muniain, ídolo histórico do Athletic Bilbao. Segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol, o vice-presidente do River, Matías Patanian, viajou até a Espanha para negociar a contração do atacante de 31 anos.

Muniain está livre no mercado após deixar o Bilbao, único clube que defendeu em toda sua carreira. O jogador espanhol deseja a mudança para o futebol argentino, mas a questão salarial ainda precisa ser acertada entre as partes.

O limite de cinco estrangeiros no elenco é outro entrave a ser resolvido pelo River. Se quiser usar Muniain no Campeonato Argentino, a alta cúpula dos Millonarios terá que vender algum jogador. Tal regra não se aplica na Libertadores e no Mundial de Clubes.

Muniain em ação pelo Athletic Bilbao
Muniain em ação pelo Athletic Bilbao (Foto: Icon Sport)

Muniain é torcedor do River Plate

A torcida do River Plate certamente se animou quando o Athletic Bilbao informou, em abril deste ano, que Muniain deixaria o clube ao término da temporada. Isso porque, em 2012, o atacante espanhol assumiu ser torcedor dos Millonarios.

Em entrevista à ESPN, Munian falou sobre o carinho e admiração que tem pelo River. O ídolo do Bilbao ainda revelou acompanhar os jogos da equipe desde pequeno.

— O River Plate é um time que sempre gostei, principalmente pela grande torcida que tem, sempre incentivando o time, e a verdade é que os admiro muito. Acompanho todos os jogos e desejo-lhes o melhor. Quando você é pequeno e assiste na TV, por exemplo, os clássicos River x Boca, você sempre opta por um. Eu optei pelo River e até hoje tenho essa paixão pelo River e todos os seus torcedores — disse Muniain.

Muniain em seu jogo de despedida do Athletic Bilbao
Muniain em seu jogo de despedida do Athletic Bilbao (Foto: Icon Sport)

Em 2018, Muniain provou na prática o amor pelo River Plate. O atacante se disfarçou para assistir, in loco, seu clube do coração conquistar o título da Libertadores diante do arquirrival Boca Juniors.

Na ocasião, a decisão foi levada para o Santiago Bernabéu, em Madri, por conta de episódios de violência em Buenos Aires. Ele contou a aventura em entrevista ao canal Movistar+.

— Sou muito torcedor do River Plate. Aí eu pensei: ‘poxa, eles trazem o jogo aqui, eu tenho que ir a Madri para ver esse jogo. Tenho que estar com meu time torcendo’. O problema é que eu jogava com o Athletic na segunda, e a final era domingo.

— Era dezembro, o time estava horrível, tinham demitido o técnico. A pior situação que você pode imaginar. Mas era uma situação única na vida. Liguei para o Omar, uma pessoa de confiança, e disse a ele que deveríamos alugar uma van para ir a Madri. Chegamos e havia 50 mil pessoas do River Plate. Não poderia ir assim com o rosto descoberto. Peguei uma peruca, óculos, um boné e um cachecol e saímos para a rua, me passei por um barra brava — completou.

De virada, o River Plate bateu o Boca Junior por 3 a 1 e conquistou a América pela quarta vez em sua história.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A histórica passagem de Muniain no Bilbao

Revelado nas categorias de base do Athletic Bilbao, Muniain dedicou sua carreira ao clube do País Basco. Em 15 temporadas defendendo os Leones, disputou 578 jogos, marcou 75 gols e concedeu 37 assistências.

Campeão da Supercopa da Espanha em 2015/16 e 2020/21, o atacante se despediu do Bilbao com uma conquista histórica. No dia 6 de abril deste ano, os Leones bateram o Mallorca nos pênaltis, faturaram a Copa do Rei e encerraram um jejum de 40 anos.

Quase 30 mil torcedores do Bilbao estiveram presentes no Estádio San Mamés para despedida de Muniain. O ídolo não segurou as lágrimas e se declarou ao clube de sua vida.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo