Aposta de Roger, promessa de R$ 413 milhões dá esperança ao Inter e tristeza ao Bahia
Técnico do Colorado contrariou prévias e escalou garoto de 18 anos que iniciou vitória sobre Nacional

Na luta por uma vaga no acirrado grupo F, o da “morte” nesta Libertadores, o Internacional visitou o Estádio Gran Parque Central e saiu de lá com a vitória, 2 a 0 sobre o Nacional, nesta quinta-feira (15). Sem Enner Valencia e Borré, lesionados, o técnico Roger Machado decidiu apostar em uma promessa que fez seu primeiro jogo como titular pelo time profissional e deu muito certo.
As prévias do jogo apontavam que Lucca ou Alan Patrick (de falso nove) ocuparia o lugar no centro do ataque, mas o treinador escolheu outro nome. O garoto Ricardo Mathias, de 1,92m, marcou o primeiro gol do dia no final do primeiro tempo, quando apareceu na área para completar cruzamento rasteiro de Aguirre.
Quem é Ricardo Mathias, herói da vitória do Inter
A cria do Celeiro de Ases, no clube desde 2022, já é um velho conhecido do time principal. Estreou no ano passado, chegou a marcar seu primeiro gol contra o Corinthians pelo Brasileirão e somava nove jogos saindo do banco até hoje.
Com passagens por várias categorias da seleção brasileira na base, Mathias teve seu vínculo renovado no ano passado, estipulando contrato até o fim de 2028 e multa de 65 milhões de euros (R$ 413,4 milhões na cotação atual) para clubes do exterior. Naquele momento o garoto já era alvo da Europa e chegou a receber proposta do PSV, como publicou a Trivela em agosto passado.
Para chegar no status atual, porém, o centroavante de 18 anos teve que ter um “puxão de orelha” para entender o peso de defender o Colorado no profissional.
— O Ricardo Mathias esteve [no profissional] e voltou. Voltou porque não estava se empenhando, ao contrário dos outros. Tomou um ‘puxão de orelha', e foi importante — revelou o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, em entrevista à rádio “Bandeirantes” em outubro do ano passado.
🇦🇹 Faz a festa, torcedor do Colorado!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 15, 2025
Ricardo Mathias é o nome dele! 😎@SCInternacional ❤️🩶
CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna 🏆 pic.twitter.com/8sapR7RlFJ
O gol do garoto, essencial para os três pontos na Libertadores, deixaram o time gaúcho com oito de pontuação, na segunda colocação, um a menos que o líder Atlético Nacional. Na última rodada, o time vermelho enfrenta o Bahia, no Beira-Rio, e só precisa empatar para confirmar a classificação. O Tricolor Baiano precisa vencer fora de casa para avançar na competição.
A vitória colorada ainda derrubou um tabu grande fora de casa. A equipe de Roger não vencia sendo visitante desde 8 de março, na ida da final do Campeonato Gaúcho — nenhuma vitória por Libertadores e Brasileirão até então. Fora do Rio Grande do Sul, a sequência ainda era mais negativa: o último triunfo tinha sido em 21 de novembro.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Primeiro tempo é marcado por pouco futebol dos dois lados
Foram apenas seis finalizações na primeira parte do jogo, estatística que mostra como foram fracos os 45 minutos iniciais. Mas, se fosse para fazer justiça ao que foi mostrado, o vencedor tinha que ser o Colorado pelas chances criadas.
Mesmo com dificuldades para infiltrar, o time de Roger conseguiu incomodar o Nacional algumas vezes. No comecinho, antes dos 15, Alan Patrick cortou a marcação na área e chutou colocado em boa defesa de Mejía. No escanteio seguinte, Thiago Maia pegou a sobra e quase fez de bicicleta.
A partir daí, porém, a partida perdeu ritmo. A posse de bola bem dividida mostrava o quantos os times não conseguiam controlar as ações ofensivas. O Inter voltou aos trilhos aos 40, quando marcou em cruzamento de Wesley concluído por Thiago Maia. O volante, no entanto, estava impedido. O gol que abriu o placar veio logo na sequência, aos 44.
O time uruguaio, bem pior que o Inter, praticamente não incomodou. Aos 27, teve um contra-ataque de Villalba que poderia ser interessante, mas Nico López estava impedido, assim como no gol anulado logo no primeiro minuto.

Nacional pressiona, mas Internacional consegue aumentar vantagem
O retorno do intervalo até foi positivo para o lado brasileiro. Em menos de dois minutos, Ricardo Mathias já tinha tido duas chances cara a cara. Na primeira, ele chutou colocado muito fraco, para fácil defesa de Mejía. Depois, ao limpar bonito a marcação na área, viu o goleiro fechar o ângulo e mandou para fora.
O Nacional, no entanto, conseguiu tomar o controle da partida. Nico López não marcou por alguns centímetros, pois mandou uma bomba e a bola explodiu no travessão. Otero também acertou o poste em cobrança de falta nos acréscimos.
López teve outra chance, levando na direita na área, mas a marcação colorada fechou bem. Morales ainda exigiu defesa de Anthoni em chute de fora da área. O goleiro também salvou o time após uma saída de bola bizarra de Fernando.
Não apenas o arqueiro do Inter, Mejía precisou trabalhar em boas chegadas. Bernabei finalizou forte e o panamenho parou o lateral da mesma forma que impediu gol rasteiro de Gustavo Prado quase que na sequência. O goleiro do time uruguaio só não conseguiu parar Aguirre, literalmente no último minuto, marcando em contra-ataque.