Libertadores

Atlético-MG quer manter escrita de terror dos argentinos contra o River Plate

Galo tem histórico muito favorável quando encontra equipes argentinas na Libertadores

Enfrentar um adversário argentino na Libertadores é um problema grande pra vários times, mas não para o Atlético-MG. O Galo recebe o River Plate nesta terça-feira (21), às 21h30, para o primeiro duelo das semis da competição, e espera manter a escrita de carrasco dos hermanos.

O Atlético teve pela frente times argentinos em mata-mata de Libertadores cinco vezes, e em todas saiu classificado. Inclusive, uma delas contra o próprio River Plate, quando o Galo deu um baile no time de Gallardo, Julian Álvarez, Enzo Fernandez e companhia, em 2021.

Nas outras oportunidades, o Atlético eliminou o Newell’s Old Boys (semis – 2013), o Racing (oitavas – 2016), o Boca Juniors (quartas – 2021) e o San Lorenzo (oitavas – 2024).

O Galo ainda carrega uma invencibilidade de 11 anos contra argentinos na Libertadores. A última derrota foi nas semifinais de 2013, por 2 a 0 para o Newell’s, que foi revertido em casa com o Alvinegro avançando nos pênaltis. De lá pra cá, são 13 jogos sem perder. Confira:

  • Semifinal de 2013: Atlético (3) 2×0 (2) Newell’s Old Boys
  • Oitavas de 2016: Racing 0x0 Atlético
  • Oitavas de 2016: Atlético 2×1 Racing
  • Fase de grupos de 2017: Godoy Cruz 1×1 Atlético
  • Fase de grupos de 2017: Atlético 4×1 Godoy Cruz
  • Oitavas de 2021: Boca Juniors 0x0 Atlético
  • Oitavas de 2021: Atlético (3) 0x0 (1) Boca Juniors
  • Quartas de 2021: River Plate 0x1 Atlético
  • Quartas de 2021: Atlético 3×0 River Plate
  • Fase de grupos de 2024: Atlético 2×1 Rosario Central
  • Fase de grupos de 2024: Rosario Central 0x1 Atlético
  • Oitavas de 2024: San Lorenzo 1×1 Atlético
  • Oitavas de 2024: Atlético 1×0 San Lorenzo

O histórico geral do Atlético contra argentinos também é bom. São 41 jogos oficiais, com 20 vitórias atleticanas, 11 empates e 10 derrotas. O Galo está motivado, pois acabou de garantir vaga na final da Copa do Brasil, mas já virou a chave para a Libertadores.

— Vai ser um jogo histórico. Não é casualidade que o Galo e o River Plate estejam na semifinal da Libertadores. Sabemos que o River é um clube, historicamente, copeiro. Estamos com o desejo de ser campeão, eles também. Será um confronto muito lutado, disputado — disse o argentino Battaglia, que defende o Galo nessa luta

Milito reencontra Gallardo

Velhos conhecidos, os argentinos Gabriel Milito e Marcelo Gallardo vão se encontrar pela 10ª vez como adversários na beira do campo. O atual técnico do Galo enfrentou o comandante do River Plate quando treinou o Estudiantes e o Argentinos Juniors.

O histórico, nesse caso, é bem favorável ao treinador do River. Gallardo venceu cinco, enquanto Milito só uma, além de três empates.

Os dois, inclusive, já se desentenderam em jogo de Libertadores, em 2021. Apesar disso, mantém uma relação saudável, e se elogiaram recentemente.

— O Atlético é um time duro, como todos aqueles que estão nas semifinais da Copa Libertadores. Eles têm um treinador muito bom, nos conhecemos e já nos enfrentamos diversas vezes. Sua equipe tem uma marca registrada pela forma que pensa e vive o treinador — disse Gallardo

Já Milito brincou que Gallardo “tem algo especial” com a Libertadores, pois já a venceu duas vezes e chegou longe em outras várias oportunidades.

O River tem um grandíssimo treinador, que voltou e tem uma história impressionante. Ele tem uma mentalidade ganhadora e muito competitiva. Transmite isso aos jogadores. Os jogadores creem nele e o seguem. Ele, no mata-mata, é um treinador que transmite essa valentia ao seu time — afirmou o técnico atleticano

Nacho revê o Atlético

Multicampeão pelo Atlético em 2021, Nacho Fernandez (que chegou ao clube justamente vindo do River), retornou a Argentina em 2023. Ele é titular do time de Gallardo, apesar de não viver um grande momento e receber algumas críticas.

O meia é muito querido pela torcida do Atlético pela curta, mas impactante passagem pelo clube. Em 2021, por exemplo, ele marcou contra o River, no Monumental, dando vitória ao Galo nas quartas da competição.

Nacho Fernandez contra o River, pelo Galo, em 2021
Pelo Galo, Nacho eliminou o River em 2021, mas agora está do lado argentino de novo (Pedro Souza/Atlético)

Será a primeira vez de Nacho Fernandez na Arena MRV. Quando ele deixou o clube, a Casa do Galo ainda não tinha sido inaugurada.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo