Libertadores

Palmeiras tem missão de motivar jogadores após recusar propostas milionárias

Gustavo Gómez, Luan, Piquerez, Vanderlan, Zé Rafael, Rony e o próprio técnico Abel Ferreira foram alvos do futebol internacional, mas não saíram

O Palmeiras tem sofrido com o assédio a seus jogadores desde o início deste mês, com a abertura da janela de transferências para clubes do exterior. As propostas mexeram com os atletas, mas a diretoria alviverde manteve a estratégia de segurar os titulares. De acordo com o técnico Abel Ferreira, ele próprio e mais sete jogadores receberam ofertas.

Coube principalmente a Abel e ao diretor de futebol Anderson Barros conversar com os jogadores. Um dos argumentos utilizados é que os atletas têm chance de conquistar a Libertadores e ficar ainda mais marcados na história do Palmeiras. Sob o comando de Abel, o time já faturou dois títulos do principal torneio da América do Sul.

Quem recebeu proposta para sair do Palmeiras?

  • Gustavo Gómez
  • Luan
  • Piquerez
  • Vanderlan
  • Zé Rafael
  • Rony
  • Abel Ferreira

Os nomes foram revelados pelo próprio Abel Ferreira em entrevista coletiva no último sábado, após a vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, no Allianz Parque. A equipe voltou a ganhar depois de cinco jogos, com três empates e duas derrotas, incluindo a eliminação para o São Paulo nas quartas de final da Copa do Brasil.

— Os jogadores tiveram e o treinador também teve (proposta). Quando assinamos contratos, temos obrigações. Se chegar aqui e quiser sair, tem que pagar a cláusula. Se o clube entender que a oferta é baixa, e é baixa para esses jogadores, mas se chegar um clube e pagar a cláusula do Luan, do Gómez, do Zé Rafael, do Rony, do Vanderlan, do Piquerez ou do treinador… Todos os jogadores que eu disse tiveram ofertas. Portanto, vamos focar naquilo que nós controlamos. São muitos zeros, eu entendo, já ganhei alguns quando eu era jogador, ganho mais um bocadinho agora, mas não é por isso que me movo. Me movo por convicção, por aquilo que eu acredito.

Palmeiras convive com queda de rendimento após ofertas

Para Abel, dois motivos explicam a queda de rendimento do Palmeiras desde o fim do mês passado, quando os campeonatos pararam para a Data Fifa: a parte física dos jogadores e as propostas com a abertura da janela de transferências. Depois de conversar com o elenco, o treinador disse que o grupo está “alinhado”.

— Tivemos baixa de rendimento de muitos jogadores ao mesmo tempo. Umas por parte física, outras por tantas ofertas, empresários a ligar constantemente, isso deve mexer com a cabeça deles. Mexeu comigo, mas foi só por uma noite, e com eles seguramente também mexe. Estamos todos alinhados agora, recuperar as nossas forças e procurar fazer o que sempre fazemos. Já ganhamos dois títulos este ano e temos mais dois a disputar — projetou Abel.

A resposta do elenco foi positiva, segundo o treinador. O Palmeiras dificilmente vai brigar pelo título do Brasileirão, por estar a 12 pontos do líder Botafogo. O foco principal é o mata-mata da Libertadores. O adversário das oitavas de final será o Atlético-MG, com os jogos disputados nas primeiras semanas de agosto.

— Eu serei o primeiro a sair quando não sentir vontade e ambição dos meus jogadores. Quando isso acontecer, ninguém precisa me empurrar — disse Abel.

A comissão técnica trabalha para ter todos os jogadores 100% para o duelo com o Atlético-MG. Até por isso, o atacante Dudu desfalcou a equipe nas duas últimas partidas. Ele se queixava de dores na panturrilha e tem sido preservado. Rony é outro que chegou a ser preservado contra o Inter, mas voltou diante do Fortaleza.

Foto de Guilherme Amaro

Guilherme Amaro

Guilherme Amaro é repórter da Trivela desde julho de 2023. Antes, passou por SBT, Estadão, LANCE! e Federação Paulista de Futebol.
Botão Voltar ao topo