GamesLibertadores

EA Sports anuncia Libertadores no Fifa 20 e promete: terá Flamengo e Corinthians

Flamengo e Corinthians há anos são exclusivos do PES, mas o Fifa acaba de garantir sua presença já em sua atual edição. Como? Possivelmente, a EA Sports se aproveitou de uma brecha jurídica e, ao anunciar a chegada da Copa Libertadores e da Sul-Americana em março de 2020, levou de quebra todos os times que disputam as competições continentais.

[foo_related_posts]

A empresa divulgou nesta quarta-feira (20) a inclusão das competições da Conmebol no Fifa 20. Os esperados torneios sul-americanos virão como opção de download e serão oferecidos aos proprietários do jogo de forma gratuita, mas teremos que ter paciência: a atualização vem apenas em março de 2020.

A novidade poderá ser baixada gratuitamente para quem tem Fifa 20 para PlayStation 4, Xbox One e PC e estará disponível nos seguintes modos de jogo: Ultimate Team, Modo Carreira, Jogo Rápido e Modo de Torneio CONMEBOL Libertadores.

O acordo inclui todas as competições de clubes da Conmebol. Ou seja, serão jogáveis a Copa Libertadores, a Sul-Americana e até mesmo a Recopa.

A primeira pergunta que surge então é: se, por exemplo, Flamengo e Corinthians são exclusivos da Konami, como é que a experiência será autêntica no Fifa 20? Bom, o anúncio da EA Sports não explica como, mas revela que, sim, Flamengo e Corinthians, assim como Palmeiras, São Paulo e Vasco, entre outros, estarão no jogo.

“Viva a experiência de alguns dos melhores jogadores do mundo com camisas pesadas como as de River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco da Gama e Colo-Colo”, diz o comunicado desta quarta-feira.

[produto_amazon1] [produto_amazon2]

No Manual de Direitos Comerciais e de Marketing de 2019 da Conmebol, podemos achar a possível brecha encontrada pela EA Sports para contornar a exclusividade das equipes brasileiras e de outras estrangeiras, como o Boca Juniors, para trazer uma Libertadores de fato completa.

Licenciamento para videogames

“No que diz respeito especificamente aos videogames, os direitos licenciados pelos clubes neste Manual incluem, mas não se limitam a, uso coletivo da imagem dos jogadores e treinadores em grupo (de acordo com as dinâmicas técnicas e representações estéticas usuais em videogames) e ao uso da propriedade intelectual dos clubes (incluindo, mas não se limitando a suas marcas, distintivos, uniformes, insígnias e mascotes) para uso irrestrito em videogames em que os torneios serão apresentados.

Os referidos videogames poderão ser comercializados pela CONMEBOL a terceiros para a sua exploração comercial, e os clubes garantem à CONMEBOL que tais direitos estão livres de encargos ou limitações.”

Por fim, em conjunto com a novidade, a EA Sports divulgou também a criação de uma competição de Fifa chamada eLibertadores, que dá aos jogadores sul-americanos um caminho na Fifa 20 Global Series. A final do torneio sul-americano terá oito participantes do PS4 e do Xbox One e acontecerá nos dias 7 e 8 de março de 2020, com um prêmio total de US$ 100 mil. A produtora do game diz que mais informações sobre a competição digital serão reveladas em dezembro.

Pelo material de divulgação, é possível entender que todos os times das competições da Conmebol estarão devidamente licenciados. Entraremos em contato com a EA Sports para esclarecer isso e atualizaremos a nota se tivermos alguma resposta.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo