Libertadores

Com ecos do vexame, Fortaleza precisa de estreante para deixar oitavas em aberto

Leão precisou contar com novo jogador para conseguir manter o placar zerado contra o Vélez Sarsfield no mata-mata da Libertadores

Após tomar cinco do Botafogo em casa, o Fortaleza voltou ao Castelão nesta terça-feira (12) pela ida das oitavas de final da Libertadores. Ainda com impactos do vexame, seja pela pouca confiança dos jogadores ou o público modesto da torcida do Leão, a partida foi péssima e o placar terminou 0 a 0 com o Vélez Sarsfield.

E esse resultado só foi possível graças ao novo contratado do time. O goleiro Helton Leite, no banco no último final de semana e titular pela primeira vez após chegar vindo do Deportivo La Coruña, fez duas defesas incríveis no fraco primeiro tempo do time cearense.

Ele precisou, na cara do gol, parar o centroavante Braian Romero, que chutou forte em cima do arqueiro. Leite também precisou se esticar todo para pegar uma cabeçada de Mammana após escanteio na segunda trave.

Na etapa final, porém, o Fortaleza melhorou. Criou chances, teve bola tirada em cima da linha e obrigou intervenções do goleiro argentino Tomás Marchiori. Pecou na efetividade das finalizações e acaba sem vantagem para volta, marcada para a próxima terça (19), no Estádio José Amalfitani.

Mesmo menos com a bola, Vélez é melhor que Fortaleza no 1º tempo

As propostas dos dois times ficaram claras desde o início. O dono da casa, apoiado pela torcida, dominava a bola e tentava atacar em jogadas que exigiam paciência pela defesa adversária bem fechada. Até por isso o Leão teve muita dificuldade em encontrar espaços e, até os acréscimos, não tinha feito o goleiro Marchiori trabalhar.

É verdade que Marinho, em chute na rede pelo lado de fora, levou perigo, mas a melhor oportunidade veio em uma tentativa que nem foi finalização: ao tentar cruzar, Breno Lopes viu a bola tomar o rumo do gol e o arqueiro do Vélez interviu. A primeira defesa de Marchiori contrasta com o quanto Helton Leite precisou trabalhar.

O atacante Marinho em jogo entre Fortaleza e Vélez
O atacante Marinho em jogo entre Fortaleza e Vélez (Foto: Divulgação/Conmebol)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Leão melhora, mas é pouco para mudar o placar

Foram quase 30 minutos de bom futebol do Fortaleza no retorno do intervalo. Se impondo frente ao adversário, ficou a detalhes de abrir o placar. Marinho quase surpreendeu o goleiro com cruzamento de longe que quase virou um golaço. Em jogada depois anulada por impedimento, Breno Lopes antecipou Marchiori em cabeçada e Elías Gómez tirou em cima da linha.

Ainda teve boa trama de passes por dentro que terminou em chute de Breno Lopes no meio do gol — a única finalização certa do lado brasileiro no jogo — e chute de primeira para fora de Kervin Andrade em escanteio ensaiado na segunda trave.

Com algumas alterações, o Vélez conseguiu se arrumar no jogo. Em falha de Diogo Barbosa, deixou Machuca, emprestado pelo Leão, na cara do gol, onde chutou cruzado para fora. Após a expulsão de Matheus Rossetto, a partida perdeu ainda mais o ritmo e confirmou-se o empate.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo