Libertadores

Flamengo conta com a ajuda do Millonarios para se garantir nas oitavas da Libertadores

Dois dos três gols do Rubro-Negro tiveram participação direta da defesa visitante, que teve noite tenebrosa no Maracanã

O Flamengo venceu o Millonarios por 3 a 0 na noite desta terça-feira (28), em jogo válido pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores. Pedro, duas vezes, e Juan Pablo Vargas, contra, construíram a vitória rubro-negra ainda no primeiro tempo. Mais uma atuação convincente da equipe de Tite, que mostrou todo o seu poder para mais de 60 mil no Maracanã.

O momento é de retomada, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores, ainda que não seja da maneira esperada, ajuda bastante nisso.

O que aconteceu de melhor no jogo?

  • A defesa do Millonarios bobeou, e Pedro abriu o placar para o Flamengo antes dos dez minutos;
  • O Rubro-Negro conseguiu o segundo rapidamente, em nova pixotada da zaga do Millonarios, que viu Juan Pablo Vargas marcar gol contra;
  • Matias Viña entrou na vaga de Ayrton Lucas, que teve um problema na coxa esquerda, e concedeu assistência para Pedro ampliar ainda mais a vantagem;
  • No mais, o Flamengo soube administrar a vitória com tranquilidade, diante de um Millonarios entregue;
  • O principal destaque dos colombianos ficou pela sua torcida, que apoiou de maneira incessante, mesmo eliminado e goleado;
  • Garotos do Ninho como Paquetá, Vinicius Souza e Reinier, acompanharam a partida de um camarote no Maracanã.

Flamengo conta com ‘ajuda’ do Millonarios para encaminhar vitória

Assim como na goleada sobre o Bolívar, o Flamengo conseguiu abrir o placar logo no início da partida. Dessa vez, no entanto, contou com colaborações luxuosas da defesa do Millonarios para até ampliar a vantagem. O primeiro foi marcado por Pedro, em bobeira do goleirão Montero, que ficou esperando a bola chegar e acabou perdendo o tempo da defesa. O artilheiro só não entrou com bola e tudo porque teve humildade em gol.

A equipe rubro-negra continuou pressionando, e a jogada do gol começou de maneira inusitada. David Luiz carregou como um lateral direito e serviu Gerson, que mandou para a área. O zagueiro Vargas se assustou e desviou, tirando completamente as chances de defesa de Montero. Um erro crasso e um gol contra construíram a vitória rubro-negra.

O primeiro tempo já caminhava para o fim sem novas emoções. O Flamengo controlava bem a partida e sabia explorar bem os espaços cedidos pelo Millonarios, péssimo na defesa, e que só teve uma oportunidade clara de gol. Apesar disso, ainda deu tempo de Pedro marcar seu segundo gol, com assistência magistral de Matias Viña. O uruguaio entrou na vaga de Ayrton Lucas e, com pouco mais de dois minutos em campo, deu o passe decisivo.

Segundo tempo protocolar

O repórter que vos fala até gostaria de falar um pouco mais sobre a etapa complementar, mas ela foi bem administrada pelo Flamengo. Uma chance aqui, outra ali, mas nada que assustasse muito o goleiro Montero. Somente Cebolinha arrancou um suspiro da torcida, com finalização rente à trave.

O destaque do segundo tempo acabou sendo negativo, já que Bruno Henrique foi expulso por entrada criminosa. O atacante desfalca o Flamengo no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, cujas datas ainda não foram definidas.

O Millonarios, por sua vez, até ameaçou sair um pouco mais para o jogo, mas encontrou dificuldades dentro das próprias limitações.

A vitória do Flamengo garantiu a vaga nas oitavas de final da Libertadores (Foto: Celso Pupo/Fotoarena/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

Presenças ilustres e destaque para a torcida do Millonarios

O algo a mais da partida veio das arquibancadas. De férias dos seus respectivos clubes na Europa, Lucas Paquetá, Vinicius Souza e Reinier acompanharam a vitória do Flamengo de um camarote no Maracanã. Os Garotos do Ninho foram ovacionados pela torcida presente, especialmente o primeiro, que está vivendo um momento delicado por conta da investigação de possível manipulação de resultados.

Outro destaque foi a torcida do Millonarios. Os colombianos vieram em peso ao Rio de Janeiro e fizeram uma festa impressionante. Mesmo eliminados e goleados no Maracanã, apoiaram os 90 minutos e mostraram que o amor ao clube vem acima de tudo.

O nome do jogo: Pedro

E não poderia ser diferente. Autor de dois dos três gols do Flamengo, Pedro foi o jogador mais participativo do ataque e criou oportunidades de maneira incessante. É o artilheiro do time na Libertadores e na temporada, com 22 tentos em 27 partidas. Grande fase de um grande jogador.

E agora, Flamengo?

A vitória classificou o Flamengo para as oitavas de final da Libertadores em segundo, já que o Bolívar bateu o Palestino em La Paz. O próximo compromisso do Flamengo marcará a volta ao Campeonato Brasileiro, que ficou paralisado por duas rodadas. Dessa forma, o Rubro-Negro volta a campo no domingo (2), a partir das 16h (de Brasília), para enfrentar o Vasco da Gama. O Clássico dos Milhões será disputado no Maracanã.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo