Pechincha do Bahia prova que é o melhor do reforço de 2025 em triunfo na Libertadores
Tricolor baiano bate Nacional, no Uruguai, e conquista primeiros três pontos na Libertadores 2025

O Bahia fez uma noite sul-americana de manual nesta quarta-feira (9). Frente ao Nacional, tricampeão da América, em pleno Gran Parque Central, a equipe de Rogério Ceni esteve segura o jogo todo, teve as melhores chances e venceu por 1 a 0 pela segunda rodada do grupo F da Libertadores. A vitória magra veio com gol solitário da melhor contratação do futebol brasileiro em 2025.
Erick Pulga, contratado por apenas R$ 18,8 milhões junto ao Ceará, tem sido um dos destaques do Tricolor na temporada. Ponta esquerda habilidoso, ele gera jogo, cria chances e marca gols, como fez hoje. Em linda jogada por dentro, de pé em pé, o atacante de 24 anos pegou a sobra na área e deu uma linda chapada, direto às redes aos 19 minutos do segundo tempo.
O jogador já tinha criado a jogada do gol de Jean Lucas, na primeira rodada do torneio continental, essencial no empate em 1 a 1 com o Internacional que dá a liderança do grupo até aqui para o Bahia.
Outra atuação de destaque de Pulga, autor de seis gols e cinco assistências em 19 jogos no ano, também exemplifica o porquê do time baiano ter recusado 8,5 milhões de euros (R$ 51 milhões) de um clube árabe por ele no último mês, segundo o portal “ge”.
🙌🇱🇺 SOLTA O GRITO, BAHÊA!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 9, 2025
⚽️ Pulga 😍 @ecbahia
🏆 CONMEBOL #Libertadores 🔛 pic.twitter.com/6f7ZUzlVfy
Bahia é levemente superior no 1º tempo
Após um início muito físico, de muitas disputas e sem muita chance, a partida começou a ganhar um ritmo interessante para os brasileiros a partir dos 36. Nesse momento, Lucho Rodríguez quase marcou um golaço de falta, mas o chute passou rente à trave enquanto o goleiro adversário só assistiu. Quase na sequência, em sobra de escanteio, Santi Arias foi bloqueado em uma finalização que poderia levar perigo.
Cauly teve sua chance ao sair na cara do gol, só não contava com uma antecipação perfeita de Luis Meíja, que deu um tapa na bola que desarmou o meia. Quando o relógio entrou nos acréscimos, Pulga fez boa jogada na esquerda e cruzou para defesa uruguaia afastar.
Antes dessas chances, o Tricolor se aproximou da meta rival em chute de fora de Cauly sem perigo e outra batida de Jean Lucas bloqueada.
O Nacional, mesmo em casa, praticamente não assustou o goleiro Ronaldo. No máximo, uma falta cobrada por Otero que foi para fora.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Pulga coloca justiça no placar, mas Tricolor sofreu pressão
O gol de Pulga acontece aos 19 minutos, mas antes o Tricolor já tinha chegado com perigo. Jean Lucas, como importante peça ofensiva, teve duas finalizações que poderiam ser gols — errou uma, foi bloqueado em outra.
O outro lado, porém, também chegou. Ronaldo teve que trabalhar em mais de uma oportunidade, seja em chute de longe de Herazo ou batida cruzada de Yonathan Rodríguez. Ainda teve chances de Millán, mais uma de Hezaro e Nico López que assustaram o lado brasileiro. No fim, saiu a vitória com a assinatura de Erick Pulga.