Coudet valoriza “Inter protagonista” e destaca mudança de postura do time
Após três semanas, argentino vence primeira no Internacional em partida mais importante do ano

O Inter encontrou dificuldades, sofreu, mas com emoção eliminou o River Plate nos pênaltis nesta terça-feira (8) e avançou para as quartas de final da Copa Libertadores. O técnico Eduardo Coudet salientou as qualidades do adversário para valorizar ainda mais a vitória. O treinador ainda destacou as mudanças que foram realizadas no time nas últimas semanas.
Coudet está há três semanas no Inter e ainda não havia conseguido vencer. O primeiro resultado positivo veio justamente na partida mais importante para o clube até o momento na temporada. A saída de Mano Menezes e a chegada do técnico argentino era justamente para renovar as chances de classificação e deu certo.
+LEIA MAIS: Inter tem Rochet como protagonista e elimina o River Plate na Libertadores
Inter elimina um dos principais times da Libertadores
O River Plate era tido como um dos favoritos a conquistar a Copa Libertadores 2023. Jogando de igual para igual nas duas partidas, o Inter foi coroado com a vaga nos pênaltis, no Estádio Beira-Rio. O técnico Eduardo Coudet valorizou a força do adversário, mas principalmente do próprio grupo de jogadores.
– Enfrentamos um rival que era um sério candidato a ganhar a Copa, que vinha jogando muito bem e tem grandes jogadores. Eu queria que chegasse a hora da partida porque era algo que o grupo vinha perseguindo. Esse grupo vem trabalhando muito e evoluindo. A gente sabia que chegaríamos melhores fisicamente que no primeiro jogo e isso influencia muito.

Inter esteve confiante contra o River Plate
Diferente de outros momentos, o Inter estava confiante e com outra postura. O Colorado não aceitou calado lances polêmicos. Reclamou, protestou e demonstrou personalidade principalmente com jogadores experientes. Essa mudança de comportamento era algo que Coudet desejava.
– Eu sabia da confiança que eu precisava passar. Nós trabalhamos muito forte nos últimos dias. Tivemos mudança na maneira de pensar e de jogar. Leva tempo sempre. Faz três semanas que estou aqui, então o mérito maior é dos jogadores.
– Tento que meus times sejam protagonistas. Para isto nos preparamos. Não vejo méritos meus. Tentei dar ferramentas aos jogadores para se sentirem bem nos jogos.
– Depois que voltamos de Buenos Aires, eu vi o grupo muito convicto de que poderíamos passar. Me deu certa tranquilidade.
Estratégia para vencer o River Plate
O Internacional aprendeu com a partida de ida. Na Argentina, o Colorado fez um bom primeiro tempo e foi vencendo por 1 a 0 para o intervalo, mas levou a virada na etapa final dando espaço ao ataque do River Plate. Solari aproveitou e marcou duas vezes. Coudet criou uma estratégia de proteção e ataque.
– Com a entrada de Solari no lugar do Nacho, fizemos saída de três para deixar o Renê atrás. Solari podia criar chances como no jogo anterior. Temos jogadores rápidos. Enner é rapidíssimo e queríamos aproveitar estes espaços para ter o um contra um.
Inter de Coudet precisa correr
O Colorado ainda não corre nem perto do que Coudet espera. O treinador salientou que esperava uma evolução mais rápida, mas se surpreendeu com a defasagem física do elenco. Para o treinador, o Inter precisa ser intenso e isso será trabalhado para a sequência da atual temporada.
– Sempre acho que podemos correr mais. Tenho certeza que vamos correr mais. Costumo dizer que o Inter não anda, o Inter corre. É assim que precisar ser.

Inter enfrenta o Bolívar na próxima fase da Copa Libertadores
O Bolívar também precisou ganhar sua classificação nas penalidades. Após vencer o Athletico Paranaense em casa e perder fora na volta, o clube boliviano garantiu sua vaga para as quartas de final também com emoção.
Os enfrentamentos entre Inter e Bolívar ainda não estão marcados, mas acontecerão nas semanas de 23 e 30 de agosto. Coudet evitou projetar com detalhes os confrontos, mas garantiu não esperar facilidade.
– Vamos enfrentar uma dificuldade importante com a altitude, e um grande rival que eliminou o Athletico Paranaense. Temos a confiança de poder ganhar em casa. Temos que repetir coisas, melhorar outras. Sempre há erros. Hoje vi muitas virtudes.
Próximos jogos do Internacional
- Botafogo, sábado (12), às 21h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro, pelo Brasileirão
- Fortaleza, segunda-feira (21), às 20h (horário de Brasília), em Porto Alegre, pelo Brasileirão