Libertadores

Novo talismã de Ceni brilha e Bahia arranca empate na altitude contra o Strongest

Tricolor de Aço decide a vaga em casa, na Arena Fonte Nova, na próxima terça-feira

Na noite desta terça-feira (18), o Bahia arrancou empate precioso contra o The Strongest, no Estádio Hernando Siles, em jogo válido pela ida da segunda fase da Pré-Libertadores. Recém-contratado, Willian José marcou o gol do Tricolor de Aço.

Aposta de Rogério Ceni para o segundo tempo, o camisa 12 mostrou oportunismo na jogada em que balançou as redes. Em cinco partidas com a camisa do Bahia, o atacante de 33 anos já anotou três tentos.

Willian José rescindiu com o Spartak Moscou, da Rússia, e chegou ao Tricolor sem custos. Com longa carreira na Europa, o mais novo “talismã” de Ceni acumula passagens por Betis, Real Sociedad, Real Madrid B, Zaragoza, Las Palmas e Wolverhampton. No Brasil, ele já defendeu São Paulo, Grêmio e Santos.

Números mostram que empate contra o Strongest na altitude não é mau resultado

Vencer o The Strongest em La Paz não é para qualquer um. A equipe boliviana não perde como mandante para times brasileiros há 12 anos na Libertadores. 

O último time brasileiro a vencer o Tigre na altitude foi o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho, em 2013 — ano de título para o Galo. De lá para cá, São Paulo, Athletico-PR, Internacional, Santos, Fluminense e Grêmio sucumbiram na missão de derrotar o gigante boliviano na competição continental.

The Strongest contra times brasileiros desde 2013

  • 2024: The Strongest 2 x 0 Grêmio
  • 2023: The Strongest 1 x 0 Fluminense
  • 2022: The Strongest 5 x 0 Athletico-PR
  • 2021: The Strongest 2 x 1 Santos
  • 2017: The Strongest 1 x 1 Santos
  • 2016: The Strongest 1 x 1 São Paulo
  • 2015: The Strongest 3 x 1 Internacional
  • 2014: The Strongest 2 x 1 Athletico-PR]
  • 2013: The Strongest 2 x 1 São Paulo
  • 2013: The Strongest 1 x 2 Atlético-MG

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como foi The Strongest x Bahia pela Libertadores

Bola no travessão, milagre do goleiro e pressão para cima dos donos da casa. O Bahia encurralou o Strongest e ficou muito perto de abrir o placar nos primeiros minutos. O gol não saiu, mas com cinco no relógio, o Tricolor de Aço passou a jogar em vantagem: por entrada forte em Ademir, Ursino recebeu cartão vermelho direto e deixou o time boliviano com 10 jogadores. 

Em superioridade numérica em campo, o Bahia seguiu agredindo o Strongest. A equipe brasileira empilhou chances claras e abusou dos gols perdidos. O castigo veio. Na primeira e única chegada do time boliviano, Sebastián Guerrero recebeu em profundidade, nas costas de Gilberto, e bateu de primeira, na saída de Marcos Felipe. 

Veio o segundo tempo, e a tônica da partida se manteve a mesma: Bahia com mais posse de bola e Strongest apostando nos contra-ataques. Era um jogo de paciência, e os comandados de Ceni persistiram até o gol de empate.

Aos 23 minutos, Banegas espalmou chute de Cauly, a bola ficou viva e caminhando lentamente em direção à baliza. Na hora certa e lugar certo, Willian José se atirou e a empurrou para deixar tudo igual.

Torcida do Bahia presente no Estádio Hernando Siles
Torcida do Bahia presente no Estádio Hernando Siles (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)

E agora, Bahia?

Com o empate em La Paz, o Bahia precisa de uma vitória simples para avançar à terceira fase da Libertadores. O Tricolor de Aço recebe o The Strongest na próxima terça-feira (25), a partir das 21h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. 

Próximos jogos do Bahia

Bahia x Juazeirense — Campeonato Baiano — 22/2, às 18h30;
Bahia x The Strongest — Copa Libertadores — 25/2, às 21h30;

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo