América do Sul

Guerrero segue suas andanças e vira reforço da LDU para a Sul-Americana

Atacante teve uma passagem apagada pelo Racing e, após rescindir o contrato, vai atuar no Equador pela LDU Quito

Paolo Guerrero deixou seu melhor futebol para trás há alguns anos. No entanto, o centroavante continua aproveitando a reta final de sua carreira para fazer uma viagem ao redor da América do Sul. Depois de atuar por uma década no futebol brasileiro, Guerrero teve recentemente sua primeira experiência na Argentina. Não deixou muitas saudades no Racing, com apenas três gols em 22 partidas. Já nesta sexta-feira, o peruano de 39 anos desembarcou no Equador: reforçará a LDU Quito na sequência da Copa Sul-Americana e também na metade final do Campeonato Equatoriano.

Em suas redes sociais, a LDU anunciou Guerrero como seu novo “killer”. Deu ares épicos ao vídeo de apresentação, com gols do veterano misturados a imagens de guerreiros com armaduras de aço. Por enquanto, os Albos apostam no peruano só até o final da temporada, mas o contrato permitirá uma ampliação do vínculo no próximo ano. O centroavante chega sem custos a Quito, depois de rescindir com o Racing na última semana.

A decisão de Guerrero em se transferir para o Equador frustra os torcedores peruanos que esperam vê-lo no futebol local. O centroavante é cria das categorias de base do Alianza Lima, mas não chegou a estrear no time profissional, ao ser vendido muito jovem para o Bayern de Munique. Existia o interesse dos Potrillos no veterano e Jefferson Farfán, companheiro desde os tempos na base, tentou fazer um lobby pelo amigo. Entretanto, Guerrero não chegou a um acordo com os aliancistas. Anteriormente, o artilheiro chegou a prometer que se aposentaria no Alianza.

Como foi a passagem de Guerrero pelo Racing

Guerrero pouco rendeu nos últimos anos de sua carreira. O centroavante não registra dois dígitos de gols numa mesma temporada desde 2019, quando estava no Internacional. Depois das sérias lesões no joelho e da queda de desempenho com os colorados, o veterano passou o final de 2022 em Florianópolis, com o Avaí. Não deixou muitas saudades na Ressacada, sem marcar um gol sequer no último Brasileirão. O mercado brasileiro já parecia ter fechado as portas para o medalhão, quando a transferência para o Racing surpreendeu no início deste ano. Teria a chance de disputar a Copa Libertadores.

Entretanto, nem o estilo de jogo ofensivo do time de Fernando Gago auxiliou Guerrero em sua passagem pelo Cilindro. O atacante permanecia como uma opção na reserva para o Campeonato Argentino e anotou apenas um gol em 15 partidas. Seu melhor rendimento ocorreu exatamente na Libertadores, titular em metade dos compromissos dos albicelestes. O centroavante marcou um gol e deu duas assistências, importante para a classificação da Academia. Porém, mesmo com o time nas oitavas de final, a diretoria resolveu encerrar o contrato do veterano em comum acordo. Em sua saída, Guerrero reclamou da falta de minutos em campo e de confiança no clube.

O prestígio de Paolo Guerrero permanece intacto apenas na seleção do Peru. O centroavante participou da última Data Fifa, de volta à Blanquirroja depois de quase dois anos ausente das convocações. E mostrou serviço. Com a faixa de capitão, a lenda dos Incas participou como titular da vitória sobre a Coreia do Sul e da derrota contra o Japão. Deu inclusive a assistência que valeu o triunfo diante dos sul-coreanos. Sem tantas opções no seu setor, Guerrero ainda parece capaz de seguir no elenco durante o início das Eliminatórias. Recebe o respaldo do técnico Juan Reynoso.

Como está a temporada da LDU

A LDU Quito atualmente é treinada pelo argentino Luis Zubeldía, de 42 anos, marcado por boas passagens à frente do Lanús. Já o elenco reúne outros medalhões da seleção do Equador, como o goleiro Alexander Domínguez e o ponta Renato Ibarra. Guerrero chega com uma experiência singular em alto nível e não dá para duvidar que pode ser útil na rotação dos centroavantes. José Angulo e Walter Chalá são as duas principais opções do setor atualmente.

A LDU terminou o primeiro turno do Campeonato Equatoriano na terceira colocação, oito pontos atrás do Independiente del Valle. Os Albos precisarão vencer o segundo turno para disputar a finalíssima contra o IDV e garantir também uma vaga na fase de grupos da próxima Libertadores. Já a campanha que realmente empolga acontece na Copa Sul-Americana: a LDU está invicta e se classificou na primeira colocação de seu grupo, à frente do Botafogo. O time aguarda Ñublense ou Audax Italiano nas oitavas de final. Guerrero é a aposta para tentar fazer barulho na campanha continental.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo