América do SulArgentinaLibertadores

Grupo 1: Boca Juniors

BOCA JUNIORS

Club Atlético Boca Juniors
Como chegou à Libertadores:
Segundo colocado na tabela de pontos agregados
Melhor campanha: Campeão (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007)
Campanha em 2011/12: Vice-campeão

 

Destaque

Carlos Bianchi. Experiente, motivador e perspicaz, Bianchi é o cara da equipe, e sua primeira missão é deixar a equipe a sua cara. O Virrey tem a mística de quem já conquistou quatro vezes a competição internacional – três pelo Boca Juniors (2000, 2001 e 2003) e um com Vélez Sarsfield (1994), feito que lhe rendeu o apelido de “Mrs. Libertadores”. Adepto do 4-3-1-2, com sete homens defendendo e apenas quatro atacando, seus times são pouco ofensivos, mas não menos eficientes. Estas são algumas das características do Bianchismo, corrente ideológica implantada pelo Virrey (Uma espécie de fusão entre Menotismo e Bilardismo, com o toque de Bianchi).

Ponto forte

Sistema ofensivo. Um homem de referência na área, um atacante pelos flancos, um enganche e um meia, que marca e apoia o ataque. Assim é o esboço do ataque. Apesar da peculiaridade das equipes Bianchistas, de não marcarem muitos gols, os Xeneizes estão bem servidos no setor ofensivo. Embora ataque com poucos homens, o setor consegue criar boas oportunidades. Ademais, o retorno de Román traz ao time mais qualidade nas assistências e nas bolas paradas.

Ponto fraco

Defesa. Apesar de o time defender com muitos jogadores, o setor deixa muitos espaços e sofre com jogadas aéreas, sobretudo, pela falta de jogadores altos. Ademais, possuem deficiências crônicas, como Clemente Rodriguez, que é lento e displicente, assim como o zagueiro Caruzzo. Sosa é um lateral irregular. Outro problema é a reformulação no conceito e na forma de atuar do plantel, que atuou por dois anos com o mesmo treinador – Julio César Falcione. Pode parecer fácil, mas isso demanda tempo.

Até onde pode ir

Pode brigar pelo título.

Time base

Boca Juniors

Técnico: Carlos Bianchi

 

 

VOLTAR AO GUIA

 

 

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo