América do Sul

Día de las velitas: como demonstrar gratidão ao povo colombiano e retribuir o carinho aqui no Brasil

O que o povo colombiano fez pelas vítimas do avião da Chapecoense, pelo clube, para passar conforto e desejar paz às famílias que perderam entes queridos na tragédia e em respeito aos brasileiros no geral foi algo indescritível. Desde o momento do resgate até quando os corpos foram trazidos de volta ao Brasil. Desde os jogadores do Atlético Nacional, que receberam a notícia do acidente e logo pensaram em ceder o título da Copa Sul-Americana à Chape, até os colombianos mais distantes ainda daquela realidade, que, mesmo assim, ficaram extremamente comovidos e, de onde estavam, emanaram energias positivas. Não há palavra, frase, texto, cumprimento que consiga agradecer por completo a essa gente tão cordial por tudo o que fizeram no momento mais triste da história do futebol brasileiro. Mas tem pequenos gestos que podem fazer a diferença nessa tentativa de demonstrar gratidão a eles.

#ForçaChape
VEJA MAIS: Para se guardar à posteridade: na íntegra, o vídeo da noite sublime no Atanásio Girardot

Bem, nos próximos dias 7 e 8, uma data muito especial é comemorada na Colômbia. Trata-se da tradicional festividade chamada Día de las velitas (ou Noche de las velitas), em que se celebram o início das festas natalinas. É uma tradição católica que o povo colombiano uso para celebrar a fé e a esperança junto com a família e amigos, além de fazer projeções para o próximo ano e concentrar suas energias em pensamentos bons. Em síntese, é um momento coletivo de harmonia e serenidade em que pessoas acendem velas e mentalizam coisas melhores, mas que também tem um caráter festivo e alegre. Quer dizer, este ano nem tanto. Como bem sabemos, a Colômbia passa por uma forte turbulência política em função do processo de paz entre as Farc e o governo.

Com a opinião pública literalmente dividida, os colombianos vivem dias difíceis e lidam com incertezas em relação ao futuro do país. É por isso que este ano, a comemoração da Día/noche de las velitas será ainda mais intensa. Os cidadãos irão pedir por paz e sossego, independente de suas convicções e de ‘sim’ ou ‘não’ quando o assunto é o acordo político. E é nessa hora que entram as nossas mínimas retribuições, os agradecimentos e nossa solidariedade. A comunidade colombiana no Brasil celebrará nesta quarta-feira a tradicional festa, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Por que não irmos lá para acender nossa luz em prol de nossos vizinhos? Por que não mostrarmos cordialidade neste momento conturbado da história deles?

Por tudo o que fizeram pela Chape e por todos nós, vale a pena deixar de lado questões religiosas, dependendo do caso, e abraçar essa ideia. Quem puder comparecer, seria muito legal. Além do significado especial que a festividade carrega, as comemorações contarão com comes e bebes típicos da Colômbia. Dependendo da disponibilidade de cada um, vale muito a pena mesmo ir.

Em São Paulo:

* Noche de velitas colombianas @ Paróquia do Divino Espirito Santo, na Frei Caneca – quarta às 18h
https://www.facebook.com/events/1834290793517473

* Dia de las Velitas 2016 @ Igreja Nossa Senhora da Paz, no Glicério – quarta às 18h
https://www.facebook.com/events/1038737022890516

* Noche de Velitas 2016 @ BBQ Locombia, na Vila Madalena – quarta às 19h
https://www.facebook.com/events/1766698693550734

* Noche de velitas @ Sabores de Mi Tierra, em Pinheiros – quarta às 19h
https://www.facebook.com/events/701996509947662

No Rio de Janeiro:

* Luzes pela Paz da Colômbia, na Ladeira Ary Barroso, quarta às 20h https://www.facebook.com/events/657657211062894

[Este post foi inspirado pela publicação da Flávia Durante no Facebook.]

Mostrar mais

Nathalia Perez

Jornalista em formação trabalhando a favor de um meio esportivo mais humano. Meus heróis sempre foram jogadores de futebol, mas hoje em dia são muito mais heroínas.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo