Copa América 2024

Chile é eliminado da Copa América e faz a alegria de Flamengo e Atlético-MG

Empate sem gols com o Canadá em Orlando culminou na queda precoce da seleção chilena

Nem Flamengo e nem Atlético-MG entraram em campo neste sábado (29). Mas rubro-negros e alvinegros tinham um motivo especial para acompanhar futebol no dia. Canadá x Chile se enfrentaram pela Copa América, e a partida era do interesse de ambos os times brasileiros.

O resultado do jogo agradou tanto flamenguistas quanto atleticanos. A seleção chilena empatou sem gols com os canadenses e deu adeus à Copa América. O que isso significa para Flamengo e Galo? Que Erick Pulgar e Eduardo Vargas retornarão aos seus respectivos clubes.

A notícia representa um pequeno, mas importante alívio para Tite e sua comissão técnica. Afinal, o time rubro-negro foi o mais prejudicado (do Campeonato Brasileiro) com desfalques durante a atual edição da Copa América — cinco no total.

Pulgar, peça importante do meio-campo do Flamengo, deve voltar ficar à disposição de Tite a partir da próxima quarta-feira (3), quando o Mais Querido encara o próprio Atlético-MG, na Arena MRV. O mesmo serve para Eduardo Vargas, que vinha sendo bastante utilizado por Gabriel Milito antes do torneio de seleções.

Jogadores de Flamengo e Atlético-MG convocados para Copa América

  • Giorgian De Arrascaeta (Flamengo)
  • Nicolás de la Cruz (Flamengo)
  • Guillermo Varela (Flamengo)
  • Matías Viña (Flamengo)
  • Erick Pulgar (Flamengo)
  • Guilherme Arana (Atlético-MG)
  • Alan Franco (Atlético-MG)
  • Eduardo Vargas (Atlético-MG)

*Contra o Canadá, Vargas foi substituído no intervalo, enquanto Pulgar entrou no segundo tempo

Como foi Canadá x Chile pela Copa América?

O Chile iniciou a última rodada na terceira colocação do Grupo A. Para La Roja era vencer ou vencer no Inter&Co Stadium, em Orlando. Qualquer resultado diferente eliminaria a seleção comandada por Ricardo Gareca

Mesmo contra parede e precisando do triunfo, os chilenos demoraram a entrar na partida. O Canadá começou melhor e não deixou o adversário se criar no ataque. Disputas físicas, jogo truncado e faltas em excesso: essa foi a tônica dos primeiro tempo.

Após início ruim, o Chile colocou a bola no chão, se organizou ofensivamente e passou a dominar as ações. Mas a partir dos 26′, o panorama do jogo mudou novamente. Gabriel Suazo recebeu o segundo cartão amarelo e deixou La Roja com um jogador a menos.

Se aproveitando da superioridade numérica em campo, a seleção canadense — que jogava pelo empate para avançar de fase — passou a ditar o ritmo da peleja.

Veio o segundo tempo, e os chilenos não tinham outra alternativa a não ser partir para cima. Mas não foi o que aconteceu. O Canadá ‘cozinhou' o jogo, praticamente não sofreu na defesa e segurou o 0 a 0. Classificação às quartas de final garantida.

Larin, atacante do Canadá
Larin, atacante do Canadá, em ação contra o Chile (Foto: Divulgação/Twitter seleção canadense)

Quem o Canadá enfrentará nas quartas de final da Copa América?

Único estreante desta 48ª edição da Copa América, o Canadá faz história ao passar de fase e chegar ao mata-mata da competição. O adversário dos canadenses nas quartas de final será definido neste domingo (30).

Segundo colocado do Grupo A, o Canadá enfrentará o líder do Grupo B. No momento, a Venezuela, com seis pontos e já classificada, é quem está na ponta da chave. Equador e México, ambos com três, ocupam segunda e terceira posição, respectivamente.

Jogos da terceira rodada do Grupo B
– México x Equador – 30/06 – 21h – State Farm Stadium
– Jamaica x Venezuela – 30/06 – 21h – Q2 Stadium

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo