América do SulConcacaf
Tendência

Conmebol e Concacaf anunciam novo torneio de clubes, e Copa América 2024 será nos EUA

Como na edição do Centenário em 2016, a Copa América será realizada nos EUA - uma das sedes da próxima Copa do Mundo

Conmebol e Concacaf anunciaram a criação de um novo torneio de clubes, previsto para o ano que vem, que será disputado por duas equipes de cada uma das confederações, o que pode ser um balão de ensaio para uma possível competição continental unificada. As entidades também anunciaram que a Copa América 2024 será realizada nos EUA e terá seis seleções convidadas da Concacaf, como a edição do Centenário, em 2016, também em solo americano.

A principal novidade é esta “competição centralizada de clubes”, ainda sem nome, que será em um estilo “final four”, geralmente com semifinais e final, o que deve acrescentar duas datas ao calendário dos classificados, que serão escolhidos por meio das “competições de clubes existentes”. Os critérios ainda não foram divulgados, mas faria sentido que os campeões da Libertadores e da Champions League da Concacaf estivessem nesse torneio.

Não é de agora que existem discussões sobre uma possível competição unificada de clubes nas Américas, principalmente desde a saída dos mexicanos da Libertadores em 2017. O maior empecilho é que nenhuma entidade quer abrir mão do controle da sua galinha dos ovos de ouro. Esse torneio integrado pode servir como um teste para avaliar interesse, audiência e o quanto o mercado estaria disposto a abrir o bolso. Em resumo, se valeria a pena tentar. As entidades disseram que estão trabalhando para realizar a primeira edição em 2024.

Se recebeu críticas de dirigentes sul-americanos pelo clima dos estádios, e por celebrar os 100 anos da Copa América em outro lugar, a edição do Centenário foi um sucesso comercial e houve interesse de repetir a o formato de alguma maneira em 2020, sem um acordo para concretizá-lo. A ideia seguiu viva, porém, e as seleções sul-americanas terão a oportunidade de se preparar para a Copa do Mundo de 2026 em uma das três sedes.

Além das 10 seleções da Conmebol, haverá seis convidadas da Concacaf, que se classificarão por meio da Liga das Nações da temporada 2023/24 da entidade. “Para a Conmebol, este acordo apoiará as equipes nacionais masculinas em sua preparação para a próxima Copa do Mundo através de uma Copa América ampliada com seis equipes de elite da Concacaf, sediada na região que acolherá a Copa do Mundo 2026. Por sua vez, a Concacaf poderá proporcionar uma competição de altíssima qualidade para suas equipes nacionais masculinas”, disse a nota conjunta.

Haverá uma cooperação parecida no futebol feminino. A Copa Ouro de 2024 da Concacaf contará com oito seleções da entidade. Seus dois representantes na Olimpíada de Paris (EUA e Jamaica ou Canadá) receberão vaga direta, com outras seis classificadas pelas Eliminatórias da Concacaf. A Conmebol enviará quatro times, com base na Copa América de 2022: Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo