América do Sul

Candidatos a dono da América

Com o fim de 2010 os olhos dos principais times da América do Sul estão voltados à disputa da Taça Libertadores 2011. Entrando no clima da maior competição do continente, vamos fazer um exercício de análise e palpitaria para dissecar os seis jogos preliminares e os oito grupos do torneio. Confira, discuta e opine!

Fase Pré-Libertadores

Corinthians x Tolima (COL) (Jogo 1)

Mesmo com o segundo jogo sendo em território colombiano, a equipe paulista é favorita no confronto da pré-Libertadores. Além de ter um melhor time do que o Tolima, também terceiro colocado na ordem de classificação em seu país, a torcida alvinegra também pode fazer a diferença no confronto.

Jaguares (MEX) x Alianza Lima (PER) (Jogo 2)

Parada dura no confronto entre mexicanos e peruanos. A qualidade do futebol do México hoje é superior à das equipes do Peru, mas o Jaguares não tem um time lá tão melhor assim que o Alianza. No palpite ficamos com a equipe do México.

Cerro Porteño (PAR) x Deportivo Petare (VEN) (Jogo 3)

Se tudo correr como o esperado, o Cerro Porteño não deverá ter muitos problemas contra o Petare. Apesar de não ter faturado nem o Apertura, nem o Clausura, o Cerro foi a melhor equipe na tabela acumulada do campeonato paraguaio, o que mostrou a consistência do time na última temporada.

Unión Española (CHI) x Bolívar (BOL) (Jogo 4)

A qualidade do futebol chileno é inegavelmente superior à do boliviano. Não bastasse esse fator, a Unión Española vem em um ótimo momento, após a conquista da Liguilla Libertadores ante adversários de melhor campanha e maior cartaz. Ao Bolívar resta apostar na altitude de mais de 3600 m de La Paz na primeira partida.

Independiente (ARG) x Deportivo Quito (EQU) (Jogo 5)

O atual campeão da Copa Sul-Americana não tem um time de encher os olhos, mas seu pragmatismo e capacidade de decisão em Avellaneda devem garantir o triunfo da equipe argentina. A grande questão é se o Independiente terá fôlego para aguentar a correria do Deportivo na altitude de Quito, local da segunda partida desta fase. Mesmo assim o palpite vai para os argentinos.

Grêmio x Liverpool (URU) (Jogo 6)

Ninguém sabe ao certo se o Grêmio começará 2011 da mesma maneira que terminou 2010. De toda a maneira, o Liverpool não fez um bom torneio Apertura, terminando apenas na oitava posição. Com uma equipe melhor e decidindo no Olímpico, o tricolor é amplo favorito.

Grupos da Libertadores

Grupo 1

Equipes: Universidad San Martín (PER), Libertad (PAR), Once Caldas (COL) e San Luis (MEX)
Palpite para os classificados: Libertad e Once Caldas

Um dos grupos da morte dessa Libertadores, a chave 1 traz nada mais, nada menos, do que os campeões do Peru, Paraguai e Colômbia. Mesmo com o domínio absoluto no peruano, a Universidad San Martín não deve ter poder de fogo o suficiente para bater a consistência do Libertad e do Once Caldas. Os dois times fizeram ótimos torneios no último semestre, com o adendo de, ao contrário, da equipe do Peru, terem grandes adversários em seu país.

Grupo 2

Equipes: Junior Barranquilla (COL), Oriente Petrolero (BOL), León de Huánuco (PER) e Grêmio (palpite do jogo 6)
Palpite para os classificados: Grêmio e León de Huánuco

Devido ao baixo nível de seus adversários, o Grêmio, se conseguir a classificação, deve nadar de braçada no grupo 2. Com três participantes tão nivelados, torna-se difícil apostar no segundo colocado. O Junior Barranquilla foi campeão da Colômbia, teoricamente o campeonato de maior respeito ante o boliviano e o peruano, mas fez um terrível torneio Finalización no último semestre, terminando na 14ª posição, com apenas duas vitórias. Já o León de Huánuco, mesmo sendo vice no Peru, parece ter mais bola do que o campeão da Bolívia.

Grupo 3

Equipes: Argentinos Juniors (ARG), Nacional (URU), Fluminense e América (MEX)
Palpite para os classificados: Fluminense e América

Alvo de protestos por parte dos torcedores do Fluminense, o grupo 3 promete fortes emoções para o atual campeão brasileiro. Além de enfrentar o campeão do Clausura argentino, os tricolores cariocas ainda vão pegar o América do México, já com certa tradição na competição sul-americana, e o Nacional do Uruguai, que apesar de não viver um grande momento, sempre complica os jogos em seus territórios. O Flu é favorito, enquanto América e Argentinos brigam pela segunda vaga. Mas, a bem da verdade, tudo pode acontecer.

Grupo 4

Equipes: Caracas (VEN), Universidad Católica (CHI), Vélez Sarsfield (ARG) e Unión Española (CHI) (palpite do jogo 4)
Palpite para os classificados: Universidad Católica e Vélez Sarsfield

Se depender dos prognósticos, Universidad Católica e Vélez devem conseguir a classificação para a segunda fase sem grandes problemas. A equipe chilena foi campeã em seu país e conta com um time experenciado e talentoso, sobretudo na figura de Mirosevic, artilheiro do campeonato nacional. Já o Vélez teve a melhor pontuação acumulada da Argentina, o que em tese o credencia como o mais capaz entre os representante dos hermanos no torneio.

Grupo 5

Equipes: Santos, Colo-Colo (CHI), Deportivo Táchira (VEN) e Cerro Porteño (PAR) (palpite do jogo 3)
Palpite para os classificados: Santos e Cerro Porteño

Paulo Henrique Ganso, Neymar e Elano. O trio santista deve garantir ao Peixe uma classificação até certo ponto tranquila para a fase seguinte da Libertadores. Na briga pela segunda colocação, Colo-Colo e possivelmente Cerro Porteño farão briga de cachorro grande. No entanto, pelo momento do Ciclón e a reformulação do Cacique, a aposta vai para os paraguaios – desde que se classifiquem na fase pré-Libertadores, é claro.

Grupo 6

Equipes: Internacional, Jorge Wilstermann (BOL), Emelec (EQU) e Jaguares (MEX) (palpite do jogo 2)
Palpite para os classificados: Internacional e Emelec

Tal qual o Santos, o Inter não deverá ter muitos problemas para garantir a primeira colocação em sua chave. O Jorge Wilstermann foi rebaixado de divisão na Bolívia, embora tenha vencido o Apertura 2010, enquanto Emelec e Jaguares, em caso de vitória sobre a Alianza Lima, não têm lá grandes equipes. Para a segunda vaga, os equatorianos partem com ligeiro favoritismo, dado o bom desempenho no campeonato nacional.

Grupo 7

Equipes: Estudiantes (ARG), Guarani (PAR), Cruzeiro e Corinthians (palpite do jogo 1)
Palpite para os classificados: Cruzeiro e Corinthians

Outra das chaves da morte, o grupo 7 certamente reservará grandes emoções para os brasileiros. Além da possível e intensa briga entre Cruzeiro e Corinthians pela classificação, com toda a rivalidade intrínseca criada pela reta final do Brasileirão 2010, ainda há o sempre perigoso Estudiantes, de Verón. A luta deve ser intensa e o palpite fica com os dois times do Brasil pela força de seus elencos.

Grupo 8

Equipes: LDU (EQU), Peñarol (URU), Godoy Cruz (ARG) e Independiente (ARG) (palpite do jogo 5)
Palpite para os classificados: LDU e Independiente

Única equipe capaz de desafiar o poderio de brasileiros e argentinos na América do Sul, a LDU deve novamente ir à uma fase de mata-mata da Libertadores. A briga pela segunda posição deve ser protagonizada por Peñarol e Independiente, em caso de triunfo dos argentinos ante o Deportivo Quito. No duelo entre os dois, o palpite vai para os argentinos, novamente pelo futebol consistente e pragmático que os levou ao troféu da Sul-Americana.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo