‘Insulto’: Bielsa teria colocado jogador do Athletico-PR para ser gandula nos treinos do Uruguai
Não convocado para esta Data Fifa, Agustín Canobbio teria tido desentendimento com técnico do Uruguai
Sob comando de Marcelo Bielsa desde o fim da Copa do Mundo de 2022, o Uruguai deu um salto competitivo no futebol sul-americano.
✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Atualmente, está em segundo nas Eliminatórias para o Mundial de 2026, além de ter eliminado a Seleção Brasileira na Copa América, em junho passado, terminando a competição em terceiro.
Tudo isso convocando e dando oportunidades a muitos jogadores que atuam no Campeonato Brasileiro, casos de Giorgian de Arrascaeta, Nicolás de La Cruz e outros, incluindo o esforçado Agustín Canobbio, do Athletico-PR.
Só que na última convocação de Bielsa para os jogos contra Paraguai e Venezuela chamou atenção a ausência do atacante do Furacão. Ainda mais porque Darwin Núñez está suspenso por 5 partidas e Luis Suárez se aposentará pelo país após a disputa contra os paraguaios. Os escolhidos foram Merentiel, ex-Palmeiras e hoje no Boca Juniors, Luciano Rodríguez, do Bahia, e Tiago Palacios, do Estudiantes.
Então, o que explica a ausência de um jogador que esteve em todas as convocações na era Marcelo Bielsa? A causa, muito inusitada, foi apontada pelo jornalista Diego Jokas, no canal local Teledoce, e os indícios existem desde a chegada após a queda na Copa América.
‘Maltratado' e gandula: Canobbio teria sofrido com Bielsa na Copa América
Após participar de 8 minutos em toda campanha do Uruguai na Copa, Canobbio desembarcou em Montevidéu com a cara feia, parecendo insatisfeito com o resultado. Questionado pela imprensa presente, porém, o jogador passou um recado: “Não é por causa do resultado, vocês vão ver“.
A causa, aparentemente, veio pela forma que teria sido (mal) tratado pelo treinador de 69 anos, chegando a colocar o jogador do Athletico para ser gandula nos treinamentos após xingá-lo.
— Há um argumento para Canobbio reagir assim: maus-tratos por parte do técnico em treino da Copa América. Houve um insulto nos treinos a Agustín Canobbio que foi o que começou a lhe causar desconforto. Bielsa colocou Canobbio como gandula nos treinos — explicou o jornalista Diego Jokas.
Reserva em toda fase de grupos e nas quartas de final frente ao Brasil, Agustín entrou na semifinal perdida por 1 a 0 para a Colômbia aos 44 do segundo tempo e só teve os acréscimos para tocar 8 vezes na bola.
Na disputa pelo terceiro lugar, passou todos os 90 minutos do 2 a 2 no banco, onde ficou bravo, chutou e derrubou objetos após não entrar em campo. O Uruguai venceu o Canadá por 4 a 3 nos pênaltis.
Atacante do Athletico Paranaense se consolidou após Bielsa
Antes de “El Loco” assumir a seleção, Canobbio só tinha sido convocado três vezes, todas em 2022 com o técnico Diego Alonso, sendo parte do elenco que atuou na Copa do Catar. No período, fez quatro partidas, sendo só uma como titular.
Já depois de Bielsa, o atacante foi convocado em sete oportunidades e jogou oito (duas iniciando entre os titulares).
Agora, a ver quanto o episódio e a repercussão afetará na continuidade do jogador de 25 anos no Uruguai.
A convocação do Uruguai para os jogos contra Paraguai e Venezuela
A Celeste Olímpica joga primeiro nesta sexta-feira (6), em casa, contra o Paraguai, dia marcado pela despedida de Suárez.
No dia 10 de setembro, visitará a Venezuela. Veja os convocados para esta Data Fifa:
- Goleiros: Sergio Rochet (Internacional), Santiago Mele (Junior Barranquilla) e Franco Israel (Sporting);
- Defensores: Mathias Oliveira (Napoli), Nahitan Nández (Al-Qadsiah), Sebastián Cáceres (América-MEX), Agustín Sant'Anna (River Plate), Marcelo Saracchi (Boca Juniors), Pumita Rodríguez (Vasco), Santiago Bueno (Wolverhampton), Nicolás Marichal (Dínamo de Moscou), Guillermo Varela (Flamengo) e Lucas Olaza (Krasnodar);
- Meio-campistas: Manuel Ugarte (Manchester United), Nicolás Fonseca (River Plate), Tiago Palacios (Estudiantes), Emiliano Martínez (Midtjylland) e Federico Valverde (Real Madrid);
- Atacantes: Luis Suárez (Inter Miami), Maximiliano Araújo (Sporting), Brian Rodríguez (América-MEX), Facundo Torres (Orlando City), Miguel Merentiel (Boca Juniors), Luciano Rodríguez (Bahia), Cristian Olivera (Los Angeles FC), Facundo Pellistri (Panathinaikos) e Tiago Palacios (Estudiantes).