Argentina

Vida nova no Vélez

Hugo Tocalli é muito conhecido pelo trabalho que realizou na seleção argentina sub-20. Ele foi campeão mundial dessa categoria em 1995, 1997 e 2001, como ajudante de campo de José Pekerman. Já na edição passada, voltou a faturar o título, mas como técnico. No período entre ambas as conquistas, Tocalli foi diretor geral de todas as categorias de base da seleção argentina, além de ter acompanhado Pekerman na seleção principal. Todo esse currículo foi importante para que Tocalli fosse o escolhido para treinar o Vélez em 2008. Mesmo assim, houve gente que não gostou da contratação, pois sua experiência como técnico na primeira divisão argentina era mínima: três partidas como interino, em outubro de 1988. Porém, a estréia do Fortín no Clausura 2008 deixou animado o torcedor da equipe. Houve sustos, é verdade, mas o Vélez conseguiu os três pontos com bons momentos em campo.

O adversário foi o Colón. Atuando em seu estádio, o Vélez chegou a parecer um furacão e fez 3 x 0 nos primeiros 27 minutos. Ainda na etapa inicial, o Colón marcou um gol. Os anfitriões voltaram a mexer no placar aos nove minutos do segundo tempo. Depois veio o sufoco. Tudo começou com a expulsão de Pablo Lima, aos 28. Com um homem a mais, o time de Santa Fe diminuiu a desvantagem para 4 x 3.

Caso Lima tivesse permanecido no gramado até o encerramento do confronto, talvez o Colón não tivesse alcançado mais dois gols. Isso vai ficar na nossa imaginação. Uma coisa, no entanto, é certa: Lima não pode enfrentar este adversário. No Apertura 2007, o atleta já havia recebido um cartão vermelho. Tocalli, após o jogo, demonstrou sua irritação com o fato de o Vélez terminar com dez: “Prefiro sofrer um gol a ter um jogador expulso”.

É com você, Lombardi!

Vamos falar agora sobre mais um técnico que foi destaque na rodada inaugural do Clausura. Trata-se de Caruso Lombardi, do Newell´s. Sua equipe visitou o San Lorenzo, atual campeão do torneio, e venceu. Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, o Ciclón perdeu Ortíz, que recebeu o cartão vermelho. Na etapa final, os Leprosos abriram o placar e aumentaram a vantagem para 2 x 0. Donnet, do Newell´s, também foi expulso. Ele deixou o campo quando a partida estava 1 x 0. Este foi o único encontro da rodada em que o time visitante ganhou.

Para Lombardi, não foi nenhuma novidade derrotar um time considerado grande. Isso já é uma tradição na temporada 2007/8. Como treinador do Argentinos Juniors, ele havia ganho do River, do Racing e do Boca. Depois, trabalhando no Newell´s, venceu o Boca e o Independiente. Só faltava o San Lorenzo para fazer parte desta lista. Agora não falta mais.

O último triunfo, como vimos, foi bastante especial para Lombardi. Todavia, o mais importante ainda não foi dito. Após o encerramento da rodada, o Newell´s deixou a zona de repescagem. É um alívio. Se permanecesse lá até o final da temporada, a equipe de Rosario deveria enfrentar um representante da segunda divisão.

Esse afastamento da repescagem é a conseqüência do belo trabalho que Lombardi está realizando no Newell´s. Desde que estreou, disputou 21 pontos em jogos válidos pelos torneios nacionais e obteve 19. O único adversário que ele não conseguiu derrotar foi o Colón. No dia deste confronto, aliás, o Newell´s deu uma enorme demonstração de garra. Até os 44 minutos da etapa final, o Colón vencia por 1 x 0. Foi aí que Lucero empatou.

LIGERAS

– Em La Plata, o Estudiantes recebeu o Banfield e rapidamente definiu tudo. Seus dois gols foram feitos no primeiro e no oitavo minutos da etapa inicial. Depois do intervalo, o Taladro diminuiu a desvantagem.

– Mais uma partida que teve gol no começo foi Tigre x Gimnasia La Plata. Vice-campeão do Apertura passado, o Tigre sofreu um gol aos três minutos do primeiro tempo. Porém, a virada aconteceu, perto do encerramento do confronto: Morel empatou aos 39 e Suárez garantiu a vitória aos 42. Ambos os atletas haviam iniciado o jogo no banco de reservas.

– Gioda fez o único gol da partida entre a sua equipe, o Independiente, e o Lanús, campeão do Apertura 2007. Mas o gol foi a favor do adversário, que atuou em seu estádio.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo