Argentina

Ultrapassagem na reta de chegada

San Lorenzo e Tigre, as duas equipes que começaram a 16ª. rodada do Apertura na liderança (30 pontos), foram derrotadas por 3 x 1 no último final de semana. Melhor para o Boca, que visitou o San Martín e ganhou por 2 x 1. Agora, os Xeneizes ocupam a primeira posição, com 32 pontos, sem ninguém ao seu lado.

Em seu estádio, o San Lorenzo enfrentou o Lanús, atualmente quarto colocado (28 pontos). Os quatro gols da partida foram marcados na etapa inicial. Sand, autor do segundo gol do Granate, chegou aos 14 e permanece como artilheiro do torneio. Não bastassem a derrota e a perda da liderança, o Ciclón não terá o meia Pablo Barrientos no próximo compromisso, contra o Huracán. O atleta recebeu o quinto cartão amarelo.

O Tigre, atuando em La Plata, foi derrotado pelo Estudiantes, finalista da Copa Sul-Americana e agora dono do sétimo lugar no Apertura (24 pontos). E não é só o San Lorenzo que ganhou um desfalque devido ao quinto cartão amarelo. O Tigre, também. Seu jogador que ficará de fora do confronto diante do River é o zagueiro Norberto Paparatto.

A partida entre San Martín e Boca teve um pênalti desperdiçado, duas expulsões e três gols. Riquelme foi o cobrador do pênalti, defendido pelo goleiro Gutiérrez aos 23 minutos do primeiro tempo. Naquele momento, o placar ainda não havia sido inaugurado. Os atletas expulsos foram os volantes Pérez Castro, do San Martín, e Dátolo, do Boca. Ambos saíram de campo nos descontos da etapa final. Já os gols começaram a aparecer aos 36 minutos do primeiro tempo, quando os Xeneizes fizeram 1 x 0. O time de San Juan chegou ao empate aos 14 minutos da etapa final e o Boca voltou a ficar em vantagem aos 18.

Um dos destaques do encontro foi a dupla de ataque Figueroa-Viatri. Cada um anotou um gol. Antes do jogo, eles ainda não haviam sido titulares juntos. Ambos têm que aproveitar as chances oferecidas pelo técnico Carlos Ischia, pois Palacio e Palermo deverão se reencontrar em 2009 – Palacio continua sentindo dores devido a uma pubalgia e Palermo se recupera de uma cirurgia no joelho direito.

Início tranqüilo

Maradona estreou com vitória fora de casa. Ótimo, certo? É claro que sim. Todavia, temos que lembrar que a Escócia não vive um bom momento há muito tempo. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, por exemplo, obteve os seguintes resultados: triunfo diante da Islândia, fora de casa, empate com a Noruega, em Glasgow, e derrota contra a Macedônia, fora de casa. Além disso, ficou de fora da Copa do Mundo de 2006 e da Eurocopa disputada neste ano.

Carrizo, Zanetti, Demichelis, Heinze e Mascherano foram titulares na última partida de Basile no comando da Argentina e na estréia de Maradona. Outros dois nomes convocados para enfrentar a Escócia poderiam ter entrado nessa lista, mas ficaram de fora do amistoso: Burdisso não saiu do banco de reservas e Agüero viajou à Espanha, devido a um problema na gravidez de sua noiva Gianinna, que é filha de Maradona.

O único atleta que fez sua estréia pela Argentina contra a Escócia foi o lateral-esquerdo Emiliano Papa, do Vélez. Aliás, Papa foi muito vaiado durante a partida, em conseqüência da falta que simulou aos dois minutos do segundo tempo. O árbitro acabou sendo enganado e anotou a infração.

Vitória contra o líder garante o primeiro lugar

O clássico de Córdoba entre Talleres e Instituto, adiado na 12ª. rodada da segunda divisão, foi disputado no último dia 18. Se vencesse, o Talleres se igualaria ao Belgrano na liderança da competição. Porém, o Instituto acabou ganhando por 2 x 0.

Entre os dias 20 e 24, foi realizada a 16ª. rodada. O jogo que mais chamou a atenção foi Atlético Rafaela 3 x 0 Belgrano. Com o triunfo, o Atlético chegou aos 30 pontos e se tornou o novo líder do campeonato. Já o Belgrano perdeu uma invencibilidade de oito partidas na competição (cinco vitórias e três empates) e agora tem a companhia do Talleres no segundo lugar (29 pontos). Até o presente momento, o Belgrano perdeu três vezes na segunda divisão: a primeira por 1 x 0, a segunda por 2 x 0 e a terceira por 3 x 0. Se ocorrer a quarta, ela terá o placar de 4 x 0?

Atuando em seu estádio, o Talleres ganhou do CAI pela contagem mínima, com um gol anotado aos dez minutos do primeiro tempo. Os visitantes poderiam ter empatado aos 21 minutos da etapa final, mas o goleiro Bernacchia defendeu o chute de Trípodi, que também é goleiro. Asencio, atacante do CAI, havia sido expulso aos 42 minutos do primeiro tempo.

Três jogadores dividem a artilharia do campeonato. Quando a rodada começou, apenas Salmerón, do Talleres, e Morales, do Quilmes, estavam na primeira posição. A dupla passou em branco e foi alcançada por Toledo, do Chacarita. Cada um fez nove gols. O gol que levou Toledo à artilharia foi marcado na vitória por 2 x 0 contra o Olimpo, em Bahía Blanca.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo