Argentina

Sem Messi, Argentina cumpre papel: domina e goleia El Salvador

Nos Estados Unidos, Argentina joga para o gasto, mas o suficiente para fazer 3 a 0 nos salvadorenhos

Atual campeã do mundo e da Copa América, a Argentina tinha uma missão para lá de fácil na noite desta sexta-feira (22): enfrentar uma seleção que não vencia há 20 jogos. No Estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Estados Unidos, a Albiceleste fez o que todos esperavam antes da bola rolar. Sem Lionel Messi, que se recupera de lesão no tendão da perna direita, o time comandado por Lionel Scaloni bateu El Salvador e manteve a excelente forma. Cristian Romero, Enzo Fernández e Lo Celso marcaram os gols do triunfo por 3 a 0 no amistoso.

A Argentina volta a campo na próxima terça-feira (26), quando encara a Costa Rica em amistoso. A bola rola a partir de 23h50 (horário de Brasília), no United Airlines Field, em Los Angeles.

Como foi a vitória da Argentina sobre El Salvador

Moroso, o começo de Argentina x El Salvador deu sono. Com exceção da bola murcha, que precisou ser trocada pelo árbitro, nada de interessante aconteceu nos primeiros 14 minutos de jogo. A Albiceleste não abriu mão de seu estilo característico, controlou a posse de bola e sufocou o adversário. No entanto, faltava velocidade e precisão para definir as ações ofensivas. Os salvadorenhos congestionaram o meio-campo, estacionaram um ônibus na defesa e impediam as infiltrações argentinas. Não por muito tempo. Aos 15′, através da bola parada, essa retranca foi furada.

Di María cobrou escanteio na cabeça de Cristian Romero e o zagueiro do Tottenham não perdoou: testou consciente e abriu a contagem nos Estados Unidos. A partir daí, a Argentina intensificou a pressão. O objetivo era ampliar o placar e decidir a partida já no 1º tempo. Ao menos a primeira meta foi alcançada. Com 41′ no relógio, De Paul fez a ultrapassagem nas costas da defesa, recebeu dentro da área e cruzou rasteiro. Lo Celso pegou de raspão na bola e acabou bloqueado pela marcação. Na sobra, Enzo Fernández só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Veio o 2º tempo e a configuração do amistoso se manteve, com a Argentina tentando aumentar a vantagem e El Salvador se defendendo e sonhando com uma escapada em contra-ataque. O inevitável aconteceu e os albicelestes foram às redes novamente. Logo aos 6′, Lo Celso tabelou com Lautaro Martínez, recebeu passe açucarado na cara do gol e tocou na saída do goleiro Mario González. E terminou assim. Os comandados de Scaloni empilharam mais algumas chances de gol até o apito final, mas faltou acertar o pé. No fim, o 3 a 0 ficou de bom tamanho – inclusive para os salvadorenhos – que escaparam de um placar mais elástico.

Argentina estreia novo uniforme

O amistoso contra El Salvador marcou a estreia do novo uniforme da Argentina, que foi feito para a disputa da Copa América 2024. Com o escudo e a logo da Adidas na cor dourado, o design tem o intuito de referenciar o título da Copa do Mundo de 2022 e combinar com o patch de campeão mundial, localizado no centro da camiseta, na altura do peito.

Em sorteio realizado pela Conmebol, ficou decidido que a Argentina será cabeça de chave do Grupo A da Copa América. Peru, Chile, Canadá/Trinidad e Tobago (se enfrentarão em mata-mata) completam a chave. O torneio acontecerá nos Estados Unidos entre o dia 20 de junho e 14 de julho.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo