Em Rosario, todos torcedores têm motivos para comemorar
Libertadores, o seu maior rival tem muito o que comemorar. Claro, nada em relação ao rival, mas sim pelo seu retorno à primeira divisão argentina, de onde estava fora desde 2010. E a volta se consolidou neste domingo, quando o time venceu o Gimnasia Jujuy por 3 a 0, graças a Javier Toledo, que marcou os três gols da partida e foi o artilheiro da equipe na temporada.
A vitória no domingo foi a 20ª do Rosario Central em 34 jogos. Foram oito empates e seis derrotas. São 68 pontos que tornam o time líder da Primeira B Nacional, conterá 63 do Gimnasia y Esgrima e 59 do Olimpo – os três ocupam as posições que sobem para a primeira divisão. Como o quarto colocado, Sarmiento, tem 52 pontos, não há possibilidade do Rosario perder uma das vagas do acesso. O Sarmiento tem cinco jogos, 15 pontos em disputa, mas a diferença já é de 16.
A volta à primeira divisão teve um início para lá de ruim. Nos 13 primeiros jogos da temporada, só três vitórias. Tudo parecia caminhar para mais um ano na segundona. Só que o técnico Miguel Angel Russo foi mantido e o time voltou a embalar e conseguir os resultados. Depois desse início ruim, foram 17 partidas sem perder, sendo 15 delas vitórias. Toledo, herói do dia do acesso, é o artilheiro do time com dez gols na temporada.
Se o Newell’s está com boas chances de ser campeão argentino e chega até mesmo como favorito contra o Boca Juniors nas quartas de final da Libertadores, os torcedores do outro time de Rosario também podem festejar. E já pensam em dias melhores a partir da temporada que vem, que começa em agosto.



