Argentina

Esperando por Di Maria, Rosario Central acaba com sonho do Platense de Palermo e vence a Copa da Liga Argentina

Equipe do técnico Miguel Ángel Russo bateu o time comandado pelo ex-centroavante do Boca Juniors

O Rosario Central venceu o Platense por 1 a 0 na noite de sábado (16) e sagrou-se campeão da Copa da Liga Argentina de 2023. O jogo disputado em Santiago del Estero foi decidida pelo gol de Maximiliano Lovera ainda no primeiro tempo.

Com a conquista do torneio, o Rosario, que vai contar com o reforço de Angel Di Maria em 2024, abriu caminho para o San Lorenzo jogar a fase de grupos da Libertadores. E para o Godoy Cruz disputar a Fase 2 da competição, a “pré-Libertadores”.

Liderado pelo técnico Miguel Ángel Russo – último a conquistar a Libertadores com o Boca Juniors, em 2007 – o Rosario é uma equipe jovem, que teve como destaque Jaminton Campaz, um colombiano de 23 anos emprestado pelo Grêmio à equipe argentina.

Com seis gols e duas assistências, Campaz foi o artilheiro do Rosario no torneio. O time argentino já sinalizou que quer permanecer com o jogador na próxima temporada.

Já o derrotado Platense tinha como seu comandante no banco de reservas o técnico Martín Palermo, em sua primeira grande decisão como treinador.

12ª conquista canallha

O “Canalha”, como o clube é conhecido, conquistou o seu décimo segundo título, o primeiro desde 2018, ano em que conquistou a Taça da Argentina após vencer o Gimnasia na final.

Antes de 2018, a última grande conquista do Central no futebol argentino fora em 1987, quando se sagrou campeão do torneio da Primeira Divisão um ano depois de ter conseguido a promoção.

Se falamos de lembranças de glória, vale citar também seu único título internacional, em 1995. Foi campeão da Copa Conmebol sobre o Atlético-MG depois de reverter, em casa, a derrota por 4 a 0 no jogo de ida, no Mineirão.

O Rosario venceu por 4 a 0 no Estádio Gigante de Arroyito e acabou superando o Galo nos pênaltis.

Com a conquista, o Rosario Central se classificou para a disputa do Troféu dos Campeões contra o River Plate, novamente em Santiago del Estero, na próxima sexta-feira (23).

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Um recorde para Russo

Técnico do Rosario, Miguel Ángel Russo se tornou o terceiro técnico de futebol argentino a conquistar um título de Primeira Divisão no país por três clubes diferentes. Foi campeão argentino com o Vélez em 2005. Com o Boca, da Superliga 2019/20 e da Copa Maradona, no mesmo ano. E agora, ganhou a Copa da Liga com o Central.

O primeiro a conseguir o feito foi José Yudica, que venceu o Torneio Metropolitano de 1978 com o Quilmes, o Torneio Nacional de 1985 com o Argentinos Juniors e o campeonato da Primeira Divisão com o Newell's, na temporada 1987-88.

O segundo foi Américo Gallego, que conquistou invicto o campeonato da Primeira Divisão com o River em 1994 e os campeonatos de 2002 e 2004 com o Independiente e o Newell's Old Boys, respectivamente.

“É um ano que começamos sem perspectiva e que acabamos dando volta olímpica. É uma alegria muito grande… É bom ser campeão neste clube”, disse Russo assim que terminou a final deste sábado.

“Chegamos apenas o suficiente para jogar a final. Temos que nos acostumar a jogar finais. Tenho que agradecer aos meus jogadores, aos dirigentes, às pessoas que lotaram esse campo… Trabalhamos muito para formar esse grupo humano. É o crédito total deles”, acrescentou.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo