Argentina

O Tucumán lidera o Argentino em estado de graça, com um gol de bicicleta e outro do campo de defesa no mesmo jogo

O Atlético Tucumán soma três pontos de vantagem na liderança do Campeonato Argentino e proporcionou gols inesquecíveis à sua torcida na vitória desta terça

O Campeonato Argentino promete oferecer um campeão diferente em 2022. River Plate, Racing e Boca Juniors precisarão de um sprint na metade final da campanha se quiserem tirar a diferença para os líderes. Equipes como o Gimnasia de La Plata (1929), o Huracán (1973) e o Argentinos Juniors (2010) estão no páreo para encerrar longos jejuns. Já a primeira colocação é do Atlético Tucumán, que, embora bastante tradicional, busca um troféu inédito. Os albicelestes somam três pontos de vantagem na dianteira e provaram como atravessam um estado de graça nesta terça-feira. A goleada por 4 a 0 sobre o Barracas Central teve um gol de bicicleta e outro da intermediária defensiva. Tudo flui para os tucumanos.

A vitória do Atlético Tucumán em casa contra o frágil Barracas Central era esperada. Ainda assim, os albicelestes capricharam na maneira como o triunfo aconteceu. O primeiro gol, aos 22, já foi uma pintura. Depois do chute de longe, a bola resvalou na defesa e Cristian Menéndez aproveitou a oportunidade da melhor maneira: emendou uma fatal bicicleta dentro da área, sem qualquer chance de defesa. A festa explodia no abarrotado Estádio Monumental José Fierro, diante de uma das torcidas mais apaixonadas da América do Sul.

A goleada tomou forma no segundo tempo. O Atlético Tucumán ampliou aos quatro minutos, num contragolpe. Menéndez rolou e Ramiro Ruiz Rodríguez não teve dificuldades para concluir. Já aos 14, o terceiro gol seria obra de Joaquín Pereyra, num chute de longe que aproveitou o péssimo posicionamento do goleiro Maximiliano Gagliardo. Não foi só ele que se esbaldou, afinal. O outro gol fantástico da noite aconteceu aos 48. Mateo Coronel viu o goleiro do Barracas Central fora de posição e arriscou o chute da intermediária defensiva, a uns 70 metros de distância. Acertou o alvo, mesmo de muito, muito longe.

O Atlético Tucumán soma nove vitórias e só uma derrota após 15 rodadas do Campeonato Argentino. É uma campanha impensável para quem brigava contra o rebaixamento no promédio, mas o time justifica o sucesso com eficiência e qualidade. Os albicelestes têm um ataque razoável, com 18 gols, que não oferece tanto destaque ao estilo técnico aplicado em campo. Todavia, o que realmente faz a diferença para a liderança é a defesa, vazada apenas seis vezes até o momento. Invicta nas 11 primeiras rodadas, a equipe só tomou três gols nesse intervalo. Chegou a emendar seis vitórias consecutivas sem sofrer um tento sequer, em disparada fundamental para botar os tucumanos na ponta.

Não à toa, uma das figuras na campanha do Atlético Tucumán é o tarimbado goleiro Carlos Lampe. No setor ofensivo, o meia Ramiro Carrera é outro que vem gastando a bola. Já o comando é de Lucas Pusineri, treinador com passagens anteriores por Independiente e Deportivo Cali. Por enquanto, vai liderando uma surpresa que poderá ser histórica ao final do campeonato. Um teste importante acontecerá no próximo domingo, diante do Boca Juniors na Bombonera. Os xeneizes já estão nove pontos abaixo, mas será uma prova de peso à ambição dos albicelestes.

Standings provided by
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo