Argentina

O tetra mexeu com o Boca

A cidade de La Plata é só euforia. Primeiro, o Gimnasia se salvou do rebaixamento daquele jeito incrível que foi citado nesta coluna. Depois, foi a vez do Estudiantes, que perdia para o Cruzeiro no Mineirão, conseguiu a virada e faturou a Libertadores pela quarta vez.

Falando no título do Pincha, isso virou assunto em La Bombonera. A festa da torcida do Estudiantes foi motivo de inveja para o meia Riquelme: “Quando ganhamos do Real Madrid em 2000 (final da Copa Intercontinental), foi incrível. Não sei quantas horas levamos para chegar ao hotel Los Dos Chinos. Em 2007 (ano da última conquista na Libertadores), não se festejou tanto”. O atleta ainda disse o seguinte: “Parece que é uma obrigação do Boca ser campeão”.

Enquanto Riquelme lamentava a frieza de seu torcedor, Palermo comemorava. Afinal, foi no Estudiantes que começou sua carreira profissional. Um exemplo do carinho de Palermo pelo clube de La Plata foi dado na partida-extra do Apertura 2006. Palermo abriu o placar para o Boca diante do Estudiantes e não comemorou.

Além da repercussão do título do Estudiantes, o Boca também está sofrendo mudanças no seu elenco. Vamos começar pela perda importante do atacante Palacio, vendido para o Genoa-ITA. Trata-se de um jogador que ganhou muita coisa com a camisa ‘azul y oro’ e virou um ídolo do clube. Ele conquistou uma vez a Libertadores (2007), uma vez a Sul-Americana (2005), três vezes a Recopa (2005, 2006 e 2008), duas vezes o Apertura (2005 e 2008) e uma vez o Clausura (2006).

Soma-se a tudo isso a artilharia do Apertura 2006, quando o atleta marcou 12 gols. No Genoa, Palacio terá a companhia de vários argentinos: o meio-campo Emmanuel Ledesma e os atacantes Crespo (recém-contratado), Figueroa e Forestieri. Aliás, Palacio conhece bem dois deles. Durante a Copa do Mundo de 2006, Palacio fazia parte da seleção argentina junto com Crespo. Já Figueroa foi seu companheiro no Boca no Apertura 2008 e no Clausura 2009.

Outro que pode sair é Ibarra, cujo contrato ainda não foi renovado. Existem diferenças no valor proposto pela diretoria e no que foi pedido pelo lateral-direito. Em relação a reforços, dois nomes já estão garantidos, ambos para o meio-campo: o chileno Medel e Federico Insúa. Apelidado de Pitbull e fã do volante Battaglia, com quem irá atuar, Medel estava na Universidad Católica-CHI e chega por empréstimo (um ano). Ele foi terceiro colocado no Mundial Sub-20 em 2007, após sua seleção ter sido eliminada na semifinal pela… Argentina.

Aquele dia foi terrível para Medel, não só pela frustração de não se classificar para a final. Logo aos 15 minutos do primeiro tempo, o jogador foi expulso. Hoje, no entanto, Medel é titular do time principal do Chile, vice-líder das Eliminatórias da Copa do Mundo. O meio-campo Damián Diaz também foi envolvido na negociação e ficará na Universidad Católica pelo mesmo período. E o meia Insúa? Esse é um velho conhecido da torcida. Insúa foi campeão várias vezes pelo Boca (Sul-Americana 2005, Recopa 2005, Apertura 2005 e Clausura 2006) e estava no América-MEX.

Falando outra língua

O River foi fazer sua pré-temporada bem ‘perto’ da Argentina: no Canadá! A delegação viajou no último domingo para Toronto, onde irá disputar sua primeira partida: contra o Toronto FC, nesta quarta-feira. Quem vencer ficará com o troféu da Copa Carlsberg. No mesmo dia, os Millonarios irão para Edmonton. É nessa cidade que será realizado o jogo contra o Everton-ING, no dia 25. Desta vez, estará em disputa o troféu da Copa Edmonton. Para encerrar a série de confrontos estrangeiros, o River terá pela frente o Montreal Impact-CAN, no dia 4 de agosto, em Montreal.

O retorno do River ocorrerá em 7 de agosto. Quem não está no Canadá é o atacante Falcao García, artilheiro da equipe no Clausura (oito gols) e que foi contratado pelo Porto-POR. O colombiano já chegou à Europa e foi apresentado pelo novo clube, ao lado de um outro jogador que também participou do Clausura. Trata-se do meio-campo Valeri, ex-Lanús. 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo