Argentina

O Som das Torcidas #86: Nueva Chicago

Nota da redação: Aprofundando nossa parceria com a Central 3, com quem fazemos semanalmente um podcast, e vamos publicar os episódios da série O Som das Torcidas, que relata e analisa o que se ouve nas arquibancadas ao redor do mundo.

Por Matías Pinto

No extremo Oeste de Buenos Aires está situado Mataderos, um dos principais entrepostos comercias da cidade e do campo no começo do século passado. Por sua vocação à indústria frigorifica o bairro foi apelidado de Nueva Chicago – em alusão à cidade norte-americana que desenvolvia a mesma atividade econômica – mote que levou alguns garotos da região a fundarem um clube em 1911.

Quando o futebol ainda não era considerado a pasión de multitudes, outro jovem tornou-se um dos primeiros ídolos do esporte argentino. Estamos falando do pugilista de Justo Suárez, o Torito de Mataderos, que hoje empresta seu nome a rua onde está localizada a cancha do Nueva Chicago e também o apelido para o quadro verdinegro.

Conheça mais sobre a história do clube que se confunde com as agitações políticas do bairro, tendo como epicentro o Frigorífico Lisandro de la Torre. O legado peronista, desde a construção de moradias populares nas imediações do estádio até atos de desobediência civil durante a Ditadura por parte da hinchada.

No mais, o clássico rival All Boys e as demais rivalidades com Almirante Brown, Boca JuniorsChacarita Juniors, Tigre e Vélez Sarsfield ao som de Kaoma, John Denver, La Renga, entre outros.

Conheça outras arquibancadas visitadas pelo SdT clicando aqui

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo