Argentina

O que esperar dos dois jogos que definem o Argentinão

O dia da decisão. O Campeonato Argentino é por pontos corridos, mas o acaso fez que os quatro times que chegaram à última rodada com possibilidades de títulos estivessem se enfrentando. Com isso, e o compromisso do Lanús na Copa Sul-Americana, a AFA realizou quase toda a rodada no fim de semana passado e deixou esse dia 15 para fazer as duas finais.

O líder é o San Lorenzo, com 32 pontos, que irá a Liniers visitar o Vélez Sarsfield, um dos segundos colocados com 30 pontos. Também com 30 unidades estão Newell’s Old Boys e Lanús, que se enfrentarão em Rosário. E o curioso é que há uma chance enorme de as partidas desse domingo não decidirem nada.

Não há critério de desempate no Argentinão. Se dois times empatam em pontos, há jogo extra. Ou seja, só deixaremos de ter essa finalíssima se o San Lorenzo vencer, se os dois duelos empatarem ou se o Vélez ganhar o Newell’s e Lanús empatarem. Qualquer outra combinação deixa duas equipes com 33 pontos e… tome mais emoção!

Para a reestreia da coluna de futebol argentino da Trivela, vamos falar do que esperar desses dois jogões.

Newell’s Old Boys x Lanús

O Lanús vem melhor e mais empolgado para o jogo. O título da Copa Sul-Americana sobre a Ponte Preta empolgou ainda mais jogadores e torcida (ainda que disputar um título nacional já dê uma dose natural de ânimo), mesmo podendo representar um desgaste extra em relação aos adversários, que não jogam há duas semanas.

O técnico Guillermo Barros Schelotto, um dos maiores ídolos da história do Boca, é o trunfo da equipe. Vem mostrando ser um treinador muito promissor. Inteligente, sabe jogar no erro do adversário e tem a visão necessário para cada tipo de partida.

O que também ajuda os grenás é que o Newell’s vem em queda. Os Leprosos conquistaram somente quatro dos últimos 21 pontos que disputaram e transformaram um título que parecia certo em uma tarefa bastante complicada. O que está ao lado do Newell’s é que o time joga em casa, onde obteve quatro vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. Com um ataque de bastante experiência, onde estão Maxí Rodríguez e David Trézéguet, a esperança é que a rodagem dos dois faça a diferença para que a equipe vença o jogo.

Vélez Sarsfield x San Lorenzo

O Vélez deve ser um obstáculo dos mais indigestos para o San Lorenzo. O Fortín perdeu seu último jogo na 11ª rodada (quando foi surpreendido pelo Olimpo no José Amalfitani, 2 a 1). Desde então, foram dois empates e cinco vitórias, colocando o clube de vez na briga pelo título. O Vélez aposta no faro de gols de Lucas Pratto. Apontado como um dos grandes jogadores do campeonato e da equipe, o artilheiro tem 7 gols no Clausura.

O San Lorenzo chegou à liderança do campeonato na 16ª rodada, ao derrotar o Belgrano por 4 a 2. Com 32 pontos, o El Ciclón só depende de sua própria força para ser campeão. Mas poderia ter dado a volta olímpica já na rodada passada, quando empatou em casa com o Estudiantes. Sua esperança é o atacante Ignacio Piatti, que marcou 8 gols no torneio, o 4º maior artilheiro.

Avaliação geral

A sensação no momento é que o título tem boas chances de sair de Vélez x San Lorenzo, mesmo se houver jogo extra. O Fortín vem embalado e ganharia muito fòlego se coroasse a reação com uma vitória sobre o então líder do campeonato. O Ciclón tem uma campanha mais consistente e, no final das contas, só depende de si. Do outro lado da chave, o Newell’s parece desanimado e o Lanús pode acusar o excesso de partidas decisivas em uma eventual finalíssima.

Fato é que a decaída de uns e o embalo de outros deixou a reta final emocionante. São quatro times brigando pelo título na última rodada, com uma diferença de dois pontos do líder para os outros três.

O curioso é que tamanho equilíbrio resultará no campeão de menor aproveitamento desde a adoção dos três pontos por vitória, na temporada 1995/96. O Newell’s, no Apertura 2004, alcançou os 36 pontos, pior campeão até então. Em 2013, o San Lorenzo pode chegar, no máximo, aos 35. Caso o campeão seja Lanús, Vélez ou Newell’s, a pontuação máxima será de 33.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo