Numa Supercopa disputada em Abu Dhabi, o Racing vence o Boca no fim e leva o primeiro título da temporada argentina
O Racing virou o placar contra o Boca Juniors com um gol de pênalti, convertido aos 54 do segundo tempo

Não são apenas as federações europeias que aproveitam suas supercopas nacionais para lucrar. Nesta sexta-feira, a Supercopa Argentina aconteceu em Abu Dhabi. E o Racing ganhou mais uma disputa direta contra o Boca Juniors. Os xeneizes abriram o placar, mas tomaram a virada da Academia por 2 a 1. O gol decisivo saiu apenas aos 54 do segundo tempo, num pênalti reclamado (sem muita razão) pelos boquenses. É o primeiro título de uma competição argentina celebrado fora do país.
Se o calendário do futebol argentino anda uma grande bagunça, é óbvio que isso afetaria a Supercopa. O país, afinal, possui dois torneios do tipo. Em dezembro, foi disputado o chamado Trofeo de Campeones, envolvendo os vencedores do Campeonato Argentino e da Copa da Liga. Como ganhou ambos, o Boca Juniors se classificou diretamente à final, aguardando uma semifinal entre seus vices, Tigre e Racing. A Academia avançou na preliminar e depois ganhou dos xeneizes na decisão, num jogo de dez expulsões e muitas confusões.
Já a Supercopa Argentina, em teoria, envolveria o vencedor do Campeonato Argentino contra o ganhador da Copa Argentina. Desta maneira, o duelo desta sexta-feira deveria levar a campo o Boca Juniors contra o Patronato. Todavia, por causa dos acordos comerciais com Abu Dhabi, no final de dezembro a federação argentina comunicou que necessariamente dois times dos chamados “cinco grandes” é que precisariam participar da competição. O Patronato aceitou a demanda, o que garantiu a realização da Supercopa em território argentino. A competição no exterior virou a “Supercopa Internacional”, com o duelo entre o vencedor do Trofeo de Campeones e o melhor time da tabela anual, somando Copa da Liga e Campeonato Argentino. Virou nada mais que uma disputa simbólica.
A partida começou com entradas duras, e não demorou para o Boca Juniors abrir o placar. Aos 16 minutos, Facundo Roncaglia acertou um chute forte de dentro da área e botou seu time em vantagem. O empate do Racing não tardou, aos 19, num contra-ataque. Johan Carbonero ganhou da defesa na velocidade e definiu com calma diante do goleiro Javier García. Liderados por Carbonero, os racinguistas levavam mais perigo e paravam nas boas defesas de García. O gol da vitória saiu apenas nos acréscimos do segundo tempo, num pênalti por toque de mão. Gonzalo Piovi converteu na marca da cal.
Nesta temporada, o Campeonato Argentino acontecerá no primeiro semestre. O pontapé inicial da competição está marcado para a próxima semana, em 27 de janeiro. Serão nada menos que 28 participantes. Boca Juniors e Racing também estão entre os representantes do país na Libertadores.
https://youtu.be/GMP5_q7cRzI