Argentina

Alvo do São Paulo, lateral campeão do mundo é inocentado por acusação de abuso sexual

Sonho do São Paulo, defensor da seleção argentina recebe boa notícia em grave processo que enfrentava

Sonho do São Paulo para lateral direita, Gonzalo Montiel enfrentava uma acusação de abuso sexual de uma jovem na Argentina, supostamente ocorrida em 1º de janeiro de 2019. Nesta segunda-feira (30), o caso teve uma conclusão favorável ao jogador do Sevilla.

A Justiça acatou o pedido da promotoria e absolveu Montiel, autor do pênalti que deu o título da Copa do Mundo para Argentina. O atleta argentino celebrou a inocência nas redes sociais e relatou as consequências em sua família e na carreira de ter sofrido a denúncia.

— Hoje fui absolvido de uma acusação totalmente falsa. Usaram meu nome para dar notoriedade e tornar pública uma causa na qual eu não tinha absolutamente nada a ver. Eles machucaram minha família e minha esposa, que, durante a gravidez, teve que lidar com essa mentira. Além dos danos pessoais e familiares, essas mentiras prejudicaram minha carreira, pois sempre tive propostas de contratos em clubes, mas me pediram para ser demitido antes de me contratar — escreveu o lateral-direito.

Relembre o caso e entenda por que a promotoria recomendou a absolvição de Montiel

O suposto abuso teria acontecido na festa de aniversário do jogador realizada em sua casa no primeiro dia de 2019.

A denunciante, identificada como Carolina B., teria sido drogada, abusada sexualmente por Montiel e outros três homens e posteriormente expulsa do local, momento que teria sido violentada novamente por Alexis Acosta, amigo da família do atleta.

A suposta vítima ainda relatou que teria tentado o suicídio duas vezes após sofrer ameaças de pessoas próximas de Gonzalo.

— Gonzalo me estuprou. Era aniversário dele e ele me convidou para ir à casa dele, estávamos nos conhecendo. Eles me drogaram até eu ficar inconsciente, isso já foi comprovado na investigação, assim como meus gritos no meio da festa — disse a vítima, que é modelo e comissária de bordo, em vídeo divulgado por seu advogado.

Carolina fez a denúncia em março de 2023. Três meses depois, Montiel se apresentou às autoridades para depoimento e em setembro deste ano compareceu no Ministério Público para avaliações psicológicas.

Neste mês, o promotor Luis Alberto Brogna enviou à Justiça um documento com 122 páginas detalhando os motivos para inocência do atleta da seleção argentina.

Eles apuraram com pelo menos 15 testemunhas que Montiel já conhecia e tinha tido relações sexuais antes com a denunciante, mas que no dia que supostamente aconteceu o abuso, os dois praticamente não estiveram juntos, pois o jogador passou boa parte da festa com os amigos.

Brogna ainda apontou que nos primeiros depoimentos a jovem não identificou o jogador com um dos homens que a teriam violado.

— Os exames psicológicos e psiquiátricos à vítima realizados pelos peritos oficiais também não permitem sustentar a hipótese acusatória. […] Parece aconselhável emitir uma declaração que dissocie o arguido [termo jurídico para definir o acusado] de forma definitiva do presente processo — apontou o documento do promotor obtido pelo jornal argentino “Clarín”.

Por outro lado, as testemunhas afirmaram que Carolina foi vista com Acosta, primeiro dentro do carro do pai de Montiel e depois na casa.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Leia na íntegra o comunicado de Montiel

Hoje fui absolvido de uma acusação totalmente falsa. Usaram meu nome para dar notoriedade e tornar pública uma causa na qual eu não tinha absolutamente nada a ver. Eles machucaram minha família e minha esposa, que, durante a gravidez, teve que lidar com essa mentira. Além dos danos pessoais e familiares, essas mentiras prejudicaram minha carreira, pois sempre tive propostas de contratos em clubes, mas me pediram para ser demitido antes de me contratar.

Sou solidário com as pessoas que sofrem situações de abuso em qualquer uma das suas formas, mas a mentira que se tentou instalar contra mim significou a banalização de um mal que afeta gravemente muitas pessoas no mundo e que não deve ser tratado levianamente ou com mentiras, como foi neste caso. É muito injusto que tenham chegado tão longe, manchando a minha reputação sem se importar comigo, com a minha família, ou com as pessoas que realmente sofrem de uma doença gravíssima como a referida.

Agradeço às pessoas que sempre confiaram na minha inocência e me acompanharam nos momentos injustos e difíceis. Graças a Deus a verdade sempre vem à tona. Parabéns.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo