Argentina

“La pelota no se mancha”: 30 frases de Maradona que ajudam a entender sua personalidade

Uma vez questionado sobre como é que bolava frases tão criativas, se outras pessoas estavam por trás delas, Diego Maradona explicou: “Muitos acham que alguém escreve essas frases por mim, e não. A verdade é que não. Elas saem do meu coração e me vêm à cabeça”.

Como seu futebol, suas declarações eram livres, inesperadas, excêntricas e fora do comum. Qualquer que fosse o assunto, falava com paixão, incisividade e uma dose de picardia. Ao longo das últimas quatro décadas, registrou expressões clássicas e controversas, marcando sobretudo seu amor pela bola, o orgulho da identidade de quem cresceu na modesta Villa Fiorito, em Buenos Aires, e o desprezo pelos imperialismo norte-americano.

Abaixo, separamos 30 das mais célebres frases de Diego Maradona, em consulta nos sites da revista Esquire, do jornal português Record e em uma edição especial da revista francesa So Foot dedicada ao craque argentino que nos deixou nesta quarta-feira, vítima de uma parada cardiorrespiratória, aos 60 anos.

  1. “Quem sou eu? Um menino pobre da Villa Fiorito que, em uma tarde em 1986, no Estádio Azteca, no México, se pôs a chorar ao tomar em seus braços a Copa do Mundo.”

  2. “Cresci em um bairro privado de Buenos Aires. Privado de luz, de água, de telefone.”

  3. “Já me deram muitos apelidos, mas ‘Pelusa’ é o que mais gosto. Faz eu lembrar da minha infância, quando apenas jogava futebol para conseguir um refrigerante e um sanduíche. Isso, sim, que era um sentimento puro.”

  4. “Não sou mágico. Os mágicos vivem na Villa Fiorito: é preciso ser mágico para viver com apenas 400 pesos por mês.”

  5. “Quem tem pressão é quem acorda às 5 da manhã para ganhar 10 pesos, não nós, que dirigimos BMW e Mercedes Benz.”

  6. “Este grande filho da puta vive debaixo de um teto de ouro e depois vem beijar os pobres.” (Sobre o Papa João Paulo II)

  7. “Se eu morrer, quero renascer de novo e ser jogador de futebol. E quero ser novamente Diego Armando Maradona. Sou um jogador que deu alegria ao povo, e isso me basta e sobra.”

  8. “Nem no dia em que morrer serei capaz de deixar o futebol.”

  9. “Nós, jogadores, gostamos da noite, mas mais ainda de uma partida de futebol. Nunca cometeria o erro de trocar um estádio transbordando por uma mísera noite louca.”

  10. “Não quero fazer um drama, mas, acreditem, me cortaram as pernas.” (Sobre ser excluído da Copa de 1994 por após exame antidoping)

  11. “O primeiro gol que marquei contra os ingleses no Mundial de 1986 foi a mão de Deus.”

  12. “Que um estádio não se encha é uma coisa atroz. Jogar sem público é como jogar em um cemitério.”

  13. “Chegar dentro da área e não marcar é como dançar com a própria irmã.”

  14. “Minha mãe acha que eu sou o melhor, e fui criado acreditando em tudo que minha mãe me dizia.”

  15. “Muitos me dizem: ‘Você é Deus’. E eu lhes respondo: ‘Vocês estão falando besteira’. Deus é Deus, e eu sou apenas um simples jogador de futebol.”

  16. “Ganhar do River Plate é como acordar com um beijo da mãe.”

  17. “Tudo que restou do meu coração é para o Boca.”

  18. “O Passarella quer que os jogadores cortem os cabelos porque ficam os tocando muito. Mas se eles tocassem muito o saco, ele exigiria que eles os cortem também? (…) O Passarella tem que entender que a história do futebol argentino foi escrita com cabelos longos.” (Sobre uma das polêmicas na Copa de 1998 do então técnico da seleção argentina, Daniel Passarella)

  19. “Hoje em dia, só existem pés quadrados. Os jogadores são todos Robocops ou Freddy Kruegers. O futebol se tornou um filme gore.”

  20. “Não gosto do (Bill) Clinton… Na verdade, não gosto de nenhum americano.”

  21. “Os americanos não querem que eu entre em seu país porque sou um drogado, mas eles não me veem dizendo nada sobre o Arnold Schwarzenegger, que tomou anabolizantes sua vida toda.” (Depois de ser proibido de entrar nos EUA em 1994 por uso de drogas)

  22. “Os Estados Unidos criam guerras para vender armas, e depois vêm me dizer que é um país extraordinário. Fala sério.”

  23. “Ninguém tem sua inteligência, ninguém tem suas ideias, ninguém tem sua humanidade. Para mim, Fidel Castro é Deus.”

  24. “(Joseph) Blatter me vê como um filho… Um filho da puta.”

  25. “Até hoje, vivi 40 anos, mas que valem por 70. Aconteceu-me realmente de tudo. De uma só vez, deixei Fiorito e fui para o topo do mundo. Lá, tive que me virar sozinho,”

  26. “No começo, a droga te deixa eufórico. É como ganhar um campeonato. Você diz a si mesmo: ‘Que se dane o amanhã, hoje eu ganhei o campeonato’.”

  27. “Na clínica, havia um que achava ser Robinson Crusoé, já eu, ninguém acreditava quando eu dizia que era o Maradona.”

  28. “Eu me equivoquei e paguei por isso, mas a bola não se mancha.”

  29. “Se eu ainda não estou morto, é porque Deus não quer que eu bagunce a casa dele.”

  30. “Deixe-me viver minha vida. Que eu me lembre, nunca pedi para ser um exemplo.”
 

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.