Argentina

Guia do Torneio Clausura

Um pouco de tudo no Torneio Clausura que começa nesta sexta-feira. Alguns pontos, aliás, parecidos com o que acontece no Brasil. Exceção, na verdade, mais pelos tipos de acordo que vêm sendo feitos por lá. Com veteranos que voltam para casa mais pela ligação que nutrem com seus antigos clubes do que por projetos de marketing que podem garantir a eles algum pé-de-meia no fim da carreira. É essa a situação, por exemplo, de gente como Guillermo Barros Schelotto, que irá jogar de graça pelo seu Gimnasia para tentar livrá-lo do fantasma do rebaixamento.

Veja abaixo do que o ex-boquense e outras estrelas como Camoranesi, Ortega, Verón, Riquelme e David Ramírez serão capazes neste semestre.

 

All Boys

Nome do clube: Club Atlético All Boys
Estádio: Islas Malvinas (19.000)
Site oficial: www.caallboys.com.ar
Principal jogador: Ariel Ortega
Quem chegou: Ariel Ortega (A, ARG, River Plate), Emmanuel Gigliotti (A, ARG, Novara Calcio-ITA) e Gustavo Bartelt (A, ARG, sem clube)
Quem saiu: Jonathan Ferrari (D, ARG, San Lorenzo) e Matías Pérez García (A, ARG, Universidad de Chile-CHI)
Técnico: José Santos Romero
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: meio da tabela

Se depender de Fabbiani – uma espécie de Ronaldo sem grife que já passou pelo River –, o torcedor do All Boys pode sonhar alto. A Copa América está aí, em julho, e não custa lembrar, o atacante garantiu que estará presente no torneio. Acreditamos, como jogador, ainda que ele não tenha deixado clara a condição. Pois bem, brincadeira à parte, salvo a partida do habilidoso Matías Pérez García, o time da Floresta segue fiel à base que o levou até a elite e que agora se vê reforçada por dois históricos: Bartelt, ex-Roma, e Ariel Ortega, após mais uma confusão em que se envolveu no River. É time para bater o promédio mais uma vez.

 

Argentinos Juniors

Nome do clube: Asociación Atlética Argentinos Juniors
Estádio: Diego Armando Maradona (24.800)
Site oficial: www.argentinosjuniors.com.ar
Principal jogador: Juan Mercier
Quem chegou: Cristian Sánchez Prette (M, ARG, Barcelona-EQU), Santiago Salcedo (A, ARG, Lanús) e Pablo Hernández (A, ARG, Washington DC-ARG)
Quem saiu: Néstor Ortigoza (M, ARG, San Lorenzo), Carlos Recalde (M, PAR, Cerro Porteño-PAR), Federico Domínguez (D, ARG, Olimpo), Guillermo Pereyra (M, ARG, Deportivo Merlo), e Carlos Santibáñez (M, ARG, Defensores)
Técnico: Pedro Troglio
Colocação no Apertura: 13º
Objetivo na temporada: meio da tabela

Um time convicto, alguns diriam. Junto ao Arsenal de Sarandí, é a única equipe que corrobora a tese que já não há mais enganches de qualidade no país e opta pelo 4-4-2. Bom, ao menos costumava contar no miolo central com Néstor Ortigoza (que partiu para o San Lorenzo) e Juan Mercier (que faz campanha para ir ao Racing). Sem esses dois, uma possibilidade que, até o fechamento deste guia, ainda existe, o Argentinos Juniors perde algo como 60 a 70% de sua força. E aí a convicção vai embora, claro. A não ser que alguém como Santiago Salcedo, de muito cartaz e pouco futebol nos últimos anos, resolva desencantar.

 

Arsenal de Sarandí

Nome do clube: Arsenal Fútbol Club
Estádio: Julio Humberto Grondona (16.300)
Site oficial: www.arsenalsarandi.com.ar
Principal jogador: Cristian Campestrini
Quem chegou: Juan Pablo Caffa (A, ARG, Betis-ESP), Marcos Aguirre (M, ARG, Lanús) e Franco Mendoza (A, ARG, Total Chalaco-PER)
Quem saiu: Cristian Leiva (M, ARG, Defensa y Justicia), Mariano Trípodi (A, ARG, Tochigi-JAP), Gustavo Toranzo (D, ARG, Atlético Tucumán) e Darío Benedetto (A, ARG, Gimnasia, de Jujuy)
Técnico: Gustavo Alfaro
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: parte de cima da tabela

Ninguém dava muita bola para o Arsenal, um time que tinha como objetivo se livrar do fantasma do rebaixamento e que, hoje pode dizer, conseguiu com sobras. Não só se mantendo longe da zona do descenso, como ainda incomodando a turma de cima. Terceiro lugar no Apertura, a equipe de Sarandí voltou a ser aquela velha equipe chata que complicava a vida dos adversários. Dá pra esperar mais disso nessa temporada. A base foi mantida e reforçada por gente como Juan Pablo Caffa, que volta para casa, e por Marcos Aguirre, bom valor do Lanús. Que Gustavo Alfaro siga fazendo a sua mágica, esperam os torcedores.

 

Banfield

Nome do clube: Club Atlético Banfield
Estádio: Florencio Sola (37.245)
Site oficial: www.clubabanfield.com.ar
Principal jogador: Diego de Souza
Quem chegou: Jorge Achucarro (A, PAR, Atlas-MEX), Diego de Souza (M, URU, Defensor-URU) y Jonathan Gómez (M, ARG, Rosario Central)
Quem saiu: Walter Erviti (M, ARG, Boca Juniors), Rubén Ramírez (A, ARG, Godoy Cruz), Jerónimo Barrales (A, ARG, Santiago Wanderers-URU) e Sebastián López (G, ARG, Antofagasta)
Técnico: Sebastián Méndez
Colocação no Apertura: 15º
Objetivo na temporada: meio da tabela

É possível cravar, talvez se trate de uma das equipes que mais perdeu nessa pausa entre o Apertura e o Clausura. Não que não tenha tentado resistir. Tentou. E com isso, protagonizou duas das novelas que marcaram o verão argentino. Primeiro, com o técnico Juan César Falconi, e depois com o habilidoso Walter Ervitti. Todos agora no Boca. Há quem diga que a essas perdas ainda se soma a de Rubén Ramírez, que vinha substituindo bem Santiago Silva. Mas não há muito tempo para chorar – se é que ainda sobrou alguma lágrima por lá. Novidades promissoras foram apresentadas no Taladro, com atenção especial para o uruguaio Diego de Souza, que promete apagar o fantasma de Ervitti no clube.

 

Boca Juniors

Nome do clube: Club Atlético Boca Juniors
Estádio: La Bombonera (49 mil)
Site oficial: www.bocajuniors.com.ar
Principal jogador: Juan Román Riquelme
Quem chegou: Walter Erviti (M, ARG, Banfield), Diego Rivero (M, ARG, San Lorenzo), Leandro Somoza (M, ARG, Vélez) e Ricardo Noir (A, ARG, Barcelona-EQU)
Quem saiu: Marcelo Cañete (M, ARG, Universidad Católica-CHI), Damián Escudero (M, ARG, Grêmio-BRA), Matías Giménez (M, ARG, San Lorenzo), Jesús Méndez (M, ARG, Rosario Central) e Gary Medel (M, CHI, Sevilla)
Técnico: Julio César Falconi
Colocação no Apertura: 11º
Objetivo na temporada: briga pelo título

Já são quatro torneios sem terminar abaixo do 10º lugar. Tempo demais para um clube como o Boca, não? Pois bem, a diretoria resolveu se mexer para mudar essa história. Ao todo, foram gastos US$ 3,6, milhões em reforços. Recém-chegado, Julio César Falconi conseguiu fazer da equipe sensação da pré-temporada argentina com um novo esquema (4-4-2) e uma nova atitude (mais solidária, com mais garra). O entrosamento poderia ser um problema quando se tem em conta que Riquelme, Battaglia e Erviti (de longa briga com o ex-clube, o Banfield) pouco jogaram ao longo do verão. É algo a ser observado, ainda que o bom desempenho nos torneios – com um só gol sofrido e vitórias sobre River, San Lorenzo e Independiente – sempre ajude a encobrir esses fatores.

 

Colón

Nome do clube: Club Atlético Colón
Estádio: Brigadier General Estanislao López (32.500)
Site oficial: www.clubcolon.com.ar
Principal jogador: Diego Pozo
Quem chegou: Germán Cano (A, ARG, Lanús), Edgar Zaracho (D, PAR, Sport Colômbia-PAR), Sebastián Prediger (M, ARG, Porto-POR) e Humberto Mendoza (D, COL, Atlético Nacional-COL)
Quem saiu: Germán Rivarola (D, ARG, Rosario Central) e Juan Manuel Lucero (A, ARG, Cerro Porteño-PAR)
Técnico: Fernando Gamboa
Colocação no Apertura: 10º
Objetivo na temporada: meio da tabela

Há algum tempo já, espera-se que o Colón dê o salto, entre de vez na briga pelo título e, por que não?, chegue até lá. O técnico Fernando Gamboa acredita que, mais cedo ou mais tarde, isso irá acontecer. Terá chegado a hora? A base de outras temporadas segue em Santa Fé, com Diego Pozo no gol, Ariel Garcé na defesa e o veterano Esteban Fuertes no ataque. A eles, se somam Sebastián Prediger, de passagem apagada pelo Cruzeiro e, gritam, o jovem Gabriel Grazzini, promessa em quem apostam muito pelos lados sabaleros. Não houve nenhuma grande perda para o Clausura. Melhor assim, afirma Gamboa.

 

Estudiantes

Nome do clube: Estudiantes de La Plata
Estádio: Ciudad de La Plata (53.000)
Site oficial: www.clubestudianteslp.com.ar
Principal jogador: Juan Sebastián Verón
Quem chegou: Pablo Barrientos (M, ARG, Catania-ITA) e Nelson Benítez (D, ARG, San Lorenzo)
Quem saiu: Marcos Rojo (D, ARG, Spartak Moscou-RUS) e Mauricio Carrasco (M, ARG, Quilmes)
Técnico: Eduardo Berizzo
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: briga pelo título

Uma única baixa. A de Marcos Rojo, que se mandou para o frio russo (Spartak Moscou). Isso se desconsiderarmos a saída daquele que, ainda que na sombra de Verón, comandava essa engenharia (Alejandro Sabella). O técnico surpreendeu – e magoou – o grupo ao anunciar a sua demissão poucos dias antes do início do Clausura. Para o seu lugar, chega o inexperiente Eduardo Berizzo, ex-auxiliar de Bielsa. É um time sobre o qual há pouco a ser trabalhado, que já joga no piloto automático e que conserva a velha base (Verón apoiado por Benítez, Braña, Pérez Desábato, Gata Fernández e outros). Os problemas de sempre – ou melhor, do último semestre –, inclusive. Pedido por Sabella, o tal número 9, centroavante, não chegou. Barrientos é o homem de frente trazido pelos Pinchas.

 

Gimnasia

Nome do clube: Club de Gimnasia y Esgrima La Plata
Estádio: Juan Carlos Zerillo (33.000)
Site oficial: www.gimnasia.org.ar
Principal jogador: Guillermo Barros Schelotto
Quem chegou: Guillermo Barros Schelotto (A, ARG, Columbus Crew-EUA), Boris Rieloff (D, CHI, Audax Italiano-CHI), Germán Pacheco (A, ARG, Independiente) e César Maestrico González (D, VEN, San Luis Potosí-MEX)
Quem saiu: Walter Jiménez (M, ARG, Puebla-MEX), Álvaro Navarro (A, URU, Godoy Cruz), Gastón Casas (A, ARG, sem clube) e Lucas Landa (D, ARG, San Martín de San Juan)
Técnico: Ángel Cappa
Colocação no Apertura: 19º
Objetivo na temporada: evitar o rebaixamento

Já há quem diga por aí, um time que dará o que falar. Seja pelo aporte de seus reforços – o venezuelano César González, figura do Huracán de tempos atrás, e Germán Pacheco, revelação que já passou pelo Atlético de Madrid e ainda não desencantou –, seja pelo monte que certamente falarão Ángel Cappa e o grande astro da equipe, Guillhermo Barros Schelotto. De volta à velha casa, o jogador que se encontrava na MLS retorna com a tarefa de livrar o Gimnasia do rebaixamento. Não será fácil, embora dê pra afirmar que, se alcançado, será alcançado em alto estilo. Bem ao gosto de Cappa, um desses mestres da arte do futebol.

 

Godoy Cruz

Nome do clube: Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba
Estádio: Feliciano Gambarte (13.000)
Site oficial: www.clubgodoycruz.com.ar
Principal jogador: Ariel Rojas
Quem chegou: Emir Faccioli (D, ARG, Frosinone-ITA), Rubén Ramírez (A, ARG, Banfield), Germán Voboril (D, ARG, San Lorenzo) e Álvaro Navarro (A, URU, Gimnasia)
Quem saiu: David Ramírez (M, ARG, Vélez Sarsfield), Jairo Castillo (A, COL, Querétaro-MEX) e César Carranza (A, ARG, Lanús)
Técnico: Jorge da Silva
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: meio da tabela

Três jogadores. Ou, se preferir, 18 gols. É esse o tamanho da baixa do Godoy Cruz, que perdeu o colombiano Jairo Castillo, César Carranga e o mago David Ramírez na janela de transferências. Muito para um clube que, por conta de diferenças financeiras, ainda se vê sem o técnico que catapultou a sua chegada a um lugar jamais esperado. Omar Asad foi outro a abandonar o barco. Para o seu posto, Jorge da Silva vem com um discurso humilde. “Veremos neste ano um novo time por obrigação”. Obrigação outra que passa por saber como conciliar a Libertadores e o Clausura. Algo por onde clubes menores como o Godoy Cruz sempre tropeçam.

 

Huracán

Nome do clube: Club Atlético Huracán
Estádio: Tomás Adolfo Ducó (48.143)
Site oficial: www.clubahuracan.com.ar
Principal jogador: Javier Cámpora
Quem chegou: Cristian Maidana (M, ARG, Spartak Moscou-RUS), Javier Cámpora (A, ARG, Colo Colo-CHI), Matías Quiroga (A, ARG, Colo Colo-CHI) e Claudio Guerra (A, ARG, Universidad Católica-EQU)
Quem saiu: Mariano Martínez (A, ARG, Aldosivi), Diego Rodríguez (D, URU, Plaza Colonia-URU), Harrison Otálvaro Arce (M, COL, Cúcuta-COL) e Lautaro Formica (D, ARG, Cerro Porteño-PAR)
Técnico: Miguel Ángel Brindisi
Colocação no Apertura: 18º
Objetivo na temporada: evitar o rebaixamento

Um clima político instável somado a um time recheado por juvenis. Lembra algo? 2009 não está tão longe assim. Ángel Cappa, Defederico, Pastore seguem todos na memória. Mas a realidade, bem, essa é diferente. Da briga pelo título naquela temporada pra cá, algo mudou. E não foi para melhor. Hoje, o Huracán luta contra o rebaixamento apostando na chegada do veterano Javier Cámpora, ex-Tiro Federal. É uma das peças que fogem daquele script de dois anos atrás. O resto é bastante parecido. Um déjà vu a caminho? Muito pouco provável. A realidade, ao menos a princípio, é tentar evitar o descenso mesmo.

 

Independiente

Nome do clube: Club Atlético Independiente
Estádio: Libertadores da América (40.000)
Site oficial: www.independiente.com
Principal jogador: Eduardo Tuzzio
Quem chegou: Matías Defederico (M, ARG, Corinthians-BRA), Iván Vélez (D, COL, Once Caldas-COL) e Leonel Núñez (A, ARG, Bursaspor-TUR)
Quem saiu: Germán Pacheco (A, ARG, Gimnasia)
Técnico: Antonio Mohamed
Colocação no Apertura: 20º
Objetivo na temporada: meio da tabela

Como é que dizem mesmo? Um olho no gato e outro no peixe? Não sei se é isso mesmo, mas é bem por aí a situação do Independiente. A equipe volta à Libertadores, sonha com o oitavo título, mas não pode se descuidar no Clausura. Cortesia da pior campanha de sua história em torneios curtos, protagonizada no último Apertura (14 pontos). O promédio está aí, e o técnico Antonio Mohamed sabe que não pode vacilar. Alguns bons reforços chegaram. Inclusive, já mostrando serviço, caso de Defederico na primeira fase da Libertadores. Um dos jogadores mais assediados no mercado, o ex-corintiano vem com uma responsabilidade que jamais conseguiu suportar em sua passagem pelo Parque São Jorge.

 

Lanús

Nome do clube: Club Atlético Lanús
Estádio: Ciudad de Lanús (46.619)
Site oficial: www.lanus.com.ar
Principal jogador: Mauro Camoranesi
Quem chegou: Carlos Araujo (D, ARG, AEK-GRE), Diego González (M, ARG, Rosario Central), César Carranza (A, ARG, Godoy Cruz), Diego Valeri (M, ARG, Almería-ESP) e Mauro Camoranesi (M, ITA, Stuttgart-ALE)
Quem saiu: Sebastián Blanco (M, ARG, Metalist-UCR), Marcos Aguirre (M, ARG, Arsenal de Sarandí), Germán Cano (A, ARG, Colón), Nicolás Ramírez (A, ARG, Manta-EQU) e Eric Aparicio (A, ARG, Tiro Federal)
Técnico: Gabriel Schurrer
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: parte de cima da tabela

Blanco se foi, mas Valeri (peça-chave do Lanús campeão) voltou e trouxe com ele um presentinho da Europa. Ex-Juventus, Mauro Camoranesi é o principal reforço do Lanús para o Clausura – Carlos Araújo, ex-Huracán, é outro bom nome. A chegada do jogador campeão mundial com a Itália em 2006 mostra bem como a turma granate trabalha. Camoranesi vem com um contrato até 2013 e com o compromisso já firmado de treinar as categorias de base ao fim da carreira. É mais ou menos como o clube procedeu na última temporada, ao substituir Luis Zubeldía por Gabriel Schurrer antes do fim do campeonato. Prolixo por demais? Bom, há quem prefira chamar de organização.

 

Newell's Old Boys

Nome do clube: Club Atlético Newell's Old Boys
Estádio: Marcelo Bielsa (38.095)
Site oficial: www.newellsoldboys.com.ar
Principal jogador: Rolando Schiavi
Quem chegou: Fabricio Fuentes (D, ARG, Atlas-MEX) e Claudio Bieler (A, ARG, Racing)
Quem saiu: Agustín Alayes (D, ARG, Colo Colo-CHI), Mauro Formica (M, ARG, Blackburn-ING) e Carlos Vaca (D, ARG, Everton-CHI)
Técnico: Roberto Sensini
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: parte de cima da tabela

Coisas de destino. Parecia que não era pra acontecer. Mauro Formica foi para um lado, fez teste aqui, exame ali, e nada de sua venda sair. Até que o negócio foi finalmente fechado com o Blackburn. Perde o Newell’s. Perde Formica (aham), que não estará junto ao Marcelo Bielsa – o estádio, não o treinador – para acompanhar a quinta temporada consecutiva de Roberto Sensini no comando dos Leprosos. Toda uma façanha. Sem a Libertadores por disputar neste semestre, espera-se que o time volte a lutar por objetivos mais audaciosos. Ainda que falte a ele mais referências – algo com o qual, no entanto, já aprendeu a conviver, obra de sua política do bom e barato.

 

Olimpo

Nome do clube: Club Olimpo
Estádio: Roberto Natalio Carminatti Bahía Blanca (16.000)
Site oficial: www.clubolimpo.com
Principal jogador: Diego Galván
Quem chegou: Federico Domínguez (D, ARG, Argentinos Juniors) e Ezequiel Maggiolo (A, ARG, Atlético Nacional-COL)
Quem saiu: Nenhuma transferência
Técnico: Omar de Felippe
Colocação no Apertura: 17º
Objetivo na temporada: evitar o rebaixamento

Ninguém pode levantar a voz para dizer que o Olimpo não faz as coisas bem. Ou não tente fazer. Mesmo com a série de resultados ruins dos últimos tempos, o time segue apostando em Omar de Felippe em seu comando. Dono do pior promédio do torneio, a equipe aurinegra foi atrás de experiência no mercado para tentar fugir da zona da degola. Tentou atletas rodados como Nicolás Pavlovich e Javier Cámpora para dar uma agitada no elenco, mas viu acordos já fechados serem frustrados na última hora. Foi obrigada a se contentar com Federico Dominguez e Ezequiel Maggiolo como únicos reforços. Este último, figura já conhecida no clube, volta da Colômbia para ser o homem-gol do clube.

 

Quilmes

Nome do clube: Quilmes Atlético Club
Estádio: Estadio Centenario Dr. José Luis Meiszner (30.200)
Site oficial: www.quilmesaclub.com.ar
Principal jogador: Santiago Raymonda
Quem chegou: Martín Cauteruccio (A, URU, Nacional-URU), Hernán Grana (D, ARG, Lanús) e Mauricio Carrasco (M, ARG, Estudiantes)
Quem saiu: Leandro Gioda (D, ARG, Xerez-ESP), Santiago Hirsig (M, ARG, sem clube), Miguel López (M, ARG, Los Angeles Galaxy-EUA) e Charles Aránguiz (M, ARG, Universidad de Chile-CHI)
Técnico: Leonardo Madelón
Colocação no Apertura: 17º
Objetivo na temporada: evitar o rebaixamento

Robinho não se encontra mais por lá. Não o Robinho que conhecemos e de tantas passagens fugazes mundo afora. Não esse. Mas o Miguel “Robinho” López, que vai jogar na MLS ao lado de David Beckham. Perda sentida? Bem, nem tanto. Como substituto, foi contratado o uruguaio Martín Cauteruccio, ex-Nacional-URU. Ele é um dos três reforços trazidos pela diretoria para que o técnico Leonardo Madelón siga operando seus milagres no Quilmes. O comandante, que assumiu o lugar de Hugo Tocalli e deu uma sobrevida ao time cervecero, precisará garantir ao menos 25 ou 26 pontos para impedir que a equipe sofra o descenso direto.

 

Racing

Nome do clube: Racing Club
Estádio: Juan Domingo Perón (51.389)
Site oficial: www.racingclub.com.ar
Principal jogador: Gio Moreno
Quem chegou: Franco Zuculini (M, ARG, Genoa-ITA) e Teófilo Antonio Gutiérrez (A, COL,Trabzonspor-TUR)
Quem saiu: José Luis Fernández (D, ARG, Benfica-POR), Roberto Ayala (aposentado), Lucas Castromán (M, ARG, sem clube) e Claudio Bieler (A, ARG, Newell's Old Boys)
Técnico: Miguel Ángel Russo
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: briga pelo título

O tal salto de qualidade. É atrás dele que o Racing vai. O cenário parece perfeito. Há ali um bom técnico, uma diretoria séria, que vem cumprindo suas promessas e um elenco que já se conhece. A ele, fruto da pressão da torcida, foram acrescidos ainda jogadores de qualidade já conhecida – Franco Zuculini, revelado na própria Academia, e Teófilo Antonio Gutiérrez, velho parceiro de Gio Moreno.O cara, por assim dizer. Não Teófilo, mas Gio. Em seu segundo semestre na Argentina, o camisa 10 tem tudo para arrebentar e conduzir o time na briga por um título que não vem desde 2001. Isso desconsiderando ainda a possível chegada de Mercier, do Argentinos Juniors.

 

River Plate

Nome do clube: Club Atlético River Plate
Estádio: Monumental de Nuñez (65.645)
Site oficial: www.cariverplate.com
Principal jogador: Erik Lamela
Quem chegou: Fabián Bordagaray (A, ARG, San Lorenzo)
Quem saiu: Ariel Ortega (A, ARG, All Boys), Diego Barrado (M, ARG, Atlético Tucumán) e Mauro Rosales (A, ARG, sem clube)
Técnico: Juan José López
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: briga pelo título

O risco de rebaixamento ainda existe. Assim como no Apertura, o River terá que seguir brigando para melhorar o seu promédio. Aí, só uma saída: passar o campeonato na parte de cima da tabela. Uma responsabilidade que agora recai sobre os pés da revelação Erik Lamela. Na ausência de Ariel Ortega, emprestado ao All Boys após mais algumas confusões, será ele o encarregado por armar o time. Um time que renega seu passado, de acordo com o presidente Daniel Passarella. “Milionários hoje são o Boca”. O mercado da turma de Núñez mostra bem isso. Apenas um reforço foi trazido (Fabián Bordagaray), fruto de um acordo com um grupo de empresários – o mesmo que levou D’Alessandro para o San Lorenzo algum tempo atrás.

 

San Lorenzo

Nome do clube: Club Atlético San Lorenzo de Almagro
Estádio: Pedro Bidegain (43.963)
Site oficial: www.clubsanlorenzo.com.ar
Principal jogador: Leandro Romagnoli
Quem chegou: Giancarlo Carmona (M, PER, Universitário-PER), Jonathan Ferrari (D, ARG, All Boys), Néstor Ortigoza (M, PAR, Argentinos Juniors), Pablo Velázquez (A, PAR, Libertad-PAR), Matías Giménez (M, ARG, Boca Juniors) e Juan Manuel Salgueiro (A, ARG, LDU-EQU)
Quem saiu: Sebastián Balsas (A, URU, Tenerife-URU), Fabián Bordagaray (A, ARG, River Plate), Germán Voboril (D, ARG, Godoy Cruz), Gonzalo Rovira (A, ARG, Deportivo Quito-EQU), Diego Rivero (M, ARG, Boca Juniors), Emiliano Alfaro (A, URU, Liverpool-URU), Nelson Benítez (D, ARG, Estudiantes) e Gonzalo Bazán (M, ARG, Independiente Rivadavia)
Técnico: Ramón Díaz
Colocação no Apertura: 14º
Objetivo na temporada: meio da tabela

Foram seis reforços. O suficiente para Ramón Díaz honrar sua palavra e brigar por título neste Clausura? É algo em que poucos apostam. Em meio aos jogadores trazidos pelo clube – quase todos de segundo ordem –, Ortigoza é o único que se sobressai. O meia que, atuava ao lado de Mercier no Argentinos, é a esperança do San Lorenzo de encontrar alguém para jogar junto a Romagnoli na armação. Novos dirigentes, novos atletas, mas uma mesma ideia. Ao contrário de 2007, porém, sem nomes como Gata Fernánez e Ezequiel Lavezzi ao seu dispor. Esse Ciclón não tem pinta de campeão, ainda que Ramón insista que sim. “Estou empolgado. Feliz com o grupo que montamos. Vamos lutar”.

 

Tigre

Nome do clube: Club Atlético Tigre
Estádio: José Dellagiovanna (26.282)
Site oficial: www.catigre.com.ar
Principal jogador: Denis Stracqualursi
Quem chegou: Mariano Pernía (D, ESP, Nacional-URU) e Andrés Rodales (M, URU, Liverpool-URU)
Quem saiu: Angulo Villegas (D, COL, América de Cali-COL), Pablo de Miranda (D, ARG, Independiente Rivadavia), Claudio Pérez (D, ARG, Belgrano), Ribair Rodríguez (M, URU, Belgrano) e Pablo Caballero (A, ARG, Guarani-PAR)
Técnico: Rodolfo Arruabarrena
Colocação no Apertura: 12º
Objetivo na temporada: evitar o rebaixamento

Ricardo Caruso Lombardi partiu. E com ele levou Angulo Villegas e o tumultuado semestre em que recaíram sobre o treinador acusações de que teria pedido ao colombiano dinheiro para fazê-lo jogar entre os titulares. A expectativa é que a calmaria agora seja devolvida ao Tigre. A receita para restaurar essa condição passa pelo novo técnico da equipe, Rodolfo Arruabarrena, ídolo dos torcedores e que chega para a sua primeira missão no banco de reservas. Com uma defesa firme e os gols do artilheiro do último Apertura, Denis Stracqualursi, o ex-lateral quer afastar de vez o fantasma da segunda divisão.

 

Vélez Sarsfield

Nome do clube: Club Atlético Vélez Sarsfield
Estádio: José Amalfitani (49.540)
Site oficial: www.velezsarsfield.com.ar
Principal jogador: Burrito Martínez
Quem chegou: David Ramírez (M, ARG, Godoy Cruz) e Guillermo Franco (A, MEX, West Ham-ING)
Quem saiu: Jonathan Cristaldo (A, ARG, Metalist-UCR), Leandro Somoza (M, ARG, Boca Juniors), Ezequiel Cacace (G, ARG, Rangers-CHI) e Leandro Piris (A, ARG, Boca Unidos)
Técnico: Ricardo Gareca
Colocação no Apertura:
Objetivo na temporada: briga pelo título

É muita gente boa para tão poucos lugares. Há quem fale na extinção dos enganches na Argentina. O Vélez vai contra tudo isso. Parte para a primeira rodada com um triplete formado por Maxi Moralez, Santiago Silva e David Ramírez (novo reforço e sensação do Apertura com o Godoy Cruz). Deixando de fora Burrito Martínez, que, cabe dizer, não dá pra enxergar fora desse time – sua ausência decorre mais do jogo com a seleção –, e a promessa Ricardo Alvarez. É muita qualidade para uma equipe que já chamava a atenção pelo bom futebol. Fruto do trabalho do excelente Ricardo Gareca e de um mercado costumeiramente feito a dedo pelos cartolas. A prioridade é a Libertadores, mas o Fortín, como se vê, tem condições de trabalhar em duas frentes neste semestre.
 

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo