Argentina

Guia do Apertura (II)

A pré-temporada está a todo vapor. Nas últimas semanas, as equipes vão encerrando a formação de seus plantéis, os técnicos elegem seus titulares, times fazem excursões, acumulam amistosos. Afinal, falta apenas uma semana para a bola rolar nas canchas argentinas.

Paralelamente, o San Lorenzo venceu o Racing por 4 a 3, nos pênaltis, em pleno Cilindro de Avellaneda, depois de empatarem em 1 a 1 e ficou com o titulo do Torneio de Inverno. Racing e San Lorenzo chegaram a final da competição depois de superarem Banfield e Quilmes, respectivamente.

Na contagem regressiva, segue a segunda parte da apresentação das equipes que disputarão o Apertura 2010.

Colón

Nome do clube: Club Atlético Colón
Estádio: Brigadier General Estanislao López (32.500 espectadores)
Site oficial: http://www.clubcolon.com.ar
Quem chegou: Cristian Ledesma (Olympiacos-Gre), Damián Díaz ( Universidad Católica-Chi), Federico Higuaín (Godoy Cruz), Ronald Raldes (Maccabi Tel Aviv-Israel), Juan Quiroga (Newell’s Old Boys) e Joaquim Larrivey (Cagliari-Ita).
Quem saiu: Pablo De Miranda (Tigre), Omar Merlo, Mauricio Mansilla, Jossimar Mosquera (Atlético Nacional), Nicolás Torres (Atlante), Alejandro Capurro (GELP), Facundo Bertoglio (Dinamo de Kiev), Cristian Pellerano (Independiente), Federico Nieto, Andrés Ríos.
Técnico: Antonio Mohamed
Principal Jogador: Ariel Garcé
Colocação no Clausura: 14o
Objetivo na temporada: meio da tabela.

Assistindo a tendência de um revezamento de campeões nos últimos campeonatos, o Colón sonha com o primeiro titulo de sua história, mantendo sua base a mais de dois anos. Com a ameaça de rebaixamento afastada, o clube trouxe seis reforços até o momento entre eles o rodado Cristian Ledesma e ainda espera por Adrián González, atualmente no São Paulo, para reforçar o setor direito do time.

A esperança é que os pupilos de Maradona no último Mundial: Diego Pozo e Ariel Garcé permaneçam na equipe e mantenham a boa fase. As chances de uma boa temporada são reais já que a equipe se reforçou e realizou boas partidas durante sua pré-temporada

Estudiantes

Nome do clube: Estudiantes de La Plata
Estádio: Ciudad de La Plata (53 mil espectadores)
Site oficial: http://www.clubestudianteslp.com.ar
Quem chegou: Hernán Rodrigo López (Vélez), Facundo Roncaglia (Espanyol), Gabriel Mercado (Racing) y Juan Pablo Pereyra (Atlético Tucumán).
Quem saiu: Marcos Angeleri (Sunderland), Mauro Boselli (Wigan), Clemente Rodríguez, Cristian Cellay (Boca), José Sosa (Bayer Munich), Marcelo Carrusca (Banfield), Jerónimo Morales Neumann e Diego Galván (Olimpo).
Técnico: Alejandro Sabella
Colocação no Clausura: 2o
Objetivo na temporada: titulo

Apesar de diretoria desmentir qualquer contato da AFA, o técnico Alejandro Sabella, que acabou de renovar seu contrato por mais um ano, é um dos nomes fortes para assumir o comando da seleção argentina. Uma troca de treinador pode representar uma mudança drástica na temporada do clube.

Verón retornou sem dar declarações após o Mundial da África do Sul e segue como peça fundamental para a equipe, que terá que enfrentar o Apertura sem seu goleador Mauro Boselli.

Para reforçar o ataque, o atual treinador pediu a contratação de Emilio Zelaya, para suprir a saída de Marcos Angeleri e Clemente Rodríguez, o clube trouxe Gabriel Mercado para o setor defensivo.

Mesmo com perdas expressivas de atletas titulares, o Estudiantes é um dos candidatos ao titulo. O clube também terá pela frente no segundo semestre a disputa da Recopa Sudamericana contra a Liga de Quito e a Copa Sulamericana.

Gimnasia

Nome do clube: Club de Gimnasia y Esgrima La Plata
Estádio: Juan Carlos Zerillo (33 mil espectadores)
Site oficial: http://www.gimnasia.org.ar
Quem chegou: P. Fontanello (Tigre), Walter Jiménez (Santos Laguna), Fernando Pellegrino (Ferro), Alejandro Capurro (Colón), Franco Flores (Gimnasia de Concepción del Uruguai), Abel Masuero (Ferro), Jonatan Chaves (Defensa y Justicia), A. Frezzotti (Chacarita), Lucas Landa (Barcelona de Ecuador), Ricardo Moreira (Atlético Tucumán) e Jorge Córdoba (River de Uruguai).
Quem saiu: R. Sosa, Marco Pérez, A. Ormeño, M. Messera, D. Villar (Godoy Cruz), R. Maldonado (Olimpia), P. Graff, S. Romero (Banfield), P. Bangardino, F. Imboden e J. Cuevas (Toluca).
Técnico: Diego Cocca
Colocação no Clausura: 12º
Objetivo na temporada: meio da tabela

Para prepara seus torcedores, o técnico Diego Cocca reclamou da demora do clube em conseguir reforços e disse que o início da competição não será nada fácil para o Gimnasia.Os resultados nas partidas realizadas pelo time durante a pré-temporada no México não foram muito animadores.

Godoy Cruz

Nome do clube: Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba
Estádio: Feliciano Gambarte (13 mil espectadores)
Site oficial: http://www.clubgodoycruz.com.ar
Quem chegou: Lucas Ceballos (Desamparados), Emanuel Aguilera (Deportivo Guaymallén), Pablo Miranda (Villa San Carlos), Jorge Piñero Da Silva (CAI), A. Torres (Vélez), Roberto Emilio Russo (Chicago), Diego Villar (Gimnasia y Esgrima La Plata), Fabricio Núñez (River de Montevideo) y Jairo Castillo.
Quem saiu: Federico Higuaín (Colón), S. Martínez (Quilmes), C. Chávez (San Lorenzo), Diego Vega, L. Torres e L. Formica (Huracán).
Técnico: Omar Asad
Colocação no Clausura:
Objetivo na temporada: titulo

Sob o comando de Omar Asad, o Godoy Cruz foi a sensação do Clausura. O técnico,que colocou como meta para a temporada a conquista de uma vaga na Libertadores, comemorou a manutenção do meio campo do time e a chegada de Mariano Donda, volante que também joga pelo meio.

Omar, que pode ser considerado treinador revelação, também destaca a juventude e o espírito coletivo da equipe e confia no amadurecimento do elenco após a campanha surpreendente do primeiro semestre- terminou o Clausura na terceira colocação e foi a equipe de melhor aproveitamento em casa- a estréia acontece contra o Boca Juniors, em Mendoza.

Huracán

Nome do clube: Club Atlético Huracán
Estádio: Tomás Adolfo Ducó (48.143 espectadores)
Site oficial: http://www.clubahuracan.com.ar
Quem chegou: L. Formica (Godoy Cruz), Agustín Peña (Wanderes- Uru), Mariano Martínez (Arsenal), Marcos Brítez Ojeda (Racing), Yonathan del Valle (Deportivo Táchira- Mex), César Montiglio (Atl. Tucumán), Rolando Zárate (Vélez), Carlos Quintana (Lanús) , José Arce (Cúcuta-Col), Angel Morales (Nacional- Uru).
Quem saiu: Paolo Goltz (Lanús), Gastón Esmerado (Arsenal), Gustavo Balvorín (Gimnasia Jujuy), Juan Carrizo (rescindiu contrato), Alan Sánchez, Adrián Peralta (Lanús), Patricio Toranzo (Racing), Fede Laurito, Leandro Benegas, Pablo Jerez (Colón), Gonzalo García (Racing), Nicolás Trecco, Rodrigo Malbernat, Nicolas De Bruno, César Vallejos, Leandro Díaz, Cristian Fernández, Isac Suárez, Jonathan Campo, Gastón Rudniesky, Daniel Medina, Gerardo Maidana, Mariano Cosentino, Marcos Moreno, Ariel Mussi, Gino Clara, Eduardo Domínguez (All Boys).
Técnico: Hector Rivoira
Colocação no Clausura: 10º
Objetivo na temporada: título

O Huracan manteve sua base, mas a falta de um artilheiro ainda é o ponto mais preocupante da equipe comandada por Hector Rivoira. O atacante Pablo Lugüercio, do Racing, foi um dos pedidos do treinador que, nos amistosos da equipe escalou três atacantes.

Independiente

Nome do clube: Club Atlético Independiente
Estádio: Libertadores da América
Site oficial: http://www.independiente.com
Quem chegou: Roberto Battión (Banfield), Cristian Pellerano (Colón), Germán Pacheco (Atlético Madrid-Esp), Nicolás Cabrera (Vélez), Maximiliano Velázquez (Lanús), Fabián Assmann (Las Palmas), Facundo Parra (Chacarita).
Quem saiu: Núñez (Bursaspor- Tur), Luciano Vella (Newell’s), Walter Acevedo (River Plate), Lucas Pusineri, Ismael Sosa (Gaziantepspor-Tur), Darío Gandín (Necaxa- Mex), Ignacio Piatti, Federico González (A. Rafaela), Sergio Vittor (Miladá Boleslav) e Mariano Herrón.
Técnico: Daniel Garnero
Colocação no Clausura:
Objetivo na temporada: titulo

Protagonista do último Clausura, o Independiente entrará em campo com alguns reforços e muitas mudanças, inclusive no banco de reservas. O técnico Américo Gallego, depois de uma temporada e meia a frente do time de Avellaneda, não resistiu a queda de rendimento de sua equipe na reta final da competição e teve que ceder o posto para Daniel Garnero.

O ex-jogador e agora técnico terá do clube deve contar com o apoio dos torcedores, pelo menos no início. Mas a tarefa de formar um novo time depois de uma debandada em massa não será fácil, principalmente quando se esteve tão perto de se comemorar um titulo.

Entre os que chegaram, destaque para o bom lateral Maximiliano Velázquez, que vestiu durante seis anos a camisa do Lanús e foi campeão em 2007.

Lanús

Nome do clube: Club Atlético Lanús
Estádio: Ciudad de Lanús (Néstor Díaz Pérez) (46.619 espectadores)
Site oficial: http://www.lanus.com.ar
Quem chegou: Paolo Goltz (Huracán), Mario Regueiro (Nacional), Carlos Izquierdo (Atlanta), N. Ramírez (Chacarita).
Quem saiu: Carlos Quintana (Huracán), Raúl Quiroga, (San Martín SJ), C. Menéndez (Emelec-Per), M. Fritzler (Hércules), D. González (Central), E. Faccioli, Dovetta, Bielkiewicz, Macalik, Arias e Maximiliano Veláquez (Independiente)
Técnico: Luis Zubeldía
Colocação no Clausura:
Objetivo na temporada: parte de cima da tabela

A uma semana do início do apertura, o jovem técnico Luis Zubeldia ainda procura um atacante para que o recém chegado Mario Regueiro possa fazer o papel de meia em um 3-4-2-1. Desde que chegou, Regueiro marcou seis gols em cinco amistosos…

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo