Argentina

Gallego sem sossego

O Apertura ainda nem começou e já surgiu a primeira polêmica relacionada ao torneio. Américo Gallego, técnico do Independiente, não gostou da tabela da competição. Ele ficou tão contrariado que disse a seguinte frase: “Prefiro ir à guerra do que ter esta tabela”. Um dos motivos que levaram o treinador a ficar desse jeito são os mandos de campo nos clássicos. Em todos eles, o Rojo será visitante: Racing (sexta rodada), River (oitava rodada), San Lorenzo (14ª. rodada) e Boca (17ª. rodada). Vale lembrar que no Clausura 2010 será tudo ao contrário, ou seja, o Independiente receberá estes rivais. Outro motivo está ligado à proximidade dos encontros com dois adversários fortes. Na quarta rodada, a equipe de Avellaneda visitará o Estudiantes, atual campeão da Libertadores. Já em sua partida seguinte, o Independiente atuará como mandante contra o Vélez, campeão do último Clausura.

Pelo jeito, o segundo semestre será complicado para o Independiente. Caso o time realmente faça uma campanha ruim, não será nenhuma novidade neste ano. Vamos lembrar do Clausura, quando o Independiente ficou com a 16ª. posição e teve a pior defesa, com 36 gols. Um dos que se salvaram no torneio foi o atacante Montenegro. O atleta foi vice-artilheiro, com 12 gols, ao lado de Fuertes (Colón). Porém, Montenegro não faz mais parte do elenco, pois foi vendido para o América do México.

Sim, o ânimo de Gallego poderia piorar ainda mais. O técnico, que estava realizando a pré-temporada com o elenco em Necochea, resolveu deixar o local com os atletas, três dias antes do previsto. Motivo? As intensas chuvas não estavam permitindo que os treinos acontecessem. Gallego continua esperando por um jogador que substitua Montenegro, mas outros três nomes já assinaram contrato: o volante Walter Acevedo, o lateral-direito Luciano Vella e o meia Walter Busse. Acevedo foi emprestado por seis meses pelo Metalist Kharkiv-UCR, clube que possui 50% de seu passe. A outra metade pertence ao San Lorenzo, onde começou sua carreira profissional. Hernán Fredes, meio-campo que vestiu a camisa do Rojo no Clausura, foi envolvido na negociação e irá defender a equipe ucraniana. Já Vella estava atuando pelo Rapid Bucarest-ROM e também chega por empréstimo (um ano). Este atleta, aliás, é um velho conhecido de Gallego. Ambos foram campeões do Apertura 2004 pelo Newell’s. O último reforço a ser anunciado foi Busse, que não teve uma temporada nada feliz. Ele foi rebaixado com o Gimnasia Jujuy.

Parou de jogar, mas renovou

O lateral-direito Ibarra decidiu não renovar o contrato com o Boca, pois o clube oferecia 430.000 dólares e o atleta queria continuar recebendo 850.000. Não bastasse isso, Ibarra também resolveu encerrar a carreira. O jogador, então, foi à sede do Boca para se despedir dos seus companheiros e para buscar seus pertences. Todavia, houve mudança nos planos de Ibarra, após ter falado com o manager Carlos Bianchi, com membros do corpo técnico e com os demais jogadores. Como ele já tinha recebido conselhos de familiares para permanecer no Boca, acabou cedendo e renovou seu contrato por mais um ano.

Já contando com Ibarra, o Boca está realizando um ‘tour’ pela Europa. O primeiro destino foi a Alemanha, onde os Xeneizes disputarão a Copa Audi. Na estreia, marcada para o dia 29, o Boca terá pela frente o Manchester United-ING. O time que ganhar vai participar da final, um dia depois, contra Bayern de Munique-ALE ou Milan-ITA. Mesmo perdendo, o Boca também entrará em campo no dia 30, mas para disputar o terceiro lugar.

A viagem do Boca ainda terá mais duas paradas. Primeiro, na Áustria. No dia 3 de agosto, a equipe argentina enfrentará, em uma partida amistosa, o Linz Lask-AUT. Para encerrar, Ibarra e companhia irão à Grécia, para disputarem mais dois amistosos contra adversários locais: o Aris Salónica, no dia 5 de agosto, e o AEK, três dias mais tarde. O valor arrecadado pelo Boca por estes cinco compromissos será de mais de um milhão de dólares.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo