Foi assim que a Bombonera entrou em erupção, no espetacular recebimento a Boca e River

Com uma canetada, a Conmebol decidiu proibir boa parte dos elementos que fazem as tradicionais festas nos estádios da América do Sul. Não adiantou. Ao longo dos últimos meses, a confederação continental resolveu aplicar pesadas multas contra os clubes que “desrespeitassem” suas determinações. Também não foi isso que impediu o espetáculo. E qualquer pessoa com o mínimo de inteligência saberia: nenhum decreto conteria a erupção da Bombonera em uma semifinal de Libertadores, diante do River Plate, sob a chance de desencadear uma revanche ao Boca Juniors. O terremoto aconteceu nesta terça.
A Bombonera iniciou seu recebimento muito antes que os times surgissem em campo. E incluiu todos os adereços que causam calafrios na Conmebol – os fogos de artifício, os papéis picados e os trapos, além da intensa cantoria que faz as estruturas do histórico estádio pulsarem. Obviamente, a explosão se tornou ainda mais forte quando os times entraram no gramado. Não havia dúvidas de que seria uma memorável noite de Libertadores, cartolas sul-americanos às favas.
Infelizmente, o pontapé inicial da semifinal teve um considerável atraso de 15 minutos. Os papéis picados tomaram o gramado, inclusive com santinhos no meio. O árbitro Wilton Pereira Sampaio preferiu deixar o campo um pouco mais limpo e o trabalho parcial para retirar os papéis levou tempo. Nada que esfriasse a Bombonera ou diminuísse o ímpeto dos times quando o apito inicial soou. Com ou sem canetada, com ou sem atraso, a festa é um direito das torcidas e uma parte indissociável da identidade da Libertadores. É a partir disso que se alimentam as lembranças e também a cultura de arquibancada.
✨💫😍 pic.twitter.com/KipKyUwwKM
— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) October 23, 2019
¡Esto es #Boca! pic.twitter.com/IrWXz3R8Mp
— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) October 23, 2019
🏆#CopaLibertadores
⚽ Boca Juniors 0 River Plate 0
🏟️ La Bombonera
⏰ 15' pt
🎙@monumental_bo pic.twitter.com/lETo5mkRG7— Deporte Total (@deportetotal_bo) October 23, 2019
El barrio de La Boca transpira fútbol… pic.twitter.com/RSonc0QGsA
— SportsCenter (@SC_ESPN) October 23, 2019
TREMENDO el recibimiento de los hinchas de #Boca pic.twitter.com/5qltpEQAkT
— Diario Olé (@DiarioOle) October 23, 2019
Demorado el inicio del partido en La Bombonera por la cantidad de papeles en el campo de juego. pic.twitter.com/b6O3njjZ0T
— SportsCenter (@SC_ESPN) October 23, 2019
¿Arranca, Carlitos? Tevez espera por el inicio del partido en La Bombonera. pic.twitter.com/UQBH7x0wUb
— SportsCenter (@SC_ESPN) October 23, 2019